O que é marketplace: tudo que você precisa saber

Quem sabe o que é marketplace tem em mãos o conhecimento de um dos modelos de negócios que mais cresce no mundo.

Você, que pretende entender o que é marketplace, saiba que esse é um modelo de negócio que se desenvolveu muito com a pandemia. Não são apenas os pequenos empreendimentos que se beneficiam. Hoje em dia, ele é também parte fundamental da estratégia de grandes marcas.

Sabe os ditados “já que não pode vencê-los, junte-se a eles” e “juntos somos mais fortes”? De certo modo, eles têm muito a ver com o conceito das plataformas que abrigam a estratégia desse fenômeno de vendas que é o marketplace.

Elaboramos este post para ele ser um panorama sobre tudo o que você precisa saber sobre marketplace. Falaremos sobre o conceito, produtos que não podem ser comercializados, como encontrar uma boa plataforma e muito mais!

Vem com a gente!

O que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio em que empreendedores disponibilizam espaços em plataformas virtuais para integrar vendedores com compradores. A tradução da palavra da língua inglesa para a portuguesa é literalmente mercado.

Esse mercado se assemelha a um shopping center, porém é virtual. Podemos considerar que os precursores do marketplace foram os comparadores de preços. Neles, os interessados em adquirir produtos pesquisavam por fornecedores que ofertavam os melhores preços e condições de pagamento. No entanto, nesses sites não havia o comércio.

O marketplace foi mais longe — além de ser um buscador de preços, como acontecia antes, se transformou em um ambiente em que as vendas podem ser concretizadas. Isso fez com que esse conceito de negócios se tornasse uma tendência e um facilitador para vendedores e compradores.

Como funciona um marketplace?

O marketplace funciona por meio de uma plataforma virtual e três personagens básicos: gestores, vendedores e compradores. Os primeiros implantam o site para oferecer desempenho para os lojistas que desejam vender e usabilidade para o público que quer comprar.

O gestor do site, em grande parte dos casos, é uma empresa já reconhecida no mercado. Esse é um dos motivos que atrai fornecedores e compradores. Esse integrador de negócios assume determinadas responsabilidades nas negociações e se torna solidário diante dos órgãos de defesa do consumidor.

Para evitar autuações e multas dos órgãos reguladores e fiscalizadores e não manchar a imagem do site, os administradores de marketplace estipulam os procedimentos e regras para os lojistas ofertarem os seus produtos. Conheça algumas delas:

  • preenchimento de cadastro, em que para aprovação podem ser avaliados dados como reconhecimento da marca e pontuação no Reclame Aqui;
  • tipos de produtos a serem comercializados;
  • regularidade com as responsabilidades fiscais como emissão de nota fiscal e pagamento de impostos em dia;
  • pagamento de comissão sobre percentual das vendas ou uma taxa de aluguel mensal fixo;
  • prazos mínimos e máximos para entregas e trocas de mercadorias.

Qualquer produto pode ser vendido no marketplace?

Não, existem restrições. Essa é uma das perguntas mais comuns feitas pelas pessoas que querem saber o que é marketplace e como ele regulamenta os produtos a serem comercializados.

Em resumo, todo produto considerado ilegal pela legislação brasileira e que possa trazer danos para a integridade das pessoas não pode ser oferecido nos sites.

Conheça os principais produtos que não podem ser vendidos no marketplace:

  • medicamentos mesmo com receita médica;
  • drogas e substâncias alucinógenas;
  • animais em risco de extinção;
  • cigarro, tabaco e seus derivados;
  • armas, munições e explosivos;
  • produtos telefônicos e eletrônicos não regulamentados pela legislação brasileira;
  • produtos sem selo do Inmetro, como brinquedos.

Quais são os principais marketplaces do mercado?

Neste tópico, separamos os principais marketplaces do mercado. Alguns são de origem nacional e outros são internacionais. São eles:

  • Amazon;
  • Wish;
  • Mercado Livre;
  • B2W;
  • Magazine Luiza;
  • Shopee.

Conheça com mais detalhes os principais marketplaces do mercado.

Amazon

Quando o assunto é marketplace, certamente a norte-americana Amazon é uma das primeiras plataformas mencionadas. Começou obtendo grande sucesso na venda de livros com preços atrativos e expandiu o seu negócio para outros produtos.

É o marketplace que mais vende no mundo. No Brasil, ocupou a quinta posição em vendas em 2021. Um dado importante da Amazon é que os pequenos e médios empreendimentos estão em expansão nessa plataforma.

Wish

A Wish também é uma plataforma de marketplace norte-americana. Fundada em 2010, permitiu a entrada de vendedores brasileiros em 2020. Aceita vendedores na modalidade pessoa física ou jurídica. O acesso pode ser feito por meio do site ou pelo aplicativo próprio.

Mercado Livre

O Mercado Livre é um marketplace originado na Argentina — sendo o que mais vende no Brasil. Dificilmente uma pessoa em nosso país, que gosta de comprar pela internet, nunca tenha adquirido alguma mercadoria dessa empresa.

Além da variedade de produtos, preços e rapidez na entrega, algo que transmite confiança aos compradores é a possibilidade de saber como é a reputação do lojista na própria plataforma.

B2W

Talvez pela sigla B2W as pessoas não identifiquem a empresa. No entanto, esse marketplace engloba lojas de renome como Americanas, Submarino e Shoptime. Quem opta por vender nesta plataforma pode vender nas três empresas de uma vez.

Magazine Luiza

O marketplace brasileiro Magazine Luiza não nasceu na internet. Durante muito tempo, o empreendimento foi um fenômeno de vendas em lojas físicas, administrado por muitos anos por Luiza Trajano. Com visão no futuro, ela percebeu que seria possível expandir o negócio e apoiar pequenas empresas.

Durante a pandemia, o Magazine Luiza lançou uma plataforma denominada como parceiro Magalu, em que facilitou a entrada de pequenos lojistas no marketplace. Além dos móveis e eletrodomésticos que foram referência da marca durante anos, o site está aberto a outros produtos.

Shopee

A plataforma de vendas online Shopee é de origem asiática. Caiu no gosto dos brasileiros tanto para os que querem vender quanto para os que pretendem comprar. Esse marketplace é famoso por oferecer produtos a baixo custo, além de atrair muitas pessoas por disponibilizar cupons para frete grátis.

Os produtos adquiridos em lojas com sede no Brasil, dependendo do endereço, podem ser recebidos pelo comprador em três dias. Mas, mesmo os produtos do exterior, como os provenientes da China, conseguem surpreender pela rapidez da entrega.

Qual a diferença entre marketplace e loja virtual?

Quem pretende trabalhar com vendas online precisa entender a diferença entre marketplace e loja virtual. O que difere esses modelos de negócios digitais é a estrutura.

Na loja virtual existe apenas uma marca e os produtos dela. Já no marketplace há várias lojas, inclusive, oferecendo o mesmo produto — ou seja, é um verdadeiro centro de compras.

No marketplace, após a aprovação do cadastro, o vendedor encontra toda uma estrutura comercial pronta para uso. Já na loja virtual todo o trabalho de montagem do site, anúncios e campanhas para conquistar tráfego na página são responsabilidades de quem vende.

Como são as vendas no marketplace?

As vendas no marketplace funcionam por meio de uma sequência que não é muito diferente de um comércio online comum. A diferença é que o lojista tem apoio da plataforma. Basta ele já ter o seu cadastro aprovado e o produto lançado no site.

Veja como é feita a sequência de vendas no marketplace:

  • recebimento do pedido do cliente;
  • comprovação do pagamento;
  • em alguns casos, desconto automático da comissão do vendedor para o marketplace;
  • separação do pedido — esta etapa pode ser feita pelo lojista ou pelo marketplace, isso dependerá do combinado em contrato;
  • entrega da mercadoria, que pode ser diretamente pelo lojista ou pelo marketplace.

Cabe salientar que, logo após o recebimento do pedido, o lojista deve atualizar o site para o cliente acompanhar o status da compra.

Quanto mais rápida for a atualização e maior o detalhamento dos processos, maiores serão as chances de confiança na marca e a possibilidade de concretizar novos negócios. Isso ajuda a postagem de comentários positivos nos feedbacks da plataforma.

Quais são as vantagens de fazer parte de um marketplace?

Quem sabe o que é marketplace não tem dúvida de que essa plataforma oferece benefícios para os seus negócios. Conheça agora quais são as principais vantagens:

  • visibilidade;
  • aumento das vendas;
  • diversidade de público;
  • custo x retorno;
  • escalabilidade;
  • economia.

Visibilidade

Por melhor que seja um produto, seja uma startup, um pequeno ou grande empreendimento, se ele não tiver boa visibilidade, dificilmente conseguirá alavancar no mercado. A boa notícia é que as plataformas de marketplace são muito mais visualizadas do que as lojas virtuais isoladas.

Para isso, temos uma dica importante: use bons recursos visuais para chamar a atenção do seu público-alvo. Imagens reais, de vários ângulos e com pessoas próximas ou utilizando a sua mercadoria são essenciais e atrativas.

Aumento das vendas

Quando cresce a visibilidade do produto, o aumento das vendas é o próximo e um dos mais esperados resultados para quem ingressa no marketplace. Mas, para isso, é imprescindível que você pratique uma precificação justa e compatível com o mercado.

Diversidade de público

Mesmo que o seu negócio já tenha um determinado perfil de clientes, com o grande alcance do marketplace, será possível obter uma diversidade de público. Essa é uma vantagem que pode ampliar a sua carteira de produtos e serviços.

Custo x retorno

Podemos considerar que os custos com o pagamento de taxas para os gestores são menores que abrir uma loja física ou manter um e-commerce por conta própria. Isso faz com que o retorno financeiro do negócio obtenha um equilibro esperado entre custo e benefício.

Escalabilidade

Escalabilidade é um termo muito utilizado no mundo das startups. Trata-se da necessidade que os negócios de inovação têm de expandir faturando muito com baixos custos. O marketplace pode favorecer essa escalada para esses tipos de negócio, que, em grande parte das vezes, nascem no ambiente digital.

Economia

A economia nos negócios é uma meta que todos os empreendedores buscam, independentemente do tamanho.

O afiliado em uma plataforma de marketplace economiza em manutenção de sites, aluguel de lojas físicas, campanhas de marketing entre outros. Com isso, o vendedor pode investir em negócios promissores, na qualidade dos produtos e no atendimento ao cliente.

Quem pode vender em marketplace?

Basicamente, qualquer pessoa que pretenda ofertar algum produto ou serviço pode vender em marketplace. No entanto, isso dependerá das regras das plataformas de integração.

Desse modo, podem vender em marketplace:

  • autônomos e pessoas físicas — por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • microempreendedores individuais (MEI) e outros empreendimentos — com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Como escolher uma boa plataforma de marketplace?

Escolher uma boa plataforma de marketplace, com certeza, é uma ação que determinará o sucesso do seu negócio. Dessa maneira, não é recomendado ingressar em uma plataforma sem conhecer a sua estrutura básica.

Veja agora algumas dicas para escolher uma boa plataforma de marketplace:

  • pesquise sobre a reputação da plataforma;
  • conheça o público-alvo;
  • teste a qualidade do site e do aplicativo;
  • pergunte como o seu produto aparecerá na vitrine;
  • compare as taxas e comissões.

Entenda com mais detalhes cada dica para escolher a sua melhor plataforma de marketplace.

Pesquise sobre a reputação da plataforma

Quem deseja escolher uma plataforma de marketplace adequada para o seu negócio deve pesquisar a reputação da empresa. A opinião de vendedores que já fazem parte dela e de compradores deve ser considerada antes de assinar o contrato.

Conheça o público-alvo

Para conhecer o perfil das pessoas que concretizam os pedidos na plataforma, entre no site ou consulte o administrador. Isso é importante porque, o ideal é que os compradores tenham características do público-alvo que você definiu para o seu produto. Caso sejam muito diferentes, há o risco de não vender o volume planejado.

Teste a qualidade do site e do aplicativo

Teste a qualidade do site e do aplicativo como se fosse adquirir um produto. Navegue para sentir a experiência que os seus clientes terão. Verifique a velocidade de conexão, se há travamentos, confira a qualidade das imagens e do design da página.

Pergunte como o seu produto aparecerá na vitrine

Pergunte para os administradores da plataforma como o seu produto ou serviço aparecerá na vitrine. Isso é importante para saber a sua posição e dos concorrentes no site. Ciente disso, você consegue traçar estratégias de ranqueamento.

Compare as taxas e comissões

Compare as taxas e comissões da plataforma para saber se estão dentro dos parâmetros do mercado. Se, por exemplo, forem mais caras que a média, procure saber se há equilíbrio entre custo-benefício.

Como você pôde conferir, entender o que é marketplace e as vantagens de divulgar os seus produtos é o ponto de partida para estabelecer novas parcerias e impulsionar as vendas da sua empresa.

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Resumindo

O que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio em que empreendedores disponibilizam espaços em plataformas virtuais para integrar vendedores com compradores.

Quais são os principais marketplaces do mercado?

– Amazon;
– Wish;
– Mercado Livre;
– B2W;
– Magazine Luiza;
– Shopee.

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