Libra Esterlina: impasse entre Borin Johnson e o Parlamento

Libra Esterlina ainda é fortemente impactada pela indecisão acerca da saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit.

A principal variação da semana ficou por conta da Libra Esterlina. A novela do Brexit se arrasta, mas a maior preocupação é com o impasse político entre o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e o Parlamento.

Para conseguir aprovar com alguma mais rapidez a saída do Reino Unido do bloco europeu, Johnson tentou antecipar as eleições na esperança de recompor o parlamento com maioria conservadora.

Cabe lembrar que essa tentativa sucede um pré-acordo entre Reino Unido e UE, além de uma tentativa anterior de bloquear o parlamento. Desse modo, a crise política no terra da rainha se aprofunda e os desdobramentos sobre a moeda são claros.

A Libra Esterlina abriu a semana cotada a R$ 5,1371. A moeda britânica seguiu trajetória de apreciação em relação ao Real. Em meio às persistentes incertezas britânicas, o Real manteve trajetória de depreciação é  relação à Libra, sendo negociada no patamar de R$ 5,1978 na abertura do pregão de sexta-feira (1/11), variação de aproximadamente 1,2%.

Leia também as análises da semana para o Dólar e para o Euro.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024