Kamala Harris: quem é a nova vice-presidente dos EUA?

Kamala Harris é a primeira mulher eleita a vice-presidente dos Estados Unidos. Sua vitória traz muita representatividade para as mulheres negras e imigrantes que vivem no país e também no mundo inteiro.

Mas não é só isso que Kamala representa. A nova vice-presidente tem uma grande história, que precisa ser contada. Conheça a seguir, quem é a futura vice-presidente dos EUA, sua história, suas lutas e o que representa para a nova gestão norte-americana. 

Quem é Kamala Harris?

Nascida em Oakland, Califórnia, Estados Unidos, Kamala, é cientísta-política e advogada. Filha de imigrantes, a mãe indiana e o pai jamaicano, Kamala começou a se envolver com política antes mesmo de nascer. 

A mãe de Kamala nasceu na Índia e se mudou para a Califórnia com 19 anos para estudar. Fez doutorado em Nutrição e Endocrinologia na Universidade de Berkeley, onde atuou como pesquisadora do câncer de mama. O pai e Kamala, nasceu na Jamaica e mudou para os Estados Unidos para estudar Economia em Berkeley.  

Ambos se conheceram em uma manifestação contra a Guerra do Vietnã e pelos direitos humanos. Casaram e tiveram duas filhas, Kamala e Maya. Por terem uma mãe pesquisadora, as duas sempre estudaram em escolas com mais crianças brancas e em grandes universidades. Maya foi para Stanford, mas Kamala optou por estudar na Howard University, em Washington, uma instituição conhecida por ser “historicamente negra”.

Kamala se formou em Ciência Política e Economia, em 1986, e foi para São Francisco estudar Direito na Universidade da Califórnia, formando-se em 1989. Um ano depois, foi admitida na Ordem dos Advogados da Califórnia.

A vida política de Kamala Harris

Kamala atuou como procuradora, sendo a primeira mulher negra da história de seu estado. Em 2010, tornou-se a primeira mulher eleita para a Procuradoria-Geral da Califórnia. Seis anos depois, foi eleita para o Senado e se tornou a primeira mulher com ascendência asiática e a segunda negra eleita como senadora da história da democracia norte-americana.

No ano passado, Kamala disputou as primárias do partido democrata, com objetivo de ser candidata à presidência nas eleições de 2020. Investiu forte em sua campanha, mas acabou desistindo.

No início deste ano, Kamala foi a escolhida para ser a vice de Joe Biden. Na lista, com 13 opções de candidatas, haviam mulheres fortes na política, como a senadora e ex-pré-candidata Elizabeth Warren. 

O que esperar da candidatura de Kamala?

Kamala sempre foi uma mulher que defendeu ativamente seus ideias. Enquanto estava em Washington, posicionava-se contra as propostas de Donald Trump.

Fez oposição contra as políticas restritivas de imigração do governo Trump, esteve entre as senadoras que pediram para o governo americano interromper a política de separação de famílias e crianças na fronteira e criticou as atitudes do então presidente com relação à pandemia. 

Além disso, Kamala sempre defendeu:

  • A prevenção da violência com armas de fogo. 
  • A redução de impostos para classe média.
  • A elevação do salário mínimo.
  • O combate ao aquecimento global. 
  • A manutenção e expansão de um sistema de saúde universal.

A representatividade de Kamala foi fundamental para que Biden recebesse mais apoio. Depois de anunciar a escolha de sua vice, o partido democrata divulgou ter recebido US$ 11 milhões em doações para a chapa Biden-Harris.

Em seu primeiro pronunciamento público depois de eleita, Kamala postou no Twitter: “Esta eleição é muito mais do que Joe Biden ou eu. É sobre a alma da América e nossa disposição de lutar por ela. Temos muito trabalho pela frente. Vamos começar.”

Quer conhecer mais sobre a vida dos novos presidentes dos Estados Unidos, confira a história de Joe Biden

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024