Sem categoria

Negócios digitais: quais são as métricas para avaliar seu desempenho

Os negócios digitais estão em crescimento no Brasil. Segundo um levantamento Harvard Business Review (HBR), o país é o 35º no mundo mais favorável para criar negócios online. Além disso, a pandemia do Coronavírus colaborou muito para o aumento desses números. Para se ter ideia, o comércio eletrônico tinha um crescimento esperado para 2020 de 18% e com a pandemia foi de 30%. 

No entanto, para analisar todo esse crescimento, empreendedores devem se atentar às métricas que são essenciais para avaliar o sucesso de seu empreendimento, alinhar estratégias e garantir o crescimento de qualquer empresa. 

Acompanhe o artigo abaixo para entender quais são as melhores métricas para avaliar a saúde de negócios digitais. Vamos lá?

O que são métricas para negócios digitais 

Qualquer negócio deve ser acompanhado de perto, só assim é possível saber se ele é lucrativo ou não. É para isso que existem as métricas, que são indicadores preciosos sobre a saúde do seu negócio digital.

As métricas são responsáveis por indicar se o negócio digital está ou não tendo sucesso. Além disso, elas servem para apontar:

  • O retorno que você obteve sobre determinado investimento;
  • Quanto é o custo para conseguir cada novo cliente;
  • Qual a taxa de conversão e vendas;
  • Satisfação do cliente;
  • Lucro;
  • Se campanhas estão ou não sendo um sucesso. 

Por que usar métricas na estratégia de seu negócio

Por meio da utilização de métricas em negócios digitais, todas as medidas tomadas podem ser mensuradas, quantificadas e analisadas. Isso permite aprimorar a operacionalização do negócio, além de reduzir custos. 

As métricas também servem para você entender quais são os pontos fortes e fracos das estratégias e da forma como têm sido executadas, além de analisar quais estão dando certo ou não. Consequentemente, focar apenas nas estratégias que geram um melhor retorno para a empresa. 

Além de auxiliar em uma tomada de decisões mais estratégicas, as métricas ajudam a ter uma melhor visão sobre novas oportunidades e as ações necessárias para alcançá-las. Ela também pode apontar quando um investimento é necessário e quais as falhas de operação e como elas podem ser solucionadas. 

Quais métricas usar em negócios digitais

Métricas devem ser elaboradas e analisadas com periodicidade e conforme as necessidades apresentadas. Mas você sabe quais devem usar em negócios digitais? 

É importante mencionar que cada negócio é único e, portanto, possui suas próprias métricas. No entanto, existem algumas comuns em diversos tipos de negócios digitais. 

Custo por Aquisição (CPA)

Custo por Aquisição, ou CPA, é uma métrica que deve revelar quais custos foram necessários para um negócio digital conseguir um novo cliente. Ela é muito importante para acompanhar o sucesso de campanhas nos canais de tráfego pago, por exemplo. É essa métrica que permite direcionar o orçamento do negócio e alinhá-lo com as metas estipuladas. 

Para calcular o CPA, deve-se somar o valor do investimento em marketing em um determinado período e dividir pelo número de novos clientes conquistados nesse tempo.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Outra métrica muito importante para negócios digitais é o Retorno sobre investimento (ROI), que esclarece quais são os lucros do negócio. O cálculo se dá assim:

  • ROI = receita – custo do investimento/custo do investimento

Quanto maior o resultado, maior o sucesso do empreendimento. Com o ROI é possível saber qual tem sido o real lucro do negócio com base no investimento realizado,  o que pode melhor adequar os objetivos do negócio ao orçamento proposto. 

Growth hacking: o que é e como usar a estratégia no seu negócio.

Ticket Médio

Quanto em média seus clientes gastam nas compras em sua empresa? Essa é a resposta dessa métrica. Para calcular, basta dividir o valor total das vendas pelo número de vendas realizadas. 

Caso o valor seja muito baixo, é possível utilizar estratégias para aumentá-lo. 

Taxa de conversão

Essa é uma das principais estratégias para as ações de marketing de um negócio digital. A conversão acontece quando um cliente toma uma decisão consciente, como adquirir um produto, preenche um formulário de e-mail ou baixa um e-book, por exemplo.

Essas decisões têm impacto direto no sucesso de um negócio porque são elas que se transformam em vendas de fato. 

Quando uma campanha é mal segmentada, a taxa de conversão será baixa, por isso, as ações de marketing digital devem ser bem elaboradas. 

Taxa de vendas

Já a taxa de vendas tem como objetivo apontar quais foram as vendas, de acordo com o número de atendimentos realizados. Com essa métrica, é possível saber se a queda ou aumento das vendas é feita por um único vendedor, ou é o trabalho em equipe que está dando resultados. 

Índice de satisfação do cliente

O Índice de satisfação do cliente (Net promoter score ou NPS) é uma métrica muito importante para negócios digitais. É esse indicador que mostra o quanto um cliente está satisfeito  com sua empresa e quais as chances dele indicar sua marca para outras pessoas. Além disso, é ela que aponta o nível de fidelização dos clientes.

Diferente das métricas acima, esse é um indicador qualitativo. Uma boa forma de calcular o NPS é por meio de pesquisas de satisfação com o cliente após a venda, por exemplo.

Frequência de análise

É muito importante que essas métricas sejam analisadas com frequência em um período pré determinado, mas também todas as vezes que os gestores julgarem necessário. 

Essas métricas podem ajudar a mudar estratégias sempre que necessário. Além disso, é possível que você reavalie se essas próprias métricas estão sendo eficazes para o seu modelo de negócio digital.  

Gostou dessas dicas? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo.