O que é o índice DAX-30 e como investir na Alemanha

Conheça o Índice DAX, indicador que mede o mercado de ações na Alemanha. Saiba o que é esse índice e o que o compõe. Entenda também como investir em ações na Alemanha.

Já falamos aqui no blog sobre alguns índices do mercado de ações, como Dow Jones, Nikkei, entre outros. Entender sobre economia e mercado financeiro é importante para quem deseja aplicar o seu dinheiro em produtos que tragam segurança e contribuam para a rentabilidade das suas aplicações. Aqui, entra o índice DAX-30.

Ele é o principal indicador da bolsa de valores da Alemanha. A economia alemã é a maior da União Europeia e a quarta maior do mundo. Por isso, ocupa um papel importante no cenário econômico internacional.

Neste post, vamos ajudar você a entender como funciona o principal índice do mercado de ações do país europeu e como investir na bolsa alemã.

Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

O que é o DAX-30?

O DAX-30 é o principal índice do mercado de ações da Alemanha. Esse indicador reúne as 30 maiores empresas alemãs cotadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (blue-chip).

O indexador foi criado em 1987, com um valor base de 1 mil e ultrapassou a marca dos 12 mil, pela primeira vez, em 2015.

Diferente de outros índices, o DAX-30 é atualizado depois do fechamento dos principais mercados, com base nos preços para o dia seguinte.

Para entrar na lista de empresas avaliadas pelo indicador, são levados em consideração o valor de mercado e a liquidez das ações das companhias. Nele, estão inseridos os dados de mercado de grandes empresas alemãs, como Adidas, Bayer, Siemens, Volkswagen e Continental.

Por ser composto das 30 maiores empresas negociadas na bolsa de valores de Frankfurt, ele pode ser comparado ao índice Dow Jones (DJIA). O DAX-30 tem importância global. Por isso, diversos fatores podem influenciá-lo, como a economia mundial, a abertura de postos de trabalho, a expectativa dos investidores etc.

O Índice DAX compila os dados de ações de algumas das maiores empresas do mundo e que são de origem alemã.

Como funciona o índice DAX-30?

O principal índice da bolsa de valores da Alemanha é influenciado por diferentes fatores, inclusive do cenário macroeconômico. Por exemplo, a redução do crescimento da economia mundial impacta os seus resultados.

No entanto, os aspectos internos também são relevantes. É o caso da criação de postos de trabalho, da taxa de juros global, da expectativa dos investidores e mais.

De todas essas variáveis, a mais importante é o lucro das companhias listadas. Portanto, quanto mais elevado ele for, mais o índice DAX-30 se valoriza.

Todos os preços usados para calculá-lo são coletados pelo Xetra, o sistema eletrônico de negociação gerenciado pela bolsa de valores na Alemanha. Também é nesse ambiente que a pontuação é revista de forma periódica.

O que é preciso saber sobre o índice DAX-30?

Para entender esse indicador, é preciso considerar algumas variáveis. A seguir, listamos os principais para complementar as informações de funcionamento. Veja!

Reação a eventos mundiais

Assim como outros índices de mercado, o DAX-30 é influenciado por eventos que afetam o mundo todo. Esse é o caso de guerras, crises sanitárias, desastres naturais, notícias econômicas e incertezas políticas.

Isso significa que, para saber como investir na bolsa alemã, é preciso fazer a leitura do mercado e prever como ele responderá. Mais do que acompanhar o índice DAX-30, é preciso avaliar indicadores europeus e outros aspectos econômicos.

Índice ponderado pela capitalização

As ações das companhias são ponderadas de acordo com o valor de mercado de todos os ativos dessa categoria em circulação. A revisão é feita de forma trimestral e as empresas são escolhidas conforme a capitalização da bolsa e o volume de ordens.

Empresas também são negociados nos Estados Unidos

As companhias listadas no índice DAX-30 oferecem seus ativos na bolsa de valores da Alemanha e também dos Estados Unidos. Com isso, elas são referência para os mercados americanos.

Como o funcionamento na Alemanha é anterior ao dos Estados Unidos, eles sinalizam bem o que deve acontecer no país norte-americano. Por isso, vale a pena acompanhar.

Sensibilidade às influências do mercado global

Isso acontece justamente porque as empresas do índice DAX-30 estão sediadas em vários países, não apenas na Alemanha. Com isso, estão mais sensíveis às oscilações e aos impactos que ocorrem no mundo.

Qual é o equivalente brasileiro ao índice DAX-30?

O Brasil não tem nenhum índice de grande porte como o DAX-30. O mais parecido seria o IBrX 50, que reúne as 50 maiores companhias listadas na B3, a bolsa de valores brasileira.

No entanto, o IBrX 50 tem uma característica diferente dos outros índices: concentra mais empresas dos setores financeiro e de commodities. Por conta disso, é menos indicado investir nesse indicador.

Diferente do que acontece com o índice DAX-30, o recomendado é escolher diferentes ações de companhias sólidas e com bons resultados, mas que vendem ativos a preços baixos. A prática é chamada de stock picking.

Desse modo, você consegue ter uma remuneração mais elevada do que com o IBrX 50 e até ultrapassar a média do mercado. Ainda assim, vale a pena diversificar e alocar recursos no DAX-30, já que essa é uma forma de potencializar seus ganhos.

Como negociar o DAX-30?

Operar com o Deutscher Aktienindex — nome oficial do índice DAX-30 — significa fazer movimentações na bolsa de Frankfurt. As principais informações sobre o indicador são:

  1. funcionamento das 6h01min às 19h59min, de segunda a sexta-feira, segundo o horário de Greenwich;
  2. incrementos de 0,50;
  3. requisito de margem de 2%;
  4. alavancagem máxima de 20:1;
  5. tamanho mínimo de operação de 1 unidade;
  6. negociação dos valores em euros.

Além disso, é preciso seguir algumas etapas para garantir o processo de investimento correto. São elas:

  1. traduzir os documentos de forma juramentada para o idioma alemão;
  2. buscar o consulado da Alemanha na sua cidade antes de abrir sua conta no exterior;
  3. abrir uma conta em um banco ou corretora de valores da Alemanha. Geralmente, é necessário apresentar documento pessoal com foto, passaporte e comprovante de residência;
  4. expatriar os recursos financeiros para começar a investir na bolsa de valores da Alemanha.

Para esse processo, é necessário efetivar o processo de transferências internacionais.

Por que investir em ações de empresas alemãs?

Segundo o Relatório de Competitividade Global de 2018, do Fórum Econômico Mundial, a Alemanha é o país líder em inovação, superando Estados Unidos e Suíça. O país também atribui estabilidade econômica, força de trabalho qualificada e alto nível de desenvolvimento. Ao investir na Alemanha, o investidor encontrará:

  1. estabilidade política e boa relação internacional, o que beneficia o mercado;
  2. uma das infraestruturas mais desenvolvidas da Europa;
  3. base industrial forte;
  4. mercado consolidado em exportações;
  5. avanço tecnológico e em inovação;
  6. mão de obra extremamente qualificada;
  7. finanças públicas eficazes;
  8. sistema fiscal competitivo.

Além disso, o investidor estrangeiro tem o mesmo tratamento que o alemão, ou seja, tem acesso aos mesmos benefícios. 

O mercado de ações alemão apresenta forte potencial para quem busca investir no exterior, mas antes de decidir onde aplicar seu dinheiro, você deve acompanhar o Índice DAX-30 e outros indicadores de mercado do país.

Como investir em ações de empresas alemãs?

O caminho mais utilizado por investidores brasileiros que desejam investir no país europeu é por meio da bolsa alemã, utilizando os serviços de corretoras internacionais de investimentos, que atuam com ações de empresas.

Com a conta aberta, o investidor terá que enviar o valor de investimento para o exterior. Esse envio pode ser feito por meio de transferência bancária, agências de câmbio ou remessa de dinheiro.

A Remessa Online é uma plataforma digital que oferece serviços de transferência internacional de dinheiro. Por meio dela, é possível enviar e receber dinheiro do exterior pagando o menor custo do mercado: apenas 1,3%.

As principais vantagens de usar a Remessa Online são:

  1. custo de envio ou recebimento fixado em 1,3%;
  2. dinheiro enviado em até 1 dia útil;
  3. possibilidade de envio para mais de 100 países;
  4. plataforma totalmente em Língua Portuguesa;
  5. tarifas externas tem um custo fixo de R$5,90 para transações até R$2.500 e são gratuitas para envios acima desse valor (cobrado apenas o IOF + a taxa de serviço);
  6. conversão da moeda utilizando o câmbio comercial, mais barato do que o câmbio turismo.

Acesse o nosso site, crie seu cadastro e veja como é fácil fazer suas transferências internacionais sem sair de casa.

A Remessa Online oferece o melhor custo-benefício para quem quer investir no exterior. Basta criar uma conta na plataforma e fazer o envio. O investidor paga apenas 1,1% de IOF na transação. Conheça a plataforma e invista no exterior com a Remessa Online

Empresas que fazem parte do DAX-30

O índice é composto por empresas conhecidas, como a Adidas, a Volkswagen e o Deutsche Bank, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo e de extrema importância para a Europa.

É importante destacar que, como não existe um indicador com o mesmo potencial no Brasil, o que mais se aproxima é o IBrX 50. Quem é investidor, além de conhecer o mercado nacional, costuma demonstrar interesse por produtos financeiros junto às empresas estrangeiras. 

A grande vantagem de investir no mercado internacional, é ser mais estável e previsível que o mercado brasileiro. Além disso, a gama de empresas disponíveis fora do Brasil é maior, o que amplia o leque de opções do investidor.

É importante lembrar aos investidores que todo investimento é feito apenas após a análise do perfil do investidor, dos seus objetivos pessoais e da situação do mercado. O suporte de profissionais ou empresas especializadas pode fazer toda a diferença nas escolhas de produtos e na rentabilidade dos seus investimentos. 

Private Equity em investimentos na Alemanha

O private equity é uma tendência nos mercados internacionais. Mas o que é isso? Basicamente, é um investimento em participações na capital de empresas, que não é feito por meio do mercado de ações.

Ou seja, o investidor aplica seu capital diretamente nas empresas. Geralmente, são aquelas de pequeno e médio porte com capital fechado.

Quem opta por investir nelas, adquire participação no negócio e pode usufruir dos lucros futuramente.

No mercado de investimentos, percebe-se que a Alemanha está se tornando uma alternativa interessante para quem busca esse tipo de negócio.

Passo a passo de como usar a Remessa Online 

Como já mencionamos, a Remessa Online é uma plataforma para transferências internacionais de dinheiro e ajuda investidores que atuam no mercado internacional, inclusive na Alemanha.

Para enviar dinheiro a uma corretora internacional via Remessa online, é necessário acessar a plataforma na chamada “Área do Cliente” e selecionar a opção “Novo Envio”.

Você será direcionado para outra tela, na qual deve escolher a opção “Enviar para Corretora Internacional”. Nela, aparece a indicação de algumas corretoras, entretanto, se não aparecer a sua, basta selecionar a opção “Outra corretora”.

A seguir, você deverá inserir os dados da conta e encaminhar o documento que comprova a abertura da conta — o contrato ou o e-mail de confirmação.

Com a validação dos documentos, a transferência é autorizada. Então, o usuário deve realizar uma transferência bancária (TED) para a Remessa Online e encaminhar o comprovante da transferência. Após esse envio, o dinheiro será encaminhado para a corretora em até um dia útil.

Como você pode perceber, a Remessa Online oferece serviços de transferência internacional de dinheiro, que podem ajudar na gestão financeira dos seus pagamentos e investimentos internacionais.

Você gostou deste post sobre o índice DAX-30? Então aproveite para conhecer mais sobre os serviços da Remessa! Acesse o nosso site e faça o seu cadastro.

Resumindo

O que é o DAX-30?

O DAX-30 é o principal índice do mercado de ações da Alemanha. No índice, estão inclusas as 30 maiores empresas alemãs, cotadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (blue-chip). O índice é composto por empresas como a Adidas e a Volkswagen, além de outras como o Deutsche Bank, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo.

Por que investir na Alemanha?

Entre as vantagens de investir na Alemanha, podemos destacar:

  • estabilidade política e boa relação internacional;
  • uma das infraestruturas mais desenvolvidas da Europa;
  • base industrial forte;
  • mercado eficiente em exportações;
  • avanço tecnológico e em inovação;
  • mão de obra extremamente qualificada;
  • finanças públicas consolidadas;
  • sistema fiscal competitivo.

Private Equity em investimentos na Alemanha

O private equity é um investimento em participações na capital de empresas, que não é feito por meio do mercado de ações. O investidor aplica diretamente nas empresas. Trata-se de uma tendência no país, e pode ser uma alternativa interessante para quem busca opções fora do mercado brasileiro.

Por que usar os serviços da Remessa Online nos seus investimentos internacionais?

As principais vantagens de usar a Remessa Online são:

  • custo de envio ou recebimento fixado em 1,3%;
  • dinheiro enviado em até 1 dia útil;
  • possibilidade de envio para mais de 100 países;
  • plataforma totalmente em língua portuguesa;
  • tarifas externas tem um custo fixo de R$5,90 para transações até R$2.500 e são gratuitas para envios acima desse valor (cobrado apenas o IOF + a taxa de serviço);
  • conversão da moeda utilizando o câmbio comercial, mais barato do que o câmbio turismo

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar