Libra Esterlina: cautela com o médio e longo prazo

Mesmo que os detalhes do Brexit já tenham sido acertados, ainda há certa incerteza sobre o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. Libra Esterlina tem forte valorização frente o Real, registrando aumento de mais de 2% ao longo da semana.

No Reino Unido, para além das polêmicas com a realeza e as especulações sobre quem seguirá na linha sucessória, o país ainda segue absorvendo o Brexit.

As expectativas de curto prazo seguem com algum otimismo, mas como ainda há muito o que negociar ao longo deste ano, a economia segue com alguma cautela para o médio/longo prazo.

O dilema com o Irã, por outro lado, ainda está gerando alguns desconfortos. França, Alemanha e Reino Unido acionaram o mecanismo de resolução de disputas do acordo nuclear com o Irã, uma vez que o país persa declarou que não respeitará os termos do acordo.  

Com isso, a Libra Esterlina abriu a semana cotada a R$ 5,3479. Nesta sexta (10), o Real seguiu trajetória de depreciação em relação à Libra, registrando, na abertura, a cotação de R$ 5,4725, uma variação semanal de 2,33%.

Leia também as análises da semana para o Dólar e para o Euro.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024