10 indicadores financeiros para medir a evolução do negócio

O sucesso de uma empresa depende de uma série de fatores. Para garantir que os processos estão sendo feitos com eficiência e qualidade é preciso acompanhar os indicadores financeiros do negócio.

Os indicadores financeiros entrega, informações importantes sobre a saúde da empresa, suas dívidas, lucro e reservas para conseguir manter a operação. Neste artigo, você vai conferir quais são os 10 indicadores financeiros mais importantes para acompanhar a evolução da sua empresa. Acompanhe!

Indicadores financeiros: 10 KPIs para medir a evolução do seu negócio

1. Retorno Sobre o Ativo (ROA)

ROA é um indicador que mostra a rentabilidade da empresa com relação ao seu total de ativos. Esse KPI vai mostrar se a empresa tem capacidade suficiente para gerar ganhos com os seus ativos. 

2. Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O ROI é um dos indicadores financeiros mais importantes em qualquer negócio. O KPI indica qual o retorno que a empresa está tendo com relação aos seus investimentos. Além disso, também revela o lucro líquido da empresa para cada valor investido. 

3. Retorno sobre o Patrimônio (ROE) 

O indicador ROE mede a capacidade da empresa agregar valor ao próprio negócio com os seus recursos. É uma métrica interessante para o acompanhamento dos acionistas, pois revela qual a taxa de rentabilidade obtida quando investem seu próprio capital no negócio. O indicador mostra qual o Lucro Líquido para cada real de capital próprio investido. 

4. Margem operacional 

A Margem Operacional é o valor que resta no orçamento depois que todas as despesas são abatidas. Nesse cálculo, inclui todas as despesas operacionais, diferenças entre receitas, despesas financeiras e outros custos. Apenas o imposto de renda não é abatido. 

5. EBITDA

A Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization ou LAJIR (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) é uma métrica que revela qual o impacto das vendas no caixa da empresa. 

Esse é um dos indicadores financeiros que revela quanto a empresa gera de lucro ou prejuízo em sua operação. Para identificar o EBITDA, a empresa precisa construir um demonstrativo.

6. Margem líquida 

A Margem Líquida é um indicador que revela qual o lucro líquido para cada unidade de venda da empresa. O cálculo avalia o que restou da venda depois de subtrair todas as despesas, inclusive o imposto de renda. Se a margem líquida for alta é porque sobrou mais para a empresa. 

7. Participação de Capital de Terceiros 

O indicador demonstra qual a dependência da empresa com relação aos recursos externos. Ou seja, qual o percentual do capital de terceiros com relação ao patrimônio líquido da empresa. 

A Participação de Capital de Terceiros mostra como a empresa obtém recursos se é por meio de recursos próprios ou de terceiros e em qual proporção. Assim, consegue mostrar qual o índice de endividamento da empresa. 

8. Índice de Endividamento Geral

O Índice de Endividamento Geral é um indicador que mostra quanto os ativos de uma empresa estão comprometidos para financiar o capital de terceiros. Esse cálculo é feito com base no balanço empresarial, dividido em ativo e passivo de curto e de longo prazo. Ou seja, os direitos e as obrigações do ano vigente e dos próximos anos.

9. Capital de Giro Líquido (CGL)

Capital de Giro Líquido avaliam a liquidez da empresa e quais são as condições da empresa de saldar dívidas, além de sua estrutura de endividamento. Basicamente, o CGL é uma sobra de dinheiro que permite à empresa funcionar com segurança financeira. 

10. Giro de Caixa

O Giro de Caixa é o valor acumulado das vendas da empresa, utilizado para manter suas operações. O indicador mostra como está a liquidez corrente da empresa. Ou seja, aquele valor que entra consegue manter a operação ou é preciso tirar de outras fontes? O Giro de Caixa vai mostrar quanto tempo a empresa consegue financiar suas atividades com aquele valor.

Você já conhecia esses indicadores financeiros? Continue acompanhando o blog da Remessa Online e saiba mais sobre gestão de negócios.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático