O que é Buzzsumo: saiba para que serve e como pagar menos

Segundo o relatório The Global Media Intelligence Report 2021, a população mundial passa em média 2 horas e 29 minutos por dia navegando nas redes sociais. Isso faz com que elas sejam parte importante na estratégia de marketing de empresas no mundo todo. E para ajudar empresas a criarem conteúdo e monitorarem suas redes, existem ferramentas, como o Buzzsumo

Para quem trabalha na área de marketing digital, faz ações para sua própria empresa ou mesmo criadores de conteúdo online, o Buzzsumo é uma ferramenta prática para ter sempre à mão. Entenda abaixo como ela funciona, suas principais funcionalidades e quanto custa. Confira!

O que é o Buzzsumo?

O Buzzsumo é uma ferramenta de monitoramento de mídia social. Ela é usada para monitorar palavras-chave para a indexação dos conteúdos, concorrentes e tendências de mercado.

Com o uso dos dados coletados pelo Buzzsumo, é possível criar conteúdos de alta performance. A ferramenta de marketing também ajuda a monitorar o desempenho e identificar os influenciadores que falam sobre temas que sejam compatíveis com seu conteúdo, oferecendo a possibilidade de iniciar parcerias importantes.

Para que serve o Buzzsumo?

O Buzzsumo (buzz = murmúrio) é uma ferramenta de pesquisa e monitoramento que serve para: 

  • Encontrar o conteúdo mais compartilhado nas redes sociais;
  • Encontrar os maiores influenciadores para determinados tópicos;
  • Receber alertas com base em palavras-chave, marca, link, nome do autor ou domínio;
  • Monitorar os concorrentes e fazer uma análise com base em seu conteúdo.

Quais as ferramentas do Buzzsumo?

O Buzzsumo possui diversas ferramentas para ajudar na criação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, como pesquisa de palavras-chave, ideias de conteúdo e até pesquisa de influenciadores. Confira as principais. 

Pesquisa de palavra-chave

Esta ferramenta fornece uma lista das consultas mais populares sobre um tópico de interesse. Basta digitar a palavra-chave no campo de busca para saber quem e como falou sobre aquele determinado tema, em quais canais (Twitter, Facebook, LinkedIn) e com quais índices de engajamento.

O Buzzsumo possui ferramentas para ajudar na criação e compartilhamento de conteúdo, como a pesquisa de palavras-chave

Ainda, é possível afunilar essa busca utilizando alguns filtros como: data, conteúdo publicado por marcas b2b, área geográfica, idioma, tipo de conteúdo, contagem de palavras, tamanho do editor e domínio. 

Alertas de conteúdo

Assim como o Google Alerts, o Buzzsumo permite ativar notificações sobre novas menções de marcas, concorrentes, domínios da internet e até novos conteúdos publicados por um determinado autor.

Também é possível definir a frequência de recebimento e o idioma que o alerta deve ser ativado.

Gerador de ideias de conteúdo

Se você está sem ideias, o BuzzSumo mostra o que é tendência no momento e te ajuda a encontrar novas ideias. Ao pesquisar uma palavra-chave ou tópico específico, você obtém uma visão geral do conteúdo mais popular nos principais canais sociais nas últimas 24 horas e/ou 12 meses.

Relatórios de análise de conteúdo

Após escolher seu conteúdo, o Buzzsumo sugere exemplos de como propor conteúdo ao público. Então, basta clicar em “Análise” e a plataforma fornece um relatório detalhado sobre o tamanho e o formato do conteúdo de maior sucesso.

Para cada artigo, o BuzzSumo mostra o resumo dos compartilhamentos em redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+. Ainda, a ferramenta permite salvar a pesquisa e exportar os dados para arquivos CSV. Outra possibilidade é refinar sua pesquisa com as configurações de pesquisa avançada.

Pesquisas de influenciadores

Com a ajuda do Buzzsumo, uma marca pode descobrir quais influenciadores têm o perfil indicado para falar com seu público-alvo. A plataforma permite buscar palavras-chave retornando resultados dos perfis de quem inseriu o termo em sua biografia nas redes sociais.

Por meio da pesquisa compartilhada de conteúdo, é possível descobrir quais influenciadores podem estar interessados ​​em compartilhar conteúdo sobre um tópico específico com base em publicações anteriores.

A partir da lista de resultados, você poderá contatar tais influenciadores para propor parcerias. 

Monitoramento

É possível entender o grau de influência de uma marca ou produto inserindo uma palavra-chave relevante. A plataforma permite criar listas de influenciadores por tópico para acompanhar o que eles estão compartilhando online e do feedback recebido.

Outra possibilidade é monitorar sites ou palavras-chave de interesse, ativando alertas e comparando seu desempenho.

Feed de notícias

O Buzzsumo também mostra um feed com as principais notícias do dia. Para isso, ele identifica e categoriza as postagens mais virais do dia (últimas 24 horas) e mostra as principais tendências do dia. 

É possível personalizar o feed de acordo com seu nicho de mercado, sendo que a quantidade de feeds personalizados irá depender do seu plano escolhido. 

Análise de concorrentes 

Por fim, o BuzzSumo também permite que você analise o desempenho de seus concorrentes em suas estratégias de marketing digital. Para isso, basta colocar o domínio do concorrente e conferir a análise feita.

É possível analisar o comportamento da concorrência em suas estratégias de marketing.

Essa ferramenta é importante para você entender o tipo de material que sua concorrência está produzindo e como está seu desempenho e, assim, mudar suas próprias estratégias, caso seja necessário. 

Quanto custa o Buzzsumo?

O Buzzsumo possui um plano gratuito, com recursos limitados. Para quem busca opções mais robustas, há planos entre US$ 99 e US$ 299 ao mês. 

Todos os planos da plataforma possuem alguns recursos como:

  • Feed de notícias;
  • Gerador de ideias de conteúdo;
  • Relatórios de análise de conteúdo;
  • Relatórios de domínio;
  • Pesquisas de influenciadores;
  • Backlinks;
  • Perfis de jornalistas.

Entenda os principais diferenciais de cada plano:

FreeProPlusLarge
Preço mensalGratuitoUS$ 99US$ 179US$ 299
Pesquisas mensais10IlimitadoIlimitadoIlimitado
Usuários151015
Exportações mensaisNão50150200
AlertasNão51030
Feed personalizado1102050
projeto de conteúdo1 (máximo de 100 itens)Projetos e itens ilimitadosProjetos e itens ilimitadosProjetos e itens ilimitados
Analisador do YouTubeNãoNãoNãoSim
Analisador de página do FacebookNãoNãoNãoSim

Ainda, se optar pelo pagamento anual, recebe um desconto de 20% no valor. Também é possível contratar um plano empresarial voltado para quem quer opções ainda mais robustas. Para isso, é preciso criar uma opção personalizada com a equipe do Buzzsumo. Basta entrar em contato via e-mail: help@buzzsumo.com

Como economizar no pagamento do Buzzsumo

O pagamento do Buzzsumo deve ser feito em dólares americanos (USD), tornando a plataforma uma opção mais cara porque o pagamento com o cartão de crédito em moeda internacional terá taxas altas como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de até 6,38% além da conversão da moeda com o dólar turismo. 

Por isso, existem alternativas mais econômicas para pagar o Buzzsumo e outras plataformas estrangeiras, como a Remessa Online, que consegue uma economia de até 30% na hora de pagar as invoices de serviços internacionais. 

Entre os principais benefícios de usar a Remessa Online podemos citar:

  • Não há cobrança de Imposto de Renda;
  • IOF de apenas 0,38%;
  • Cotação comercial na hora da conversão da moeda.

Para usufruir dos benefícios da Remessa Online para pagar serviços internacionais, basta criar um cadastro gratuito na plataforma. 

Perguntas frequentes

O que é o Buzzsumo?

O Buzzsumo é uma ferramenta de criação de conteúdo e monitoramento de redes sociais. Com ele, é possível encontrar palavras-chave, tendências de mercado e influenciadores para fazer parcerias. 

Quanto custa o Buzzsumo?

O Buzzsumo possui um plano gratuito, com recursos limitados. Além disso, é possível pagar por opções mais robustas entre US$ 99 e US$ 299 ao mês. 

Quais as ferramentas do Buzzsumo?

As principais funcionalidades do Buzzsumo são: pesquisa de palavras-chave, alerta de conteúdo, gerador de ideias de conteúdo, relatórios de análise de conteúdo, pesquisas de influenciadores, monitoramento, feed de notícias e análise de concorrentes.

Como economizar no pagamento do Buzzsumo?

Para economizar com o pagamento do Buzzsumo é possível usar a Remessa Online para pagar invoices internacionais e pagar IOF de apenas 0,38% além de não pagar taxas a mais na hora da conversão da moeda. 

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