O que é a certificação Halal e como obter

Se sua empresa pretende exportar alimentos, convém conhecer o que é a certificação Halal e como obter este documento. Neste artigo te explicamos tudo.

Saiba o que é a certificação Halal e como obter

A palavra Halal significa “permitido” em árabe. Trata-se de um padrão ético baseado nos princípios islâmicos e na jurisprudência islâmica no que diz respeito a origem e produção de alimentos. Através da certificação Halal, uma entidade islâmica autorizada atesta que alimentos produzidos ao redor do mundo estão aptos à exportação para serem consumidos pelo povo muçulmano. 

Mas o que seria essa certificação e quais são os passos dela? Entenda os detalhes no artigo a seguir.

O selo Halal é global e é muito importante para empresas que querem exportar para o mundo islâmico.
O selo Halal é global e é muito importante para empresas que querem exportar para o mundo islâmico.

O que é a certificação Halal

Os países árabes e também aqueles que seguem os princípios do Islã, como Indonésia ou Bangladesh, precisam se certificar de que os alimentos produzidos por outros países seguem as diretrizes estipuladas pelo livro sagrado, pelas tradições do profeta e pelas formulações da jurisprudência islâmica.

Tais diretrizes dizem respeito a maneira como o alimento é produzido, abatido e qual é sua procedência. Também dizem quais alimentos podem e quais não podem ser consumidos pelos muçulmanos. É para isso que foi criada a certificação Halal.

Além disso, a certificação Halal também leva em consideração aspectos de higiene e armazenamento dos alimentos, de acordo com normas sanitárias.

Para garantir o cumprimento desses princípios, Câmaras de Comércio Árabe do mundo inteiro (e suas filiadas) acompanham de perto a produção de alimentos em empresas que pretendem obter o certificado. Caso elas cumpram as diretrizes, recebem uma certificação atestando que aquele produto pode ser exportado para os países islâmicos.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center mostram que há cerca de 1,6 bilhão de muçulmanos no mundo – o que equivale a mais de 23% da população mundial. Boa parte desse total está localizado na África e na Ásia, mas há muçulmanos no mundo inteiro. Tais números nos dão uma ideia da dimensão do mercado consumidor islâmico e porque buscar a certificação Halal pode representar uma ótima oportunidade para empresas exportadoras de alimentos.

A certificação Halal é tão importante que, na maioria do casos, ela é requisito obrigatório para que a empresa possa exportar alimentos para o mundo islâmico. Segundo dado da Alimentos Halal Brasil, mais de 450 empresas brasileiras já possuem a certificação Halal.

Onde obter a certificação Halal?

A Câmara do Comércio Árabe-Brasileira reúne em sua página a lista com os nomes e contatos das instituições que fornecem a certificação Halal no Brasil. As Instituições São: Alimentos Halal Brasil, Fambras – Federação Das Associações Muçulmanas do Brasil (Halal), Unihalal – Associação Universo Halal, Siil Halal – Certificação Halal, Cdial – Centro de Divulgação do Islã para a América Latina, FIB – Federação Islâmica do Brasil e Halal Prime.

A auditoria in loco é um dos passos mais importantes para a obtenção da certificação Halal.
A auditoria in loco é um dos passos mais importantes para a obtenção da certificação Halal.

Como obter a certificação Halal?

Para obter a certificação Halal, a empresa precisa primeiro escolher uma certificadora autorizada. Após a escolha, deve entrar em contato com ela. A certificadora explicará à empresa todos os processos necessários segundo a jurisprudência islâmica para que os alimentos produzidos possam ser exportados ao mundo islâmico. Caso decida continuar, a empresa fará os ajustes necessários. As etapas seguintes são:

  1. Documentação: documentos e fichas técnicas serão solicitados pela certificadora para atestar a veracidade das informações referentes às matérias-primas;
  2. Auditoria: a empresa deverá marcar uma data para que a certificadora realize uma auditoria no local;
  3. Laudo: o auditor fará um laudo com seu parecer sobre a situação da empresa; Se não estiver tudo certo, novos ajustes serão solicitados e uma nova auditoria será marcada;
  4. Emissão: caso esteja tudo em ordem, a empresa estará autorizada a exportar para países islâmicos e receberá o certificado Halal. O documento será entregue na própria organização.

Os custos para emissão da certificação variam de acordo com a instituição certificadora escolhida e com o total de etapas necessárias até a certificação. O que impacta o valor final são fatores como: análise documental, auditoria, uso da marca, emissão de relatórios e processos de manutenção.

As auditorias são periódicas para garantir que a empresa continuará atendendo aos requisitos da certificação Halal mesmo depois de ter sido certificada. 

Conte com a Remessa Online

Obter a certificação Halal pode abrir muitas portas para sua empresa no que diz respeito ao comércio exterior. Mas você também precisará de uma solução para movimentar dinheiro a nível internacional com segurança e rapidez. Para isso sua empresa pode contar com a Remessa Online for Business. 

A Remessa Online é uma plataforma brasileira credenciada pelo Banco Central e que possibilita que empresas possam realizar transferências internacionais de um jeito simples, seguro e econômico. A plataforma tem o menor custo de serviço do mercado e o envio pode ser realizado em até 1 dia útil! Já os pagamentos recebidos do exterior são creditados na conta em até 2 dias úteis. 

Saiba como sua empresa pode se cadastrar na Remessa Online e aproveite as vantagens de economizar em transações internacionais usando a plataforma.

Resumindo:

O que é a certificação Halal?

É uma certificação internacional cedida a empresas exportadoras de alimentos. Ela atesta que os produtos alimentícios foram produzidos de acordo com a jurisprudência islâmica e, portanto, estão aptos a serem exportados para países muçulmanos.

Como obter a certificação Halal?

Existem algumas instituições autorizadas no Brasil que fornecem a certificação. A Câmara do Comércio Árabe-Brasileira reúne em sua página a lista com os nomes e contatos das instituições.

Qual é a importância da certificação Halal?

A certificação Halal é tão importante que, na maioria do casos, ela é requisito obrigatório para que a empresa possa exportar alimentos para o mundo islâmico. Segundo dado da Alimentos Halal Brasil, mais de 450 empresas brasileiras já possuem a certificação Halal.