MIT: como entrar no Massachusetts Institute of Technology

O MIT é uma instituição de ensino americana com excelente qualidade de ensino.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) está entre as universidades mais prestigiadas e famosas do mundo, sendo reconhecida mundialmente por seus excelentes padrões acadêmicos. Ter a oportunidade de estudar no MIT e adicionar um de seus cursos ao seu currículo é, sem dúvida, uma forma de alcançar o sucesso profissional.

Então, tem interesse em entrar no MIT e entrar no mercado de trabalho como um profissional altamente qualificado? Nos próximos tópicos explicaremos mais sobre o MIT e como conseguir uma vaga para estudar nesta faculdade nos EUA.

O que é o MIT e qual é a sua história?

O MIT é uma instituição privada de ensino dos Estados Unidos. Fundada em 1861, a universidade está localizada no estado de Massachusetts e surgiu como resultado de uma ideia de William Barton Rogers, que sugeriu a criação de um instituto focado em tecnologia.

A ideia de Rogers era que a instituição tivesse uma escola de Ciência Industrial, além de um museu e uma sociedade de artes. O estado de Massachusetts acolheu a sugestão e forneceu um espaço para o desenvolvimento da universidade. Porém, havia uma condição: ela deveria permanecer aberta ao público.

Entretanto, em 1861 aconteceu a Guerra Civil americana, que durou até 1865. Com isso, a inauguração e o início das aulas foram adiados até o final do conflito. A instituição sempre foi movida com o propósito de desenvolver um mundo melhor com base em educação, pesquisa e inovação.

O MIT é uma das melhores universidades do mundo, segundo o ranking de QS World University Rankings.

Como resultado, ao longo dos anos o MIT foi responsável por formar grandes nomes da história e da tecnologia. Ademais, devido à alta qualidade do ensino e de suas estruturas, ela se tornou reconhecida mundialmente e ocupa a primeira posição no ranking de QS World University Rankings desde 2012 (ano em que o ranking foi criado).

Alunos premiados

Apenas para ilustrar os seus destaques, confira uma lista de premiações recebidas por ex-alunos, membros do corpo docente ou pesquisadores do MIT (até maio de 2023):

  • Prêmio Nobel: 100;
  • Medalha Nacional de Ciência: 60;
  • Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação: 30;
  • Bolsa MacArthur: 81;
  • Prêmio AM Turing: 16.

É muito difícil entrar no MIT?

É extremamente difícil entrar no MIT. Em média, a instituição admite cerca de 4% dos alunos que se inscrevem para seus cursos, tornando-se uma das universidades mais seletivas dos Estados Unidos.

Para que você tenha uma visão mais clara sobre a dificuldade no ingresso para o MIT, trouxemos algumas estatísticas de admissão de graduação para a turma de 2027 divulgadas pela própria universidade:

  • A taxa geral de aceitação do MIT foi de 4,7% em 2023: 26.914 alunos se inscreveram e 1.259 foram admitidos;
  • A taxa de aceitação das inscrições antecipadas do MIT foi de 5,7%, com 11.924 candidatos e 685 aceitações;
  • Para o ciclo regular de inscrição, 14.990 alunos se inscreveram no MIT, dos quais apenas 574 foram aceitos com uma taxa de aceitação de apenas 3,8%.

A tendência de queda na taxa de aceitação ao longo dos anos fez com que o MIT se tornasse uma das universidades fora da Ivy League mais difíceis e competitivas para entrar.

A instituição geralmente visa um tamanho de turma de cerca de 1.100 alunos e coloca menos de 2% dos candidatos na lista de espera. Essas turmas são formadas por alunos de diferentes origens. Além de estudantes dos 50 estados dos EUA, a instituição também conta com uma comunidade estudantil formada por pessoas de 63 países e quase 900 escolas de ensino médio diferentes.

O que é preciso para ser aceito no MIT?

Não existem requisitos específicos para ser aceito no MIT. A seleção dos candidatos é realizada de maneira holística, com base em questões quantitativas, qualitativas e na afinidade do estudante com os princípios e objetivos da instituição. No entanto, existem alguns requisitos indispensáveis para a entrada de estudantes internacionais no MIT, alguns deles são:

  • Envio de notas SAT, ACT ou TOEFL;
  • Envio de 5 essays (tipos de ensaios escritos pelo candidato);
  • Cartas de recomendação;
  • Portfólios, a depender do curso.

Em regra, as aplicações devem ser enviadas até 1º de janeiro e os resultados do processo seletivo são enviados a partir de março. O MIT também permite o early action, que é a inscrição e aprovação antes de outros alunos.

Ao optar pelo early action, o candidato deve realizar a aplicação até 1º de novembro. Os resultados dessa categoria de inscrições costumam ser divulgados em dezembro.

A admissão no MIT é bastante concorrida e envolve várias etapas.

Uma das vantagens do early action é o retorno antecipado que pode facilitar os planos, especialmente quando os estudos envolvem a mudança de país e obtenção de visto. Além disso, não é preciso se comprometer com o MIT em caso de aprovação antecipada, trazendo flexibilidade para as decisões.

Quais são as formas de admissão para brasileiros?

Para os estudantes brasileiros, existem duas principais formas de entrar no MIT: First-Year e Transfer A seguir, entenda como elas funcionam.

First-Year

O First-Year é o modelo para estudantes que terminaram o colegial e ainda não iniciaram faculdade. Essa forma de admissão tende a ter mais chances de aprovação, já que os estudantes iniciarão os estudos do zero.

Transfer

Quem já iniciou uma faculdade pode tentar a modalidade Transfer, que é a transferência tradicional. Nesse caso, é preciso ter concluído pelo menos um ano da faculdade. Ainda, a documentação deverá ser entregue no começo de janeiro, mas as aulas começam apenas em setembro.

Quais são as notas necessárias nos exames americanos?

O MIT não adota a política de nota de corte para os exames americanos do ACT ou SAT. Ao invés disso, a instituição avalia a pontuação no contexto de cada candidato.

No entanto, é possível analisar a média obtida pelos alunos aprovados no MIT nos exames indicados acima. Veja só:

  • SAT (Scholastic Assessment Test): a maioria dos estudantes aprovados tinha notas superiores a 1570 — a nota máxima é 1600;
  • ACT (American College Testing): a média da maior parte dos candidatos aprovados era 35, de um total de 36 pontos;
  • Essays: são perguntas que devem ser respondidas com textos de até 250 palavras. Aqui, não há média de notas, sendo que o MIT avaliará as histórias apresentadas pelos estudantes.

Quanto custa para estudar no MIT?

O custo total para estudar no MIT chega a USD 82.730 por ano, incluindo mensalidades, moradia, livros, alimentação e despesas pessoais. Entretanto, a universidade trabalha com bolsas, conseguindo dar descontos para estudantes que se enquadrem em pré-requisitos.

Inclusive, segundo o MIT, 85% dos alunos recebem algum tipo de ajuda financeira. Nesse caso, o preço médio anual pago pelo estudante fica em cerca de USD 19.599, mas esse valor pode variar conforme a faixa de renda familiar e outros critérios analisados pela instituição.

Qual a mensalidade do MIT?

A mensalidade do MIT é de em média USD 4.979 ou USD 59.750 anuais, considerando o ano letivo de 2022-2023. Para facilitar o planejamento financeiro dos alunos, a instituição divulga um custo médio total por estudante, com base em todas as despesas envolvidas na sua manutenção durante o curso.

Como conseguir uma bolsa?

Os estudantes internacionais do MIT precisam passar pelo mesmo processo que todos os outros candidatos para conseguir uma bolsa de estudos na instituição. Então, para obter um auxílio financeiro, você precisa se inscrever no site seguindo as duas etapas indicadas abaixo:

1 – Perfil CSS

O CSS Profile é uma ferramenta fornecida pelo College Board para determinar se você se qualifica para a bolsa de estudos do MIT com base na sua necessidade. Para a inscrição de 2023-2024, você precisará fornecer as seguintes informações:

  • Declaração do imposto de renda ou declaração de salário de 2021 de seus pais;
  • Quaisquer outros registros de fonte de renda;
  • Saldos atuais da conta bancária;
  • Registros de investimentos;
  • Registros de renda não tributada.

Informe o MIT como um de seus destinatários usando o código fornecido pela instituição e responda a todas as perguntas complementares específicas do MIT. Caso seus pais estiverem divorciados, cada um terá que preencher o seu próprio formulário do perfil CSS.

2 – Declaração do Imposto dos pais ou Documentação de renda

Após enviar o Perfil CSS, você terá que apresentar as declarações fiscais ou documentação de renda de seus pais ao Institutional Documentation Service (IDOC) para processar a solicitação de bolsa.

Se seus pais morarem fora dos EUA, terão que fornecer a declaração do imposto do país onde residem, juntamente com uma tradução juramentada para inglês. Todos os documentos devem ser enviados para o IDOC e não para o MIT.

Quais cursos têm no MIT?

O MIT apresenta 57 cursos de graduação. Eles são divididos por temáticas em 6 escolas diferentes. Veja quais são elas e as alternativas de cada uma:

  • Escola de Arquitetura e Planejamento: Artes e Ciências da Mídia, Arquitetura e Estudos Urbanos e Planejamento.
  • Escola de Engenharia: Aeronáutica e Astronáutica, Tecnologias da Saúde e Engenharias (Biológica, Química, Elétrica, de Materiais, Nuclear, Mecânica).
  • Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais: Antropologia, Estudos e Escrita de Mídias Comparadas, Economia, Línguas Globais, História, Humanidades (com opção de estudar também Engenharia e Ciência), Linguística, Literatura, Música e Artes Teatrais, Filosofia, Ciência Política e Ciência, Tecnologia e Sociedade.
  • Escola de Gestão: estudos de gerenciamento, focados em análises de negócios, finanças ou gestão.
  • Escola de Ciência: Biologia, Cérebro e Ciências Cognitivas, Química, Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias, Matemática e Física.
  • Faculdade de Computação (MIT Stephen A. Schwarzman): conta com o departamento de engenharia elétrica e ciência da computação, além do Instituto de Dados, Sistema e Sociedade.

Como é a qualidade e o custo de vida em Massachusetts?

A qualidade de vida em Massachusetts é boa. Com elevados índices de saúde, educação, segurança e trabalho, o estado é considerado um dos melhores para se viver nos EUA.

Já Cambridge, a cidade onde fica o Massachusetts Institute of Technology, segue a mesma linha de Massachusetts e oferece diversos benefícios aos moradores. como:

  • Baixa taxa de criminalidade;
  • Economia próspera;
  • Mercado de trabalho forte;
  • Transporte público confiável;
  • Grande variedade de opções de entretenimento.

Em relação ao custo de vida, ele é bastante elevado, como você pode perceber com o valor médio anual necessário para um estudante nos tópicos anteriores. Porém, os custos médios de uma família de quatro pessoas (desconsiderando as despesas com aluguel e estudos) costumam variar a partir de USD 4 mil.

Como enviar e receber dinheiro de Massachusetts?

A melhor forma de enviar e receber dinheiro de Massachusetts é por meio de transferências internacionais. Nesse caso, você pode abrir uma conta nos EUA em bancos ou plataformas especializadas no envio e recebimento de remessas do exterior.

Conte com a Remessa Online

Se você quer saber como fazer as remessas internacionais com segurança e praticidade, conte com a Remessa Online. Trabalhamos com uma plataforma online, totalmente segura e com o melhor custo-benefício do mercado, garantindo o melhor câmbio para a moeda e as taxas mais atrativas para a transação.

Agora que você já sabe mais sobre o MIT e os requisitos para estudar nessa universidade, é hora de se planejar para conquistar a tão sonhada vaga. E, caso precise de auxílio para enviar ou receber dinheiro do exterior, conte com a Remessa Online.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Acesse o nosso site e confira nossos diferenciais!

Perguntas frequentes

O que é o MIT?

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) é uma instituição de ensino privada dos Estados Unidos. Localizada no estado de Massachusetts, a universidade foi criada em 1861 como resultado de uma ideia de William Barton Rogers, que sugeriu a criação de um instituto focado em tecnologia.

É difícil entrar no MIT?

Sim, é extremamente difícil entrar no MIT. Considerada uma das universidades mais seletivas dos Estados Unidos, a instituição admite cerca de 4% dos alunos que se inscrevem para os cursos.

O que é preciso para ser aceito no MIT?

O MIT não utiliza requisitos específicos para admissão de estudantes. A seleção dos candidatos é realizada de maneira holística, com base em quesitos quantitativos, qualitativos e na afinidade do aluno com os princípios e objetivos da instituição.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático