O que fazer em Atenas: roteiro encantador

Saiba o que fazer em Atenas e como aproveitar cada momento vivido na cidade grega com suas belas e seculares histórias.

Ao planejar uma viagem para a Grécia, certamente, uma das dúvidas é o que fazer em Atenas, um destino dos sonhos de muitas pessoas. A capital conserva tantas histórias que se não houver um planejamento não dará tempo de conferir tudo durante a estadia.

Uma das melhores formas de aproveitar bem uma viagem, sobretudo, internacional, é conhecer antes os pontos turísticos e traçar um roteiro. Dessa forma, é possível otimizar o tempo, economizar na locomoção e construir uma memória incrível do passeio.

Foi pensando nisso que trouxemos neste post a história de Atenas, a melhor época para visitar, além dos principais pontos turísticos com suas características e particularidades. Continue lendo e veja também a documentação necessária para fazer a viagem!

O que fazer em Atenas? Conheça a história dessa cidade incrível

A cidade de Atenas não é somente capital da Grécia, mas o palco de muitos acontecimentos históricos, ligados ao sistema político da época. Estamos falando de séculos a.C. e dos confrontos emblemáticos contra os persas e depois os espartanos, o que levou ao seu declínio.

Chamada de polis, Atenas é, com Esparta, uma das cidades-estado da Grécia Antiga mais significativas. São cidades que contribuíram bastante para o desenvolvimento da cultura grega no final dos períodos arcaico, homérico e clássico.

O nome da cidade tem origem em Ateneia, a deusa protetora que nasceu da cabeça de Zeus, figura mítica, conhecido como pai dos deuses. Erguida na península de Ática, seus primeiros povoadores foram os pelágios.

Inicialmente monarquia e aristocracia, depois considerada o berço da democracia, com o tempo Atenas sofreu invasão de povos como aqueus, eólios e jônios, sendo que somente a esses últimos foi atribuída uma legítima ancestralidade.

Foi no século V, o “Século de Péricles”, que o político impulsionou a democracia ao estabelecer o direito aos espetáculos gratuitos para a plebe. Era alguém que, rodeado de artistas e escritores, fazia questão de exaltar a beleza de Atenas.

Com recursos de aliados, Péricles tratou de reconstruir a Acrópole, antes destruída pelos persas, construir o Templo de Atena Nice e Erecteion, além do Parthenon, um símbolo de Atenas — o século de uma Atenas populosa com cerca de 250.000 habitantes.

Ao longo do período de guerras, Atenas se valeu do poder marítimo, das riquezas e das alianças formadas com outras polis. No entanto, a peste se alastrou atingindo grande parte da população, seja os residentes ou aqueles que fugiam das guerras — até mesmo o líder Péricles, sucumbiu à doença.

Muitas batalhas depois e uma crise a partir do século IV a.C., Atenas entrou em completa decadência social, cultural e política. Foi então que em 338 a.C., derrotada na Batalha de Queroneia, liderada por Felipe da Macedônia, Atenas perdeu de vez a sua independência.

O sucessor de Felipe, Alexandre Magno, deu início ao chamado período helenístico, tornando Atenas um foco de artes e ciências, tutelada em 146 a.C. por Roma. Contudo, em 88 a.C. Atenas resolve se rebelar, sendo atacada pelos romanos a mando de Silas, que ordenou a destruição dos monumentos e uma grande matança.

Mesmo destruída, Atenas se  manteve um polo intelectual e cultural na época, preservando sua cultura e essência. Ainda que dependente de Roma, Atenas foi por muitos anos a capital cultural do mundo, recebendo visitantes do mundo inteiro em busca de conhecimento.

Em 395, Atenas passou de vez a fazer parte do Império Romano do Oriente, sendo que em 529, Justiniano ordenou o fechamento das escolas filosóficas e a transformação dos templos em igrejas.

Na Idade Média pouco se soube ou se falou de Atenas, enquanto na Idade Moderna, em 1687, a cidade volta ao domínio turco, sendo saqueada em 1821 durante a Guerra da Independência Grega.

Já em 1832, Oto, filho de Luís da Baviera, foi proclamado o rei da Grécia e fez mudanças expressivas, sendo uma delas, a definição de que Atenas passaria dali em diante, a partir de 18 de setembro de 1835, a ser a capital do reino da Grécia.

Qual a melhor época do ano para visitar a cidade?

A cidade de Atenas é o centro político, econômico e cultural da Grécia e um dos destinos turísticos de grande importância em nível mundial. Portanto, há muito para se ver e a melhor época para fazer isso é na alta temporada, durante o verão, entre junho e setembro.

Esse é um período em que a cidade fica mais bonita, luminosa e cheia de turistas do mundo inteiro. Por conta disso, os estabelecimentos se mantêm abertos até mais tarde, para receber e atender quem chega sem pressa.

Com um clima quente, mas agradável, a temporada favorece os passeios ao ar livre, pelas praias e ilhas. A temperatura não impede de visitar os monumentos e ficar até tarde aproveitando ao máximo toda a riqueza e herança cultural e artística de uma das cidades mais fascinantes do mundo.

Quais os pontos turísticos para visitar em Atenas?

A ansiedade e o entusiasmo de quem planeja ou está prestes a viajar para um destino como Atenas são compreensíveis e fazem todo o sentido. Afinal, estamos falando de uma cidade de séculos, que é uma verdadeira aula de História a céu aberto.

São muitos os pontos turísticos e cada um deles traz uma memória magnífica sobre um passado que, de um jeito ou de outro, causou impactos políticos e culturais em todo o mundo.

Conheça um pouco dos principais atrativos da cidade e assim, quando você chegar lá, saberá exatamente o que fazer em Atenas para desfrutar ao máximo da sua viagem!

Acrópole

O cartão postal da cidade é um lugar marcante e que não pode deixar de ser visitado durante uma viagem à Grécia. Mais de 2 mil anos se passaram desde a sua construção até o que vemos agora.

Localizado a 150 metros acima do nível do mar, por lá você vai caminhar entre ruínas em formatos geométricos, com acesso a monumentos que, certamente, fizeram parte da sua imaginação nas aulas de História:

  • Erecteion;
  • Pathernon;
  • Propileu;
  • Teatro de Herodus Atticus;
  • Teatro de Dionísio;
  • Templo de Atena Nice.

Ágora de Atenas

Ágora significa um lugar de reunião e no caso da de Atenas, concentrava os cidadãos atenienses em diversos momentos, há mais de 2.400 anos, para atividades ligadas ao comércio, à política e ao lazer da cidade.

Por lá existem duas construções importantes:

  • Templo de Hefesto, o deus grego — um dos templos mais conservados da Grécia;
  • Stoa de Attalos — onde os atenienses se encontravam e que atualmente sedia o Museu Arqueológico da Ágora de Atenas, com exposição das pedras encontradas durante as escavações que acontecem ainda hoje.

Cemitério Kerameikos

Imagine um cemitério integrado à cidade, anexo a um museu que explica toda a sua história e como o tema “morte” era e é tratado pelo povo grego. Assim é o Cemitério de Kerameikos, que no passado era também um local de realização de procissões e cerimônias religiosas.

Biblioteca de Adriano

Há cerca de 2 mil anos, o imperador romano Adriano foi o responsável pela construção da biblioteca que leva seu nome, em forma retangular, sustentada por 100 pilares, com um vão central composto por jardim e piscina.

Também chamada Biblioteca das Cem Colunas, é um lugar criado para que o povo ateniense pudesse frequentar e ter acesso à vasta coleção de livros sobre sua vida. Mesmo depois das reformas no governo do imperador Hercúleo, o local foi abandonado e hoje apenas se vê um esboço de poucas colunas.

Bairro Monastiraki

De energia contagiante, o bairro, repleto de bares, lojas e restaurantes, é ideal para andar sem compromisso e ir descobrindo o que oferece. Existe o Mercado de Pulgas, produtos chineses falsificados, deliciosas comidas de rua e muitas lembrancinhas que você pode presentear os amigos e parentes na volta para casa.

Ágora Romana

É outro lugar que você não pode deixar de conferir, pois também faz parte da história de Atenas. O início da construção se deu pelo imperador romano Júlio César, passando à conclusão no governo do seu sucessor, Augusto.

A Ágora Romana se tornou um centro comercial em grande pátio aberto, dividido por passarelas e cheio de lojas para negociação de diversos produtos.

Bairro de Plaka

Um bairro bucólico, bonito, elegante e com boa estrutura, que traz sensação de aconchego e é ideal para hospedagens. Pelas ruas estreitas e de pedra, você vai encontrar feiras, igrejas, cafés e lojinhas — as construções de estilo neoclássico do século XIX fazem do bairro um local memorável.

Praça Syntagma

Localizada na região central da cidade, na praça você vai encontrar os soldados da Guarda Presidencial, os Evzones. Eles são responsáveis pela segurança do Parlamento Grego, residência presidencial e Túmulo do Soldado Desconhecido, monumento em homenagem aos soldados não identificados que morreram em batalha.

A cada hora ocorre a cerimônia de troca da guarda, que é quando os soldados marcham coordenadamente, com seus uniformes de kilt (uma espécie de saia), o que remete à vestimenta dos antigos gregos combatentes dos otomanos.

Templo de Zeus Olímpico

Falar do que fazer em Atenas sem mencionar o Templo de Zeus Olímpico como um ponto turístico seria quase uma heresia. O monumento dedicado ao rei dos deuses do Olimpo demorou mais de 500 anos até que suas obras fossem concluídas.

É um templo maior até mesmo que o Parthenon, mas, aos poucos foi desativado e seus materiais usados em outras construções. Na visita, tudo o que você verá são as poucas colunas que restaram, mas a essência da história permanece viva.

Qual a documentação necessária para viajar para Atenas?

Os brasileiros em viagem à Grécia, ou a qualquer país europeu, não precisam de visto, no entanto, estão sujeitos ao controle de entrada. Após admitido no Espaço Schengen — reunião de 30 países da Europa — você terá direito a permanecer 90 dias corridos na Grécia ou 180 dias alternados.

Para isso, alguns documentos poderão ser exigidos pelo agente de imigração, sendo o passaporte obrigatório e os demais, facultativos. Para evitar problemas e agilizar sua entrada, mantenha todos os documentos separados e organizados, para o caso de precisar apresentá-los. Eis a lista:

  • passaporte com validade de, pelo menos, 3 meses depois da data anunciada do fim da viagem;
  • passagem de ida e volta;
  • reserva de hospedagem ou carta-convite — com data válida para todo o período da viagem;
  • seguro-viagem no valor de 30 mil euros;
  • prova de 65 euros por dia de viagem — em dinheiro vivo ou extrato de cartão com limite de gastos.

Sobre vacinas, quem viaja à Grécia não precisa apresentar certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Já os requisitos referentes à Covid dão conta de que a Grécia está, desde fevereiro de 2022, aberta aos, comprovadamente, visitantes vacinados do Brasil — e são aceitas todas as vacinas.

A moeda na Grécia é o euro, logo, caso leve dólares, saiba que será preciso trocar nas casas de câmbio, o que pode fazer você perder dinheiro devido à cotação e taxas cobradas — o ideal é pensar nisso ainda no Brasil.

Você pode levar dinheiro vivo, o que é um risco, optar pelo cartão de crédito, lembrando que na cobrança da fatura é considerada a cotação do dia da compra e que em cada uma delas incide os 6,38% do IOF — portanto, leve um cartão de crédito internacional somente como segurança e para emergências.

É possível também levar um cartão pré-pago em euros e carregar aos poucos, com a incidência de 6,38% de IOF. Se preferir, você pode abrir uma conta de remessa internacional e já realizar todas as operações antes de sair do país, garantido taxas melhores e uma cobrança mais justa de IOF.

Agora você já sabe o que fazer em Atenas, então, elabore um bom planejamento financeiro, construa aquele roteiro dos sonhos e faça as malas para viver uma das melhores experiências da vida, que é conhecer um lugar com tanta importância para a história da humanidade.

Se você gostou do post, que tal aproveitar a visita e assinar a nossa newsletter para receber direto na sua caixa de entrada conteúdos interessantes sobre viagens, câmbio, recebimento e envio de remessas internacionais?

Resumindo

Qual a melhor época do ano para visitar Atenas?

A alta temporada, durante o verão, entre junho e setembro, é o período mais indicado para quem deseja visitar Atenas, uma vez que é ideal para os passeios ao ar livre, incluindo as magníficas praias e ilhas gregas, em temperatura amena e agradável.

Quais os pontos turísticos para visitar em Atenas?

– Acrópole;
– Ágora de Atenas;
– Cemitério Kerameikos;
– Biblioteca de Adriano;
– Bairro Monastiraki;
– Ágora Romana;
– Bairro de Plaka;
– Praça Syntagma;
– Templo de Zeus Olímpico.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar