O que é um investidor-anjo e como conseguir um no exterior?

Para empresas que estão começando no mercado, contar com investimentos é fundamental. Nesse caso, uma possibilidade é o investidor-anjo. Saiba tudo no artigo!

Você já considerou buscar um investidor-anjo para o seu negócio? Nenhum projeto, por mais promissor que seja, sai do papel sem um investimento inicial. Por isso, contar com parceiros que acreditam na empresa pode render bons frutos no futuro.

Todo investimento é muito bem-vindo em qualquer etapa de desenvolvimento de um empreendimento. Mais importante ainda é no início, quando as dificuldades e desafios são mais constantes. 

Você sabe o que é e como conseguir um investidor-anjo no exterior? Saiba que existem muitas pessoas que se interessam e acreditam no talento das empresas brasileiras. Veja neste post tudo sobre o assunto!

Investidor-anjo: uma alternativa para tirar suas ideias do papel

O mercado está cada vez mais competitivo. Com isso, fazer um negócio prosperar no início requer muito planejamento e apoio financeiro, por mais que ele seja promissor.

Ter um investidor-anjo é fundamental para tornar uma ideia realidade, além de uma forma lucrativa de empreender. É ter apoio no momento de arriscar e apostar em um projeto que pode trazer bons frutos — um caminho lógico para aumentar as chances de dar certo.

Quem são os investidores-anjo

Os investidores-anjo são profissionais — brasileiros ou estrangeiros — que aplicam capital em empresas, projetos ou ideias com grande potencial de crescimento. Geralmente, são startups e podem gerar retorno em médio ou longo prazo.

Investidores-anjo são pessoas físicas que já tiveram sucesso em negócios anteriores e agora investem em empresas em fase inicial. Esse investimento pode ser tanto financeiramente quanto com orientações e aperfeiçoamento dos produtos ou serviços do novo projeto.

O investidor não desenvolve cargo executivo no novo empreendimento. Ele atua somente no aporte financeiro e consultorias. A sua participação nos lucros do negócio, geralmente, é minoritária.

Quais os objetivos

O objetivo dos investidores-anjo é aplicar recursos em empresas em fase inicial, que demonstram aptidão para o crescimento em até 10 anos. Eles buscam por diversos empreendimentos e segmentos que julgam capazes de justificar todo o investimento realizado.

Ao investir nos primeiros passos do desenvolvimento de uma startup, a pessoa tem um retorno lucrativo quando o negócio se estabelece e ganha solidez no mercado. Sendo assim, é possível investir em muitos projetos visando multiplicar o patrimônio.

O que significa ser um investidor-anjo

O anjo, portanto, é a pessoa ou organização que investe em negócios para dar o ponto de partida ou acelerar as fases iniciais. Muitas vezes, a contribuição vai além da questão financeira, com expertise, networking, tecnologia, entre outras questões.

Junto ao chamado smart-money, o investidor-anjo permanece ao lado do negócio, atuando como um consultor. Não à toa, esse conjunto de vantagens desperta o interesse dos empreendedores, em comparação com outras opções de financiamento.

Quais são os tipos de negócios que investidores-anjo buscam

Entre as características mais buscadas, encontramos a escalabilidade. Empresas que tenham um potencial de crescimento acelerado, sem que os custos sejam uma barreira para o avanço do negócio.

Por participarem de negócios em fase inicial, nem sempre os investidores-anjo veem o retorno dos aportes que realizam. Por isso, seus alvos precisam oferecer rentabilidade não apenas do ponto de vista individual, mas para compensar os diversos prejuízos ao longo da jornada.

Não à toa, o setor de tecnologia é um dos mais procurados. Um software, por exemplo, pode ser copiado indefinidamente com um baixo custo, diferentemente do que acontece com um produto físico.

Também merece atenção a busca por potenciais vantagens competitivas. Preço, diferencial e foco podem despertar o interesse do investidor-anjo.

Como funciona o investimento-anjo no Brasil

O mercado brasileiro é considerado um terreno fértil para startups. Por isso, é um atrativo para os investidores-anjo brasileiros e, principalmente, estrangeiros. Os investimentos eram restritos a quantias menores, mas com o avanço tecnológico ficou mais fácil fazer aplicações mais expressivas.

Isso é muito bem-visto pelos investidores que podem fazer aplicações em diversos empreendimentos. Assim, aumentam as possibilidades de alto faturamento no futuro e formar negócios de sucesso.

O conceito do investimento-anjo é aplicar recursos financeiros em empresas que estejam no início. Além disso, que tenham propostas e ideias com reais possibilidades de dar certo e agregar valor à marca e ao capital investido.

Qual é a legislação do investidor-anjo

A legislação brasileira, atualmente, já reconhece a figura do investidor-anjo, trazendo algumas proteções legais. As principais normas sobre o assunto foram introduzidas pela Lei complementar 155/2016, que modificou a Lei de micro e pequenas empresas.

Entre as proteções legais, algumas garantias bastante relevantes fazem parte da legislação:

  • o investidor-anjo não é legalmente considerado sócio, tampouco tem direito a gerência ou voto na administração da empresa;
  • não há nenhuma responsabilidade desse investidor pelas dívidas e obrigações da empresa;
  • a remuneração do investimento ocorre em, no máximo, 5 anos, no caso de resgate.

Entre outros direitos, o investidor-anjo tem preferência na aquisição da empresa, caso os sócios decidam pela venda.

Já entre as proteções de quem recebe o aporte, existe o limite mínimo do prazo de resgate, sendo de 2 anos. Além disso, a remuneração dos investidores-anjo não pode ultrapassar 50% dos lucros distribuídos pela organização.

Outro item importante é o valor recebido não ser considerado receita, nem integrar o capital social. Com isso, existe uma boa proteção contra a incidência de tributos e risco de desenquadramento da empresa.

A legislação, vale ressaltar, refere-se ao investimento nas empresas reguladas pela Lei Complementar 123/2006. É possível que as regras mudem para outros tipos de empreendimento.

Como é o retorno para o investidor

Muitas empresas já no desenvolvimento inicial mostram que podem dar certo, o que chama a atenção. É nessa hora que surgem os investidores para impulsionar o projeto e proporcionar um crescimento mais acelerado.

Após a startup ter sucesso e consolidação no mercado, o valor da marca aumenta consideravelmente. Além disso, valoriza a participação do investidor-anjo que apoiou desde o início, gerando lucros expressivos.

Até mesmo em uma possível venda da empresa investida, quando já estabilizada e ativa no mercado, há um retorno significativo para o investidor-anjo. Afinal, o valor da venda supera e muito o que foi investido quando o empreendimento ainda estava no papel.

Esse retorno financeiro pode ser feito conforme o tempo que a empresa leva para crescer no mercado e gerar lucratividade. Por isso, quanto mais empresas o investidor apostar, maiores as chances de ter lucro a curto prazo.

Qual é o ganho de um investidor-anjo

O investidor-anjo tem diferentes caminhos para obter o retorno do investimento. A via mais comum é uma participação minoritária nos resultados da empresa, embora não seja propriamente um sócio.

Também é possível fixar o resgate. Nesse caso, o investidor retira o valor a partir de uma remuneração. É parecido com um empréstimo, com a diferença de que o investidor-anjo participa do risco: se o negócio afundar, o dinheiro estará perdido.

Por fim, é possível que o investidor-anjo promova a saída do negócio, vendendo a sua participação.

Como conseguir um investidor-anjo proveniente do exterior

Conseguir um investidor-anjo no exterior é uma tarefa repleta de desafios. Para superá-los, é preciso ter um bom planejamento, comunicar-se bem e demonstrar claramente as características do negócio. Por exemplo, ramo de atuação, perspectiva de ganhos e um plano de negócios eficiente.

Esses fatores chamam a atenção do investidor estrangeiro e mostram a ele que o projeto pode ser promissor e ter um bom retorno. As argumentações bem-feitas são uma forte razão para arriscar e aplicar recursos na empresa.

Os investidores estrangeiros têm visto o mercado brasileiro com bons olhos. Isso é ótimo para quem está iniciando um negócio e precisa de uma alavancagem financeira para alcançar os objetivos.

Em algumas situações, é possível conseguir um investidor-anjo no exterior por intermédio de alguém que seja referência e esteja disposto a fazer uma recomendação. Afinal, conseguir sem apoio pode ter maior concorrência e exigir um preparo grande por parte do empreendedor.

Quem já tem uma startup consolidada no mercado, com grandes chances de prosperar ainda mais, pode conseguir um investidor externo mais fácil. Isso porque existem rodadas de investimento com valores altos em marcas também com valor elevado.

Vantagens de ter um investidor-anjo

Quem consegue um investidor-anjo tem a possibilidade de crescer mais rápido e se destacar no mercado competitivo. É um apoio fundamental para alçar voos mais altos e ter a tão sonhada estabilidade.

O investidor-anjo também auxilia no processo de desenvolvimento do negócio, pois, como já tem experiência, fornece conhecimento de mercado ao novo empresário. Tudo acaba ficando mais simples para superar dificuldades e obstáculos muito comuns no meio empresarial.

Com certeza, é um grande diferencial para qualquer empreendedor conseguir trilhar uma carreira de sucesso.

Existem muitos exemplos de empresas que seguiram esse caminho. Com apoio de um investidor-anjo, chegaram a rendimentos na casa dos milhões. Isso justifica todo o investimento de risco inicial, mas traz vantagens para todos os envolvidos.

Receba investimentos do exterior pela Remessa Online

A Remessa Online é uma empresa com ampla experiência no mercado financeiro internacional. Ela também oferece serviços modernos, rápidos e seguros por meio da plataforma digital credenciada pelo Banco Central do Brasil.

Além de proporcionar toda a comodidade de realizar processos financeiros totalmente online, o custo de serviço é o mais baixo do mercado. Vale destacar também que as operações de recebimento são realizadas em até dois dias úteis. É a melhor maneira para conseguir investimentos no exterior e otimizar o tempo nas transferências internacionais.

Como percebeu, o investidor-anjo é fundamental para aumentar as possibilidades de sucesso do seu empreendimento. Ele também garante um auxílio crucial para se destacar em um mercado com disputas acirradas. Curtiu o post? Quer ficar por dentro de informações relevantes sobre assuntos financeiros, além de acompanhar tudo em primeira mão? Então, siga a Remessa Online em suas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Instagram.


Resumindo

O que é ser um investidor-anjo?

Investidores-anjo são pessoas físicas que já tiveram sucesso em negócios anteriores e agora investem em empresas em fase inicial. Esse investimento pode ser tanto financeiramente quanto com orientações e aperfeiçoamento dos produtos ou serviços do novo projeto.

O que ganha um investidor-anjo?

O investidor-anjo pode ser remunerado com participações na empresa ou com o resgate do investimento a partir de certo período.

Qual o objetivo do investidor-anjo?

O investidor-anjo busca negócios em fase inicial para acelerar o crescimento da empresa.

Como conseguir um investidor-anjo no exterior?

Para conseguir um investidor-anjo no exterior:
1. tenha um bom plano de negócios;
2. faça um bom planejamento e divulgação;
3. tenha uma referência no exterior;
4. fique atento a rodadas de investimento e grupos de investidores.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático