Microeconomia: conceito, ecossistema e vantagens

Você sabe como o seu comportamento influencia na economia de forma geral? A análise das ações individuais de cada pessoa dentro da economia é chamada de microeconomia e é um estudo importante dentro das ciências econômicas. Por meio desse estudo, é possível entender como se dão as decisões de consumo no país. 

A seguir, você vai entender melhor o conceito de microeconomia, quais as suas influências no mercado e as vantagens. Continue a leitura a seguir.

O que é microeconomia?

A Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas, consumidores etc. Esse estudo permite analisar a tomada de decisão desses grupos, bem como sua relação com o uso dos recursos, preços, bens e serviços. 

As análises têm como base os preços praticados no mercado, oferta e a demanda de produtos, as leis econômicas, as decisões do governo, a inflação, leis de mercado e outros fatores. Dessa forma, a microeconomia estuda:

  • Como a indústria pode aumentar a produção e reduzir os preços, tornando-se mais competitiva;
  • Como as famílias usam seu dinheiro ou fazem economias;
  • Como empresas pequenas podem aumentar suas vendas, diminuindo os custos com mão de obra etc.

O objetivo é estudar pequenos setores e sua atuação na economia para entender a sua relação e suas influências. Veja a seguir algumas características da microeconomia que ajudam a entendê-la melhor.  

  • Estuda o comportamento individual de grupos, como um consumidor, uma família, uma empresa etc;
  • Analisa produto, oferta, demanda, preço, salário etc;
  • Estuda primeiro os fatores pequenos e individuais para depois estudar e entender o cenário;
  • Faz análise de variáveis individuais.

Mas não é só nesses campos que a microeconomia atua. Esse modelo de estudo também é usado para que empresas e negócios possam estudar suas questões internas, tanto econômicas, quanto operacionais.

Quais são as vantagens?

A microeconomia é fundamental para a formação do preço dos produtos, pois analisa fatores como terra, mão de obra, capital, entre outros. Ou seja, antes de um produto ser lançado no mercado, a microeconomia fará diversos estudos. Dessa forma, a microeconomia oferece algumas vantagens para o mercado.

O principal deles é o volume de informações que agrega para determinar o preço dos produtos e a identificação do valor agregado dos fatores que não adicionados na produção daquele item.

Por analisar cada grupo, permite que as empresas identifiquem pontos específicos que precisam ser atendidos ou ofereçam uma oferta de produtos e serviços mais personalizada. Além disso, as empresas que utilizam a microeconomia conseguem tomar decisões de forma mais assertiva e clara. 

Por outro lado, a microeconomia não permite analisar a economia de forma geral, sendo fundamental adotar outros modelos de estudo para um entendimento mais completo. 

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