O que esperar da Black Friday 2022?

A Black Friday 2022 será realizada na sexta-feira, 25 de novembro e segue como uma das datas mais esperadas do ano para quem deseja comprar produtos ou serviços. Porém, esse ano as coisas podem ficar um pouco complicadas diante de alguns desafios como inflação, desemprego, alta do dólar etaxa de juros elevada, o que pode reduzir o poder de compra do consumidor. Mas será?

Fato é que muitos consumidores economizam e estão aguardando a data para aproveitar as ofertas. E parece que, este ano, as empresas preparam descontos bem atrativos.

Você arrisca um palpite? Vendas recordes ou um fiasco de vendas?

As expectativas para a Black Friday 2022

Com tantos desafios em 2022 as expectativas para a Black Friday poderiam não ser as melhores, mas o que acontece é exatamente o oposto. Um estudo do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o volume de vendas do varejo chegou em julho ao patamar de 0,5%, praticamente no mesmo nível de fevereiro de 2020.

Isso significa que o resultado conseguido é melhor do que o obtido no período pré-pandemia. E ainda tem mais.

Segundo dados levantados por um estudo da Neotrust, empresa que realiza auditorias no e-commerce nacional, há um crescimento de 4,3% no número de pedidos no segundo trimestre de 2022, comparado ao mesmo período em 2021.

Outro dado otimista que pode apontar o sucesso da Black Friday 2022 está no faturamento. Ainda segundo a Neotrust, o comércio eletrônico nos cinco primeiros meses do ano faturou 785% mais que no mesmo período antes da pandemia.

E para fechar, o comércio eletrônico brasileiro terminou o primeiro semestre de 2022 com R$118,6 bilhões em vendas, o que representa cerca de 6% de crescimento, em relação ao mesmo período em 2021.

Black Friday 2022: consumidor otimista no segundo semestre

Sim, segundo uma pesquisa da Globo o consumidor brasileiro está otimista com a Black Friday 2022. O estudo revelou que 62% dos consumidores estavam mais otimistas em relação ao segundo semestre, o que pode influenciar seu desejo de compra.

Já o Instituto Reclame AQUI apresentou uma pesquisa que trouxe dados muito interessantes sobre os itens mais desejados para a Black Friday 2022 e também os fatores que poderiam determinar a decisão por uma compra. Confira:

  • 74,4% apontam que o preço será definitivo na decisão de compra;
  • 73% preferem e desejam ver descontos em eletrodomésticos e eletroportáteis, linha branca e eletrônicos;
  • 38,2% pretendem pagar itens de valor alto à vista, desde que as lojas ofereçam um bom desconto.

Podemos ver que existe sim uma disposição bastante positiva de compra, por parte dos consumidores, apesar dos muitos desafios que o ano apresentou até aqui.


Preço do frete pode afetar a Black Friday 2022

Essa é uma grande verdade, pois o preço do frete costuma ser um fator de grande influencia para aceitar ou desistir de uma compra, não importa o quão atrativo o desconto pareça.

O ano foi marcado por preços elevados no custo dos combustíveis, e, mais recentemente, estão ocorrendo alguns protestos em rodovias que podem, de algum modo, impactar no frete e afetar o volume de vendas na Black Friday 2022.

Ano passado, cerca de 80% dos consumidores declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras na data, porém um número bem elevado de compradores, cerca de 39% afirmaram que desistiram de uma compra por causa do preço do frete cobrado, segundo a pesquisa. 

O perfil do consumidor brasileiro na Black Friday 2022

Levantamento feito pela Zoox Smart Data, uma empresa brasileira de inteligência de dados para construção de modelos preditivos, com 25.000 pessoas foi realizada entre os dias 24 e 31 de outubro, revelando dados muito interessantes:

  • 52% dos clientes não cogitam fazer compras de forma presencial na Black Friday, optando pelo Online
  • 71% dos consumidores esperam alguma forma de personalização durante o relacionamento com lojas e marcas
  • 31,6% de consumidores com compras programadas
  • 25,3% querem ainda adquirir uma televisão para acompanhar a Copa do Mundo
  • 43,2% querem garantir presentes de natal com preços mais baixos

Vale destacar que esses compradores já estão fazendo suas pesquisas online, acompanhando preços e aguardando a data para aproveitarem as ofertas.

Produtos mais desejados da Black Friday 2022

A Pelando, empresa de promoções e cupons de desconto, fez uma pesquisa mostrando os produtos mais desejados pelos consumidores brasileiros para a Black Friday desse ano.

  • Eletrônicos: 86% da preferência
  • Games e computadores: 63% da preferência
  • Itens de casa e cozinha: 35% da preferência
  • Supermercado: 26% da preferência
  • Moda: 22% da preferência
  • Saúde, beleza e viagens: 16% da preferência
  • Serviços de assinatura e delivery: 15% da preferência

Confira as lojas preferidas dos consumidores:

A pesquisa também revelou quais são as lojas preferidas dos consumidores, confira:

  • Amazon: 27%
  • Americanas: 26%
  • Magalu: 24%
  • KaBuM!: 15%
  • Submarino: 10%
  • Casa Bahia: 9%
  • Mercado Livre: 8%

Os entrevistados também informaram quais são as formas de pagamento que pretendem usar na Black Friday 2022:

  • 74% consumidores preferem usar o parcelamento no cartão de crédito, seguidos pelo PIX, como segundo meio preferido

A sua empresa já está preparada para a Black Friday 2020? Continue acompanhando os artigos do blog da Remessa Online para se manter informado sobre o mercado.

A Remessa Online também está na Black Friday:

É verdade, a Remessa Online esticou a Black Friday e criou sua Black November 2022, com descontos de até 60% no custo das suas transferências internacionais. A ação de redução do custo de operação estará no ar durante a participação do Brasil no torneio, o que todos esperam que ocorra até a conquista do tão sonhado hexacampeonato.

Aproveite para realizar compras internacionais com transferência rápida, segura e ainda mais econômica!



Quando será a Black Friday em 2022?

A Black Friday 2022 acontece dia 25 de novembro.

Quais os produtos mais desejados para a Black Friday 2022?

Segundo pesquisa do Pelando, os produtos mais desejados pelos consumidores são:
Eletrônicos: 86% da preferência
Games e computadores: 63% da preferência
Itens de casa e cozinha: 35% da preferência
Supermercado: 26% da preferência
Moda: 22% da preferência
Saúde, beleza e viagens: 16% da preferência
Serviços de assinatura e delivery: 15% da preferência

Quais as lojas preferidas pelos consumidores para a Black Friday 2022?

Ainda segundo a pesquisa do Pelando, as lojas mais desejadas pelos consumidores são:
Amazon: 27%
Americanas: 26%
Magalu: 24%
KaBuM!: 15%
Submarino: 10%
Casa Bahia: 9%
Mercado Livre: 8%

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024