Você sabe o que é um streamer? Conheça a profissão do momento

Não é surpreendente o quanto o ambiente digital transformou muitas profissões e até promoveu novas para o mercado? É o caso do surgimento do streamer, que trabalha ao fazer transmissões ao vivo enquanto joga.

A profissão é uma das mais fortes do momento e ao mesmo tempo que garante a diversão de quem consome, proporciona ganhos elevados para quem produz o conteúdo.

Só durante o ano de 2020, as comunidades consumiram aproximadamente 30 milhões de horas de streaming de games. A mesma pesquisa ainda aponta que 61% dos brasileiros passam 3 horas ou mais acompanhando transmissões ao vivo de ao menos uma plataforma.

Neste post você vai:

  • saber dos principais elementos do universo streaming de jogos online;
  • descobrir o que é e como trabalha um streamer;
  • identificar as diferenças entre transmissões no YouTube e em outros sites;
  • entender quanto essa profissão pode faturar;
  • conhecer quais são as maiores plataformas de streaming atuais;
  • ver quem são os streamers mais famosos;
  • O Facebook Gaming será cancelado?

Vamos lá? Continue a leitura e acompanhe detalhes desse interessante estilo de vida!

O que é um streamer?

O streamer é um criador de conteúdo digital que faz gravações ou transmissões ao vivo de qualquer tipo de conteúdo e publica na internet. O termo vem de outra palavra em inglês, o “streaming”.

As duas palavras implicam na mesma ação: desenvolver vídeos para alguma plataforma online, na maioria das vezes em um formato ao vivo em que as pessoas consigam acompanhar simultaneamente.

Porém, é possível pensar em streaming e associar aos serviços de transmissão de séries, filmes, programas de televisão e músicas. No caso dos games, o termo se liga a quem cria produções audiovisuais de diferentes extensões enquanto joga. O que também pode ser conhecido como gameplay.

O que faz um streamer?

No tipo de apresentação específica de jogos, o jogador pode transmitir diferentes elementos relacionados ao universo dos jogos: mostrar formas de passar determinada fase, ensinar truques e até competir com outros streamers.

Além disso, as lives, como também são conhecidas, podem abordar tópicos sobre os produtos usados pelos gamers, por exemplo: falar sobre itens que melhoram a experiência dos jogadores.

Quanto ganha um streamer

Quanto será o salário de quem trabalha se divertindo? A remuneração de um apresentador varia bastante e depende de fatores como:

  • quantidade de visualizações na plataforma de streaming;
  • número de inscritos;
  • se há parceria publicitária com marcas;
  • repasse das taxas de anúncios do próprio site em que as transmissões são postadas.

A média dos valores fica entre $0,70 e $1,40 para as primeiras 1.000 visualizações e vai aumentando conforme o número de telespectadores também cresce.

Qual é a diferença entre um youtuber e um streamer

À primeira vista pode parecer a mesma coisa, mas cuidado para não confundir as profissões! Um streamer é quem faz transmissões exclusivamente ao vivo em plataformas próprias para esse formato. Enquanto que o criador de conteúdo para o YouTube pode trabalhar tanto com as categorias gravadas como a versão ao vivo.

As duas profissões podem se atravessar bastante. Um streamer pode ser um youtuber bem como o contrário também pode acontecer.

Pela popularidade e influência do site no Brasil, receber dinheiro pelo YouTube se transformou em uma oportunidade atrativa para muitas pessoas.

Quais são as plataformas de streaming mais populares?

Apesar do grande alcance do YouTube, com o desenvolvimento cada vez mais forte do mercado gamer, várias plataformas de streaming surgiram e ganharam espaço entre a comunidade. 

Cada uma com características e vantagens próprias. Conheça as principais ferramentas do mercado de jogos!

Twitch

O site #1 quando o assunto é stream. Não só de jogos, mas também de shows e outros tipos de apresentação ao vivo.

Muitos dos nomes mais famosos do universo gamer, fazem da Twitch o seu portal de transmissões.

Ela é reconhecida por ser uma das mais desenvolvidas e bem estruturadas ferramentas, atendendo com qualidade ao seu público.

YouTube Gaming

É uma ferramenta voltada especialmente aos streamings de jogos. Um investimento cuidadoso na experiência dos usuários gamers, seja para quem produz ou para quem consome o conteúdo.

A monetização do YouTube é um ponto de destaque para essa plataforma, já que ela pode oferecer receitas mais chamativas.

Mixer

Criada pela Microsoft, o software é destaque entre os concorrentes pela velocidade e pela variedade de conteúdo disponível.

Outro ponto interessante é que alguns jogos são transmitidos exclusivamente pela Mixer.

Facebook Gaming

O grande destaque dessa opção é a customização que o usuário pode acessar. O streamer pode mudar a qualquer momento a qualidade do streaming, o que é vantajoso já que deixa a transmissão mais leve. Assim, o Facebook Gaming é ótimo para quem sofre com muitas oscilações do sinal de internet.

Porém, recentemente, a Meta, responsável pela plataforma, anunciou que o aplicativo Gaming do Facebook (FGaming) não estará mais disponível para Android e iOS a partir de 28 de outubro de 2022. Assim que o app for descontinuado, os usuários da plataforma só poderão acessar recursos básicos dos jogos por meio do aplicativo do Facebook.

Sobre os motivos que levaram a esse encerramento, o desempenho da plataforma aparece como o principal responsável. O Facebook Gaming conseguiu apenas 7,9% da participação de mercado, enquanto a Twitch chegou a 76,7% no mesmo período e o YouTube alcançou 15,4%.

Nimo TV

O site faz parte de um dos maiores grupos chineses do ramo e está espalhado pelo mundo todo. O grande diferencial deste site é que o foco está em jogos mobile. Ou seja, transmissões mais voltadas aos mais variados tipos de jogos para celular.

Como se tornar um streamer

Agora que você já sabe quais são as principais plataformas de streaming gamer do mercado, veja como se tornar um streamer com as dicas abaixo.

Seja autêntico

Há muitas pessoas fazendo o mesmo que você neste momento. Diariamente, milhares de gameplays são transmitidos em várias plataformas. Qual será o seu diferencial? Ser autêntico significa agregar o seu valor pessoal ao que você está fazendo.

Proporcione interações emocionantes

Aproveite para competir com amigos ou com outros streamers. Demonstre todas as suas habilidades e tudo que você é capaz de fazer com um vídeo game.

Apresentar o nível mais difícil de um jogo e criar outros desafios a serem superados enquanto seus seguidores te acompanham são sugestões interessantes.

Invista em bons equipamentos

Busque melhorar a experiência de quem te acompanha ao melhorar a qualidade dos equipamentos que você utiliza. Algumas sugestões são:

  • bons fones de ouvido e microfone;
  • consoles modernos e com configurações avançadas (com mais definição e gráficos nítidos).

Monte um set up personalizado

Seu set up será sua marca pessoal. É o espaço em que todos os produtos relacionados ao streaming ficarão, como a cadeira, controles, teclados e monitores. É o espaço ideal para você deixar com a “sua cara”.

Quem são os streamers mais famosos

Confira os principais nomes da “cena stream” e veja quem são os maiores produtores de conteúdo gamer da atualidade.

Alanzoka

Alan Ferreira, reconhecido pelo nome de usuário “Alanzoka” é o maior streamer da plataforma Twitch no Brasil. O seu perfil já tem mais de 5 milhões de seguidores.

Nobru

Nobru é reconhecido pelas transmissões de Free Fire, um jogo mobile do qual já foi campeão mundial. O streamer tem aproximadamente 3,2 milhões de seguidores. E o número não para de crescer.

Gaules

Alexandre “Gaules” é um jogador profissional de Counter Strike (CS), famoso jogo de tiro em primeira pessoa. Atualmente, o foco das transmissões dele é a apresentação dos campeonatos de CS, jogo do qual o player já foi até técnico.

Coringa

Victor Coringa é um dos expoentes das plataformas de streaming brasileiras. O garoto faz parte do time de e-sports LOUD e apresenta conteúdo nos mais diferentes gêneros.

Coringa conta com mais de 2 milhões de seguidores.

YoDa

YoDa é um dos mais importantes jogadores de League of Legends (LoL) da atualidade. O streamer já fez parte de grandes equipes de competição internacionais, mas atualmente não compete mais.

Cellbit

Cellbit é reconhecido pelo gênero de puzzle e mistério em suas transmissões. Com um humor muito característico e carisma marcante, até os jogos mais assustadores tornam-se engraçados durante seus streamings.

Jukes

Mais um nome que ficou conhecido por jogar League of Legends. Jukes participa de competições até hoje e atualmente faz parte de um dos maiores times dessa categoria de e-sports.

Rakin

Rakin é um jogador que também ficou famoso por jogar LoL, entretanto já pendurou os controles para este game. Atualmente, investe em outros gêneros para as transmissões diárias que realiza em seu canal.

Bak

Bak é o responsável por um dos fenômenos do streaming de Free Fire. Uma de suas lives conquistou o recorde de telespectadores simultâneos ao vivo: mais de 500 mil pessoas acompanhavam o jovem!

Ele já fez parte de grandes times e competiu em diferentes modalidades.

Recebendo em moeda estrangeira

Já pensou como os profissionais que trabalham em plataformas internacionais recebem o dinheiro? O recebimento de remessas internacionais é uma prática muito comum, ainda mais em mercados com operações globalizadas como o nosso.

Que tal seguir a Remessa Online nas redes para ficar por dentro desse tipo de processo? Estamos no Instagram, Twitter, Facebook e Linkedin!

Resumindo

O que é a profissão de streamer?

A profissão streamer é reconhecida pelos profissionais que fazem gravações ou transmissões ao vivo de qualquer tipo de conteúdo e publicam na internet. O termo vem de outra palavra em inglês, o “streaming”.

O que é preciso para ser um streamer?

Além de bons equipamentos tecnológicos, como fone, computador e microfone, é importante que o streamer seja autêntico, ou seja, que ele crie conteúdos relevantes e originais ao seu público.

Quanto ganha em média um streamer?

A remuneração de um apresentador varia bastante e depende de diversos fatores. Assim, a média dos valores fica entre $0,70 e $1,40 para as primeiras 1.000 visualizações e vai aumentando conforme o número de telespectadores também cresce.

O Facebook Gaming será cancelado?

Recentemente, a Meta, responsável pela plataforma, anunciou que o aplicativo Gaming do Facebook (FGaming) não estará mais disponível para Android e iOS a partir de 28 de outubro de 2022. Assim que o app for descontinuado, os usuários da plataforma só poderão acessar recursos básicos dos jogos por meio do aplicativo do Facebook.

Related posts

Como comprar casa e apartamento em Mônaco?

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?