Passo a passo de como exportar produtos

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Entenda todas as etapas de como exportar produtos

Exportar produtos pode ser o passo que irá mudar os rumos da sua empresa. O mercado internacional pode oferecer vantagens e oportunidades que você está esperando para fazer seu negócios deslanchar. Mas como exportar? Neste artigo explicamos o passo a passo.

Com a globalização e o avanço da tecnologia, até mesmo as micro e pequenas empresas exportam os seus produtos. Isso aconteceu devido à expansão do comércio exterior, que tornou o processo de exportação flexível e acessível para negócios de todos os portes e países.

Leia o artigo a seguir e descubra o passo a passo de como exportar produtos e os procedimentos que você precisa cumprir para vender para o exterior.   

Quem pode exportar produtos?

Para se tornar uma exportadora, é necessário que a empresa esteja regularizada. Assim como ter escolhido o regime de tributação certo e não ter pendências fiscais ou tributárias.

A empresa também precisa ter registro no RADAR da Receita Federal (Registro de Habilitação no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).

Caso todas as condições exigidas sejam cumpridas, qualquer empresa, independente do tamanho e setor, pode fazer exportação de acordo com a lei.

Aproveite e leia mais sobre como exportar sendo microempreendedor individual.

Como exportar produtos 272353376 - Passo a passo de como exportar produtos
Exportar produtos pode expandir e muito os horizontes da sua empresa.

Passo a passo de como exportar produtos

Agora que você sabe os requisitos para que a sua empresa seja uma exportadora, chegou o momento de descobrir como exportar produtos de maneira legal. Confira algumas dicas logo abaixo. 

Organize a documentação necessária

Apesar de a lista de documentos ser extensa, se a sua empresa estiver regularizada e sem pendências, você não terá dificuldades de organizar a documentação e registrar o seu negócio como exportador.

De maneira geral, são exigidos documentos da empresa e das mercadorias comercializadas por ela. Assim, se você quer saber como exportar legalmente, o ideal é que você providencie a seguinte documentação do seu negócio:

  1. Comprovante de cadastro no REI (Registro de Exportadores e Importadores) da SECEX/MDIC;
  2. Carta de crédito que conste a intenção de compra do importador;
  3. Modelo de fatura pró-forma, que especifique os dados dos produtos;
  4. Contrato e letra de câmbio, que corresponde à permissão para a troca de moedas estrangeiras e representativo do título de crédito;
  5. Documentos do contrato de exportação.

 Aprenda aqui como declarar exportação no Simples Nacional

Faça o cadastro no RADAR/Siscomex

Fazer o cadastro como exportadora no RADAR é indispensável para começar o processo de como exportar mercadorias legalmente. Esse passo deve ser realizado quando você se certificar de que a sua empresa está regularizada na Secretaria da Fazenda do seu Estado e na Junta Comercial.

Além disso, dependendo do tipo do produto que deseja exportar, talvez seja necessário fazer o registro em sistemas específicos do site do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior). 

Elabore uma estratégia para exportar

Após cumprir todas exigências burocráticas do processo de como exportar produtos, é necessário que você elabore uma forte estratégia. Para tanto, comece a estudar o mercado que pretende atuar no exterior.

Dessa forma, será mais fácil atender às exigências da legislação do país e às preferências do seu público local. Uma dica para tornar esse processo mais simples, é estar em contato com agentes e fornecedores que estejam no país de destino. 

Aproveite e descubra quais são os desafios para o comércio exterior brasileiro em 2020.

Garanta a diferenciação do seu produto

Antes de começar a exportação, recomenda-se que você garanta a diferenciação do seu produto, pois isso pode fazer com que todo o processo gere os lucros esperados.

Para conhecer o que já existe no mercado, faça uma consulta no portal da Apex (Agência Brasileira de Exportações e Investimentos). Você vai encontrar o tipo de informação que precisa na seção de Estudos de Oportunidades de Mercados. 

Obtenha as certificações para exportar mercadorias

Assim como acontece no Brasil, no exterior também existem órgãos para normatizar os processos de fabricação e de qualidade das mercadorias.

Dessa forma, se você pretende exportar produtos, é necessário que você obtenha as certificações específicas. Especialmente, se o objetivo é enviar alimentos para o exterior, pois existem especificações mundiais e locais que devem ser seguidas para evitar que eles fiquem retidos no porto. 

Saiba como emitir nota fiscal por exportação de serviços

Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online

Se sua empresa vende produtos e serviços para outros países, é importante usar uma plataforma eficiente para receber os pagamentos do exterior. Por isso, se você busca praticidade e economia, a Remessa Online é a melhor opção para sua empresa.

A Remessa Online é simples de usar e muito segura, pois todos os processos são credenciados pelo Banco Central. Por meio da plataforma, você pode receber transferências internacionais em até 2 dias úteis. O melhor é que a Remessa Online tem o menor custo de recebimento do mercado, pode comparar!

Para aproveitar todos os benefícios da Remessa Online, faça o seu cadastro gratuito e inicie as suas transações.

Assuntos relacionados