OBS Studio: guia rápido para você começar streamar hoje

O OBS Studio é um software de código aberto que pode ser usado para gravação e transmissão de vídeos. Saiba como ele funciona!

A pandemia reestruturou diversas rotinas e fez com que muitas pessoas procurassem soluções alternativas para ganhar dinheiro na internet. A indústria de streaming online foi uma delas. Para isso, muitas pessoas passaram a utilizar o OBS Studio como um programa intermediário para gravação de vídeos.

Mas você sabe o que é essa ferramenta e como ela pode ajudar quem trabalha nessa área? O trabalho presencialmente já não é mais uma necessidade, e o OBS Studio pode ajudar você a trabalhar remotamente e ganhar dinheiro online.

Quer saber como? Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a ferramenta, inclusive suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!

O que é OBS Studio?

O OBS Studio (Open Broadcaster Software) é uma ferramenta de gravação e transmissão de vídeos para a internet. Ele funciona em código aberto, o que significa que é totalmente gratuito.

O software trabalha como um intermediário entre a captura de imagens no seu equipamento para as plataformas de streaming. Ou seja, do computador, celular, tablet, para a Twitch e Facebook, por exemplo.

Muito utilizado para gravação de aulas e palestras, ele capta imagens de várias fontes e as codifica para as plataformas.

Por ser um software com diversas opções e funcionalidades diferentes, ele pode ser um pouco difícil de mexer na primeira vez. Para isso, separamos algumas dicas para quem quer começar a usá-lo. Confira!

Quais são as principais ferramentas do OBS Studio?

O OBS Studio tem seis funções principais, que ajudam a entender toda a funcionalidade do programa. Elas são:

  • cenas: nessa parte, é possível dividir o cenário que você vai gravar. É muito utilizada por quem trabalha com duas câmeras para gravação, buscando trazer mais versatilidade para o vídeo. Com essa funcionalidade, você não precisa mexer nas configurações toda vez que quiser mudar de ângulo;
  • tela de visualização: como o próprio nome diz, a tela é feita para visualizar as cenas e acompanhar a transmissão;
  • fontes: com essa ferramenta, é possível organizar as principais fontes que vão capturar o vídeo, como câmeras, imagens, janelas etc. Essa função é essencial para streamers de conteúdo, que estão sempre com várias abas abertas;
  • mixer: é o controlador de volume da transmissão e ajuda a eliminar possíveis ruídos. Nele, você consegue aumentar ou diminuir o som e até mesmo editar o áudio para deixá-lo silencioso durante a gravação;
  • barra de menus: nela, é possível aplicar filtros, alterar configurações, acessar o diretório de vídeos e obter suporte da plataforma;
  • controles e transições: essa funcionalidade conta com características mais técnicas, como a possibilidade de transmitir e gravar em simultâneo. É uma das grandes vantagens do software.

Quais são as vantagens e as desvantagens do OBS Studio?

Como toda ferramenta, o OBS Studio oferece vantagens e desvantagens variadas. Tudo depende do tipo de streaming e transmissão que você busca realizar. Confira!

Vantagens

A seguir, separamos as principais vantagens da ferramenta. Veja!

Código aberto

Como já mencionamos, a plataforma utiliza código aberto, portanto, é gratuita. Dessa maneira, o software é muito recomendado para quem está começando a fazer transmissões e não pode investir em um serviço pago.

Textos, imagens e vídeos pré-gravados

A plataforma é muito funcional. Ela permite que você adicione textos e imagens ao vivo, assim como utilizar vídeos pré-gravados. Ou seja, você pode fazer a gravação antes e exibi-la durante uma transmissão.

Inserção de banners e cards

Você também pode inserir conteúdos, como banners e cards, nos momentos de pausa do seu vídeo ao vivo. Essa é uma ótima funcionalidade para quem transmite aulas e palestras. Afinal, a inserção desses materiais pode ajudar os alunos a absorver melhor o conteúdo passado.

Desvantagens da plataforma

Assim como qualquer serviço, o software também tem as suas desvantagens. Confira as principais a seguir!

Aplicativo móvel

Ainda não existe uma versão do OBS Studio para dispositivos móveis. Ou seja, a ferramenta pode ser utilizada apenas em computadores.

Portanto, se você busca um software com essa versatilidade, talvez o OBS Studio não seja a opção ideal.

É constantemente atualizado

Essa também pode ser considerada uma vantagem, pois mostra o comprometimento dos desenvolvedores em trazer uma ferramenta cada vez mais otimizada.

No entanto, as constantes atualizações podem atrasar o seu trabalho algumas vezes. Logo, é importante ter isso em mente na hora de usar.

Para que o software pode ser utilizado?

Agora que você já sabe os prós e contras do OBS Studio, que tal entender um pouco mais sobre as finalidades em que esse software pode ser utilizado? Veja só:

  • gravar aulas online;
  • transmitir em variados serviços de streaming;
  • realizar consultorias;
  • conseguir mais clientes e alunos.

Como posso contar com a Remessa Online?

Trabalhar com grandes plataformas de streaming muitas vezes significa receber dinheiro internacional. Isso porque empresas como Facebook, YouTube e Twitch costumam fazer pagamentos em dólar. No fim das contas, isso é muito mais lucrativo para quem mora no Brasil.

No entanto, as conversões de dinheiro podem ter taxas altas e tarifas desnecessárias. Por isso, você pode contar com a Remessa Online para receber os seus pagamentos. Com a gente, você economiza até 8x mais em taxas, se comparado aos bancos tradicionais. 

Somos correspondentes cambiais do Banco Central e oferecemos um serviço completamente online, com transferências em até dois dias úteis!

Conheça as nossas soluções no site e saiba como podemos ajudar você a economizar mais!

Resumindo

Para que serve o OBS Studio?

O OBS Studio é uma ferramenta que auxilia nas transmissões ao vivo. Ele pode ser utilizado para gravar aulas online, realizar consultorias e transmitir vídeos em streamings.

Qual o valor do OBS?

O OBS Studio funciona em código aberto, o que significa que é totalmente gratuito. Para usá-lo, basta fazer o download e configurar.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar