Sem categoria

O que é o índice Nasdaq Composite?

Quem é investidor precisa estar atento para os principais índices de mercado de ações. Para isso, o investidor pode procurar a sua corretora e receber orientações ou buscá-las de forma autônoma, o que é muito comum entre os investidores que cuidam de seus próprios investimentos, sem usar o serviço de intermediários. 

Isso quer dizer que, além de acompanhar as ações de interesse, o investidor também precisa acompanhar os principais índices do mercado. Recentemente, falamos sobre o índice Dow Jones e hoje vamos falar sobre o NASDAQ Composite. Você já ouviu falar desse indicador? Aprenda mais sobre ele a seguir.

O que é o NASDAQ Composite?

O NASDAQ Composite é um dos índices de mercado mais importantes do mercado financeiro. Ao lado de índices como Dow Jones Averege e S&P 500, o indicador mede o desempenho das empresas norte-americanas e estrangeiras que estão listadas na bolsa eletrônica. 

O indicador é o mais novo entre o grupo de indicadores de ações e conta com mais de 5 mil companhias, mais do que qualquer outro indicador do mercado financeiro. Nesta lista, estão empresas líderes mundiais, como Microsoft, Intel, Oracle etc. 

O NASDAQ Composite não conta apenas com empresas sediadas nos Estados Unidos. Por esse motivo, é considerado com um dos índices mais importantes do mundo e é seguido por investidores do mundo inteiro que querem entender melhor o mercado financeiro. 

Como o NASDAQ Composite é calculado?

O índice NASDAQ Composite é calculado a partir da análise de mais de 3.300 ações listadas na Bolsa NASDAQ, o segundo maior mercado de ações mundiais, depois da Bolsa de Nova Iorque. 

O índice favorece, em grande parte, as ações ordinárias de empresas do setor de Tecnologia da Informação, mas também inclui ativos como REITs, ADRs, interesses em parcerias limitadas. Por outro lado, ações preferenciais, ETFS, units, debentures e outros derivativos não são elegíveis para compor o NASDAQ Composite. 

Acompanhar esse e outros índices é fundamental para quem quer investir em ações no exterior. Além disso, o investidor também precisa estar alerta para identificar quais são os melhores serviços financeiros para intermediar as suas operações. 

A Remessa Online te ajuda a investir no mercado de ações

Caso você queira começar a investir em ações internacionais de empresas que estão na NASDAQ, por exemplo, precisará abrir uma conta numa corretora internacional. Existem diversas corretoras e você pode escolher a que mais se enquadra em seu perfil. Alguns exemplos são: TD Ameritrade, DriveWealth e Interactive Brokers.

Leia mais: Investimentos no exterior: Como e onde investir

Após abrir conta na corretora internacional, você precisará enviar dinheiro à corretora para efetivar a compra das ações. Nesse momento use a Remessa Online para fazer a transação internacional.

A Remessa Online pratica as menores tarifas do mercado e envia dinheiro para corretoras de investimentos em todos os cantos do mundo em até 1 dia útil. Faça seu cadastro e comece a operar na plataforma. É rápido, simples e seguro.