Matriz BCG: o que é, como aplicar e principais benefícios

A Matriz BCG é uma ferramenta gráfica que direciona as decisões das empresas, sendo possível visualizar o desempenho e comparar produtos, dados e serviços. Sua metodologia analisa a presença da própria empresa no mercado e ajuda a determinar que direção seguir para aumentar, manter ou até mesmo abandonar um negócio no mercado onde sua empresa está inserida.

Quer saber mais como analisar os resultados da sua empresa com a Matriz BCG? Continue a leitura!

O que é Matriz BCG e para que serve?

A Matriz BCG é uma ferramenta metodológica gráfica que analisa o desempenho de produtos ou serviços de uma empresa e como eles afetam a aceitação da companhia do mercado. Os gráficos utilizados são alimentados com informações sobre volume, crescimento e participação de mercado para entender qual é a decisão mais benéfica para o negócio.

Como funciona a matriz BCG?

A Matriz BCG é um gráfico que indica a participação relativa do produto no mercado, contendo dois eixos: o Y, que representa o crescimento do mercado, e o X, que indica a participação relativa do produto no mercado. Existem quatro quadrantes neste gráfico, cada um sugerindo uma estratégia diferente dependendo da posição do produto: investimento, manutenção, reconsideração ou descontinuação.

Quais são os quadrantes da matriz BCG?

Os 4 quadrantes da Matriz BCG são: Estrela, Vaca Leiteira, Ponto de Interrogação e Abacaxi.

1. Estrela indica a necessidade de mais investimentos no produto para aumentar as vendas

Se o produto for posicionado no quadrante Estrela do gráfico da Matriz BCG, significa que ele precisa de mais investimento da sua empresa. Sua companhia já é relevante na venda ou prestação do serviço em questão e seus lucros são altos, mas a produção pode melhorar. Por isso, direcione ainda mais capital para aumentar suas vendas.

2. Vaca Leiteira aponta produtos lucrativos que não precisam de muito investimento, mas que decaem com o tempo

No momento em que o produto ou serviço atingir o quadrante da Vaca Leiteira da Matriz BCG, a companhia aproveita um período de bastante lucro sem precisar de muito investimento. Porém, é preciso ter em mente que o retorno do produto tem prazo de validade. O produto já não cresce muito com o consumidor, mas as vendas se mantêm estáveis.

3. Ponto de Interrogação mostra produtos que crescem mesmo sem a participação da empresa

Produtos no Ponto de Interrogação da Matriz BCG crescem bastante no mercado, mesmo que com a baixa participação da sua empresa no nicho de atuação. Estar nesse quadrante é um ponto de atenção para sua empresa, pois indica que algo não está dando certo na sua estratégia. Recalcule sua rota e faça mudanças para evoluir sua participação no mercado e aumentar ainda mais suas vendas.

4. Abacaxi sinaliza produtos em declínio que precisam ser alterados ou eliminados

Tudo categorizado como Abacaxi na Matriz BCG está em declínio e precisam ser alterados ou eliminados. Nesses casos, o produto está com baixo crescimento no mercado e com pouca presença no nicho de atuação. É possível que isso cause prejuízos operacionais, por isso considere a implementação de novas estratégias ou a liquidação do produto.

Como montar a Matriz BCG?

1. Liste todos os produtos ou serviços por ordem crescente de volume e vendas

Liste os produtos do portfólio da empresa por ordem crescente de volume de vendas para colocar na Matriz BCG e tenha seus dados atualizados para que a matriz ser efetiva.

2. Desenhe as linhas do eixo Y e X para demarcar os quadrantes do gráfico 

Para estruturar a matriz BCG, faça uma linha vertical para simbolizar o eixo Y (crescimento do mercado) e uma linha horizontal para representar o eixo X (participação relativa no mercado) no ângulo de 90º. Marque as linhas de cada eixo no meio para simbolizar os quadrantes da Matriz BCG: Estrela, Vaca Leiteira, Ponto de Interrogação e Abacaxi.

3. Identifique a taxa de crescimento de um produto e o insira no gráfico

Escolha o produto que quer classificar na Matriz BCG e identifique qual a taxa de crescimento do mercado em que ele está inserido e marque no gráfico. Se a taxa for de 5%, por exemplo, você marca o valor no eixo Y. Então, analise qual a posição relativa do produto no mercado e também marque no gráfico. Se a presença do produto for de, por exemplo, 40% acima do concorrente, anote na linha do eixo X o valor de 1,4x.

Faça a interseção desses 2 pontos na tabela e desenhe um círculo, ele vai simbolizar onde seu produto está no mercado. Quanto maior for esse círculo, mais é o seu volume de vendas.

4. Classifique o quadrante do produto e encontre a melhor estratégia de ação para ele

Com os resultados do gráfico na matriz BCG, é possível identificar em qual quadrante seu produto está. Uma vez que isso é determinado, você saberá qual o melhor curso de ação; se seu produto está na Estrela, continue a investir nele para mantê-lo. Já se o produto estiver no Abacaxi, pense em formas de recalcular a rota do produto ou liquide ele para não ter prejuízos operacionais.

Qual a relação entre matriz BCG e ciclo de vida do produto?

A Matriz BCG se baseia no ciclo de vida do produto para determinar sua posição no mercado, mapeando as diferentes fases pelas quais um produto passa — desde sua introdução, crescimento, maturidade até o declínio. Assim, identifica se o produto está iniciando no mercado, se está em expansão, se alcançou um estado de maturidade estável, ou se está em fase de declínio e necessita ser retirado do mercado.

Quais as vantagens de utilizar a matriz BCG?

Entre as vantagens da matriz BCG, há a análise da posição de produtos no mercado para encontrar a melhor decisão sobre investimentos e descontinuações. O gráfico também facilita a identificação de falhas operacionais e possibilita ações para aumentar vendas ou manter a competitividade. Além disso, ajuda empresas a decidir o momento certo para retirar produtos do portfólio, minimizando prejuízos e mantendo a competitividade no mercado.

Quais as desvantagens de utilizar a matriz BCG?

As desvantagens da matriz BCG incluem sua limitação para empresas novas ou pequenas, que podem não ter dados históricos suficientes para uma análise precisa. A matriz beneficia mais as empresas estabelecidas que possuem informações detalhadas sobre participação e potencial de mercado. Além disso, ela pode não ser eficaz em ambientes de mercado que mudam rapidamente, pois as ações de concorrentes e as flutuações do mercado podem tornar as análises obsoletas rapidamente se utilizada isoladamente.

Quando utilizar a matriz BCG?

A matriz BCG deve ser utilizada quando uma empresa deseja analisar o posicionamento de seus produtos no mercado para definir estratégias de gestão do portfólio. Ela é útil para identificar produtos que impulsionam o fluxo de caixa ou que estão performando abaixo do esperado. A matriz auxilia na tomada de decisões sobre quais produtos necessitam de mais investimentos, quais devem ser mantidos e quais podem ser descontinuados para otimizar as operações da empresa.

Gostou de saber mais sobre a Matriz BCG? Que tal aproveitar para seguir a gente nas redes sociais e acompanhar mais informações como essa? Estamos no Facebook, Instagram e X (Twitter)!

Resumindo

O que é Matriz BCG e para que serve?

A Matriz BCG é uma ferramenta que analisa o desempenho de produtos ou serviços de uma empresa e como eles afetam a aceitação da companhia do mercado. Essa metodologia usa gráficos — alimentados com informações sobre volume, crescimento e participação de mercado — para entender qual é a tomada de decisão mais benéfica para o negócio.

Quais são os quadrantes da matriz BCG?

Os 4 quadrantes da Matriz BCG são: estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação e abacaxi.

Como é feita uma matriz BCG?

1. Liste todos os produtos ou serviços por ordem crescente de volume e vendas;
2. Desenhe as linhas do eixo Y e X para demarcar os quadrantes do gráfico;
3. Identifique a taxa de crescimento de um produto e o insira no gráfico;
4. Classifique o quadrante do produto e encontre a melhor estratégia de ação para ele.

Related posts

Dia das mães: presentes para mães que moram longe

CDI hoje: saiba como acompanhar os valores do índice em 2024

Rendimento CDB 2024: quanto rende hoje