Tipos de exportação: conheça e entenda cada um deles

Começar a exportar produtos e serviços exige que as empresas se adequem a novos processos, antes mesmo de começar a buscar clientes em outros países. Além disso, entender melhor sobre a atividade é fundamental para que o futuro exportador escolha com quais tipos de exportação deseja atuar.

Afinal, existem diferentes maneiras de exportar um produto, nas quais diversos processos podem passar por mudanças, a depender da escolha. Neste artigo, você vai entender melhor cada uma delas, tal como as suas vantagens e desvantagens. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

Quais são os tipos de exportação?

Quando o assunto é exportação, existem 3 diferentes tipos: Direta, Indireta e Consórcio. O que diferencia cada uma dessas modalidades é a presença ou não de uma empresa intermediadora do processo. Por isso, é fundamental conhecer as principais características de cada tipo de exportação.

1. Exportação Direta

A Exportação Direta ocorre quando o produto é exportado e faturado do fabricante para o importador. Ou seja, não há intermediários nesse caso. Nesse modelo de exportação, existem diferentes tipos de incentivos fiscais que geram economia para o exportador.

Dessa forma, a empresa consegue economizar e aumentar sua margem de lucro e sua competitividade no novo mercado. Os produtos também são isentos de recolhimento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e não há incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Além disso, a empresa não precisa contratar nenhum serviço adicional, pois realiza todos os trâmites necessários. Assim, tem maior controle sobre os produtos, define sozinha suas estratégias de marketing, vendas e distribuição e constrói sua imagem no mercado externo como desejar.

Vale destacar também que o contato direto com o cliente possibilita o acesso a feedbacks. Isso mostra como está a presença da empresa no mercado e permite adequar sua estratégia.

2. Exportação Indireta

Na Exportação Indireta, todo o processo é realizado por um terceiro, que compra os produtos para exportá-lo. Ou seja, diferente da Exportação Direta, nesta modalidade há um intermediário no processo.

Existem alguns tipos de terceiros que são envolvidos na exportação indireta, como as trading companies, por exemplo. Essas empresas se dedicam apenas à exportação de produtos, têm vasta experiência no mercado e mantêm contato com empresas do mundo inteiro.

Ou seja, o exportador não precisa se preocupar em construir sua imagem fora de seu país, buscar clientes, criar uma relação de confiança etc. Além disso, a operação segue as mesmas regras de impostos da Exportação Direta, em relação ao IPI e ao ICMS.

3. Consórcio de Exportação

O Consórcio de Exportação é mais uma alternativa para quem deseja exportar de forma indireta. Apesar de não ser muito comum no Brasil, esse modelo funciona por meio de associações de empresas que se unem com objetivo de ampliar suas exportações.

Nesse caso, os negócios que trabalham em um mesmo segmento do mercado e compartilham de algumas características se unem para criar um sistema de exportações. Desse modo, micro, pequenas e médias empresas têm uma participação mais significativa nessa associação.

Por conta disso, o consórcio de exportação também pode receber o apoio de algumas organizações e instituições de crédito. O Sebrae é um exemplo disso, assim como a Apex-Brasil, que faz o intercâmbio com a China.

Nesse caso, as vantagens são a redução dos custos e a expansão dos negócios para mercados internacionais. Tudo isso, sem a necessidade de mudar os modelos de gestão das empresas. Afinal, todos os processos fiscais e tributários podem ser mantidos de forma individual no mercado. Porém, a comercialização dos produtos é feita em grupo.

Para manter esse tipo de exportação bem-sucedida, é importante contar com uma boa organização e colaboração entre as empresas associadas. Além disso, formar uma organização sem fins lucrativos facilita todo o processo.

Como fazer uma Exportação Direta?

Para fazer uma Exportação Direta, a empresa deve se cadastrar no Sistema Informatizado de Comércio Exterior (Siscomex). Logo, é preciso ter uma estrutura ou um departamento para cuidar do processo de exportação.

Dessa forma, você deve planejar as seguintes ações:

  • qual a será sua escala de exportação;
  • se há estrutura disponível para conduzir os processos de documentação;
  • como será o processo de operacionalização e distribuição;
  • se será necessário desenvolver estratégias de marketing e vendas.

O desenvolvimento dessas ações garante que o processo de exportação esteja de acordo com as expectativas do seu negócio. Ele também aumenta as chances de sucesso na atividade de exportação.

Como fazer uma Exportação Indireta?

Para fazer uma Exportação Indireta é preciso que as empresas interessadas busquem um intermediário que seja especializado e transmita confiança. Nesse caso, não é necessário ter registro no Siscomex.

A Exportação Indireta é feita por meio da delegação do processo de exportação. Dessa forma, é fundamental encontrar um intermediário experiente e com disponibilidade para lidar com o tipo de exportação.

Como fazer consórcio de exportação?

Para o Consórcio de Exportação, no entanto, é preciso conhecer empresas no mercado interessadas em dar início a uma associação. Iniciar uma organização sem fins lucrativos ou formar cooperativas é uma maneira de unir esforços para exportar diferentes produtos, principalmente se forem complementares entre si.

Outra alternativa é selecionar uma das empresas para se tornar o declarante da exportação. Em ambas formas de realizar o consórcio de exportação, é possível manter tanto os custos quanto a gestão tributária, fiscal e cambial de forma individual.

Agora, você já conhece os diferentes tipos de exportação. O próximo passo é comparar as opções para identificar qual delas é capaz de favorecer seus objetivos e combinar mais com sua empresa. Assim, é possível traçar um bom plano de negócios e aumentar as chances de sucesso.

Quer saber como ter todo o apoio necessário para comercializar os seus produtos no exterior? Conte com a Remessa Online para receber por suas exportações!

Resumindo

Quais são as três modalidades de exportação?

A fim de comercializar produtos no exterior, é possível optar entre três modalidades: Exportação Direta, Exportação Indireta ou Consórcio de Exportação.

Qual o melhor tipo de exportação?

O melhor tipo de exportação varia de acordo com a natureza jurídica, os objetivos e as estratégias de cada empresa. A melhor maneira de decidir é conhecer as vantagens e desvantagens das opções disponíveis. Entre os tipos de exportação estão: Direta, Indireta e Consórcio.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático