O que é TI Verde e quais empresas já aderiram a prática

Sustentabilidade é um tema em debate há muitos anos, mas tem ganhado cada vez mais destaque. As empresas estão mais preocupadas com a conduta que estão assumindo perante ao meio ambiente, por isso têm investido em ações mais sustentáveis. A área de tecnologia também aderiu a esse movimento, dando espaço para a TI verde.

Esse novo conceito mostra que não são apenas as empresas que desenvolvem produtos, que afetam o meio ambiente diretamente, que devem pensar no assunto. Pelo contrário, toda indústria deve caminhar em direção a um modelo mais sustentável. Saiba mais sobre a TI verde a seguir.

O que é TI verde?

TI Verde (Green IT) é um movimento formado por diversas estratégias para otimizar o uso dos recursos de TI. O objetivo de aderir ao movimento é minimizar os efeitos da produção de componentes e da tecnologia sobre o meio ambiente. Dessa forma, as empresas assumem uma responsabilidade socioambiental. 

Algumas das ações ajudam a evitar o desperdício de recursos, equipamentos, softwares, energia, insumos etc. Com as reduções no consumo, estima-se que seja possível minimizar as emissões de carbono em 20% no mundo todo, até 2030.

4 empresas que aderiram à TI Verde

1. Cemig

A Cemig é uma das maiores geradoras e distribuidoras de energia elétrica do Brasil. A empresa investe em diversas ações de sustentabilidade, como a distribuição de placas de energia solar em áreas menos favorecidas.

Dentro da Cemig, cada diretor e gerente da empresa é responsável por identificar e promover iniciativas verdes dentro de suas áreas. Na área de TI, a iluminação de mercúrio foi substituída por lâmpadas de sódio, que são mais eficientes e consomem menos energia. Com a energia gerada, é possível suprir o consumo de 14 mil residências. 

Além disso, a empresa também substituiu seus monitores convencionais por LCDs, que ajudam na economia de energia. 

2. Banco Real 

O Banco real conta com um programa global de levantamento de informações sobre a operação. Com isso, avaliam os procedimentos e o consumo da área de TI para montar uma política consistente de TI Verde. 

A empresa criou um projeto, o Blade PC, para substituir os computadores. Com isso, conseguiu economizar 62% do consumo de energia elétrica e 75% do consumo com o ar condicionado. O objetivo da empresa era gerar uma economia de 335,7 mil dólares.

Para diminuir o uso do papel, o Banco Real adotou sistemas de workflow com assinatura eletrônica, isso proporcionou uma economia de 400 mil folhas de papel por ano.

3. Unilever

A Unilever é uma das pioneiras em ações de sustentabilidade. Há mais de dez anos que a empresa reduziu o número de impressoras em seus escritórios, com o objetivo de diminuir o uso de papéis. A política de impressão é uma das iniciativas que geram resultados mais rápidos para as empresas.

4. Fleury

O Fleury também adotou um programa de impressão, além de adotar normas para a contratação de fornecedores para a área de TI. Com base em uma pontuação, alcançada a partir das respostas em um questionário sobre meio ambiente, a empresa avalia o prestador de serviços.

Dessa forma, a empresa prioriza os fornecedores que investem em programas de reciclagem e têm condutas alinhadas com a preservação ambiental. Além disso, o Fleury tem o compromisso de destinar seus equipamentos para iniciativas de voluntariado e reciclagem.

Quer saber mais sobre TI Verde e outras iniciativas sustentáveis para a sua empresa? Continue acompanhando o blog da Remessa Online.

Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril