Enviar dinheiro para o exterior: tudo que você precisa saber

Os usuários dos serviços de remessa e pagamentos internacionais costumam ter muitas dúvidas a respeito destas operações.  Como existem diversas particularidades envolvendo o processo de envio e recebimento de dinheiro do exterior, decidimos preparar este artigo com dicas que vão ajudá-lo a dominar as questões mais relevantes sobre ele.

Na forma de dicas simples, você vai entender o que são pagamentos internacionais, como eles são realizados, quem pode realizar estas operações, quais são os custos e limites, e  qual a melhor forma de levar dinheiro para o exterior. Acompanhe!

O que são pagamentos internacionais?

Os pagamentos internacionais são operações que envolvem o envio e/ou recebimento de dinheiro para fora do país.

Como eles são realizados?

Eles são feitos por meio do contato de um requerente, que comunica um banco ou serviço de transferências internacionais, que converte o seu dinheiro na moeda do país de destino e transfere para a conta informada pelo requerente.

Quem pode realizar estas operações?

Só podem realizar as operações instituições registradas no Banco Central, como bancos, corretoras e correspondentes cambiais. Geralmente as pessoas utilizam os serviços de instituições bancárias, já que eles são os prestadores mais conhecidos.

Entretanto, os custos das operações de pagamento internacional nos bancos costumam ser os mais altos do mercado.

Já os serviços de pagamento são uma alternativa mais viável, já que além de oferecer um serviço a um custo mais baixo, eles prezam pela eficiência e rapidez da operação. 

É possível encontrar no mercado brasileiro empresas de serviços de pagamento internacional já consolidadas e que entregam um serviço de alto padrão para o consumidor final.

Em quais situações ela pode ser usada?

Os serviços de pagamento internacional podem ser usados em diversas situações como por exemplo manutenção de residentes no exterior, pagamento de cursos e intercâmbios, pagamento de estadia em hotéis, compra e venda de imóveis, compra de produtos, contratação de serviços, assinatura de periódicos, serviços de saúde, entre outros.

Quais são as partes envolvidas?

A operação de pagamento internacional envolve três figuras: o remetente — pessoa que envia o dinheiro —, o intermediário — responsável pelo recebimento, conversão e envio do capital —, e o beneficiário, que irá receber o dinheiro no país de destino.

Quais são as taxas atreladas à operação?

De forma geral, o valor total de uma operação é composto pelas seguintes taxas:

  1. Cotação comercial da moeda;
  2. Spread sobre a cotação, que é um custo embutido na taxa de câmbio que o banco ou corretora te oferece;
  3. Imposto sobre Operações Financeiras
  4. tarifas bancárias de transferência (cobradas pelo intermediador)
  5. Imposto de Renda e outros, de acordo com a natureza da remessa.

Quando se fala em custos é importante que o usuário esteja atento às taxas de câmbio e demais taxas cobradas pela empresa de intermediação, os valores e custos devem ser avaliados cuidadosamente antes de autorizar a operação.

Quais são as formas mais utilizadas para fazer este tipo de transação?

As transações de pagamento internacional podem ser feitas por meio de corretoras de câmbio, pelos correios e por meio de transferência bancária.  Recomenda-se que o pagamento seja feito preferencialmente via transferências bancárias.

De acordo com exigência do Banco Central, o valor relativo ao pagamento de operações de câmbio deve sair da conta de titularidade do cliente que contrata esta operação.

Utilizar os serviços de empresas especializadas em remessas internacionais, como a Remessa Online, de dinheiro pode ser a solução mais interessante para o consumidor. Isso porque estas plataformas integram soluções para transferências, pagamentos e até mesmo investimentos fora do país.

Se você precisa mandar dinheiro para uma pessoa física ou receber dinheiro, pagar serviços, estudos, despesas médicas ou ainda investir no exterior e fazer o resgate simplificado dos seus rendimentos, contrate soluções seguras, ágeis e economicamente vantajosas.

Existem valores máximos e mínimos para estas transações?

Não existe valor mínimo para pagamentos internacionais. Já o valor máximo vai depender da finalidade da remessa e do seu limite na instituição. Na Remessa Online, para clientes com cadastro completo não há limite por envio, apenas o anual, que é calculado com base nos valores declarados no Imposto de Renda.

Como você pode ver, é preciso planejar a transferência de tal forma que ela seja rápida, segura e economicamente vantajosa para o cliente. Buscar por empresas sérias no mercado contribui para agregar qualidade e eficiência às operações.

Você gostou deste artigo sobre pagamentos internacionais? Então aproveite para aprofundar o seu conhecimento, entenda quanto tempo pode demorar uma transferência bancária internacional.

Resumindo 

Quais as taxas envolvidas em uma transferência internacional?

Cotação comercial da moeda; Spread sobre a cotação, que é um custo embutido na taxa de câmbio que o banco ou corretora te oferece; Imposto sobre Operações Financeiras; tarifas bancárias de transferência (cobradas pelo intermediador); Imposto de Renda e outros tributos, de acordo com a natureza da remessa.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada