Você sabe o que é fechamento de câmbio? Confira aqui!

O fechamento de câmbio faz parte da etapa de recebimento dos valores objetos de uma negociação. Apesar de ser um tema importante, ainda é comum encontrar muitas pessoas que têm dúvidas sobre ele, pensando nisso desenvolvemos este post especial sobre o tema.

Afinal, o que significa fechamento de câmbio? Como ele funciona? Quais são as taxas e cotações que devem  ser consideradas? Como fazer um fechamento de câmbio? Confira a respostas para todas estas perguntas a seguir!

O que significa fechamento de câmbio?

O fechamento de câmbio é o processo pelo qual se realiza a conversão de divisas estrangeiras. O que isso quer dizer? Em termos mais simples, ele é o processo de conversão de uma moeda estrangeira em moeda nacional. 

Trata-se de um processo que é intermediado pelo Banco Central do Brasil com o escopo de fiscalizar e regulamentar as operações realizadas no mercado.

Nos processos de importação e exportação existe uma fiscalização, que ocorre por meio do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbancen). Todas as operações que envolvam operações de câmbio de moedas estrangeiras devem ser registradas neste sistema.

Quais são as taxas e cotações?

Quando se trata de fechamento de câmbio é importante estar atento dois pontos: a taxa cambial e a cotação.

A taxa cambial, também chamada de taxa de câmbio, é o preço de uma moeda estrangeira em relação à moeda nacional. Pode ser tido como o custo de uma moeda em relação à outra.

No Brasil, grande parte das operações e negociações ocorre com base no dólar americano. Assim, ao dizer que a taxa cambial é de 5,00 significa que um dólar americano custa R$ 5,00.

No fechamento de câmbio a taxa cambial pode ser negociada, já que o Bacen não estabelece uma taxa de câmbio, por isso os agentes autorizados podem referenciar a taxa de acordo com a cotação da moeda no dia e as demais taxas incidentes em suas operações.

Por isso, antes de fazer uma operação deste tipo é importante observar as cotações e as taxas oferecidas pelos agentes autorizados, já que pode existir uma diferença significativa entre elas e que pode trazer uma redução nos custos das suas operações.

Como fazer um fechamento de câmbio?

Se você precisa fazer uma operação de fechamento de câmbio, é necessário seguir alguns passos. Confira quais são eles:

  1. Entre em contato com uma agência de câmbio autorizada pelo Banco Central. Ela vai solicitar uma série de documentos para intermediar o processo de exportação e importação.
  2. Gere o contrato com a agência e entregue a documentação solicitada. Entre os documentos, costuma ser necessário apresentar: contrato social, estatuto da empresa, balanço e comprovante de endereço. O rol de documentos pode variar de uma agência para outra.
  3. Se for necessário, gere o contrato de câmbio com todas as informações atinentes à negociação.
  4. O fechamento do câmbio deverá acontecer conforme as necessidades dos clientes, sempre respeitando as regras de liquidação do contrato, as taxas de juros vigentes e variações na taxa de câmbio.
  5. Toda a operação deve ser feita até 180 dias antes ou depois do embarque dos produtos negociados na importação ou exportação. 

Se você faz operações de importação e exportação, é importante buscar o suporte de empresas e serviços especializados. No Brasil, a Remessa Online é a primeira plataforma totalmente online para realização de transferências internacionais.

Com layout e funcionamento simples, taxas competitivas (até 8x mais econômicas) e sem burocracia, para usar os serviços basta realizar um cadastro gratuito. Além de tudo, oferecemos atendimento em português e a segurança necessária para você enviar e receber dinheiro das suas negociações internacionais.

Está realizando fechamento de câmbio ou outras operações de remessa internacional de dinheiro? Então, conheça os nossos serviços e aproveite todas as vantagens! 

Resumindo

O que significa fechamento de câmbio?

O fechamento de câmbio é o processo pelo qual se realiza a conversão de divisas estrangeiras. Em termos mais simples, ele é o processo de conversão de uma moeda estrangeira em moeda nacional. 

Como a Remessa Online pode ajudar?

A Remessa Online é a primeira plataforma totalmente online para realização de transferências internacionais. Com layout e funcionamento simples, taxas competitivas e pouca burocracia, para usar os serviços basta realizar um cadastro. A empresa oferece atendimento em português e a segurança necessária para você enviar e receber dinheiro das suas negociações internacionais.

Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril