Qual a diferença entre empresas onshore e offshore?

Conhecer as diferenças substanciais entre as diferentes categorias de uma empresa pode facilitar o planejamento de um negócio e ajudar a realizar investimentos mais promissores. Nesse contexto, entender as principais características de empresas onshore e offshore pode ser uma vantagem para seu plano de negócios.

Esses 2 tipos de instituição apresentam características distintas, cada uma com benefícios específicos e que se alinham a um determinado negócio. Desse modo, compreender os conceitos de onshore e offshore podem garantir um planejamento mais eficiente para sua companhia.

Se você tem dúvidas sobre esse tema, acompanhe este artigo e saiba tudo sobre diferenças, características, mitos e verdades sobre offshores e onshores!

Qual a diferença entre onshore e offshore?

A diferença entre onshore e offshore é o local em que são realizadas as atividades da empresa. Uma empresa onshore é um negócio estabelecido no país de origem do proprietário. Já uma empresa offshore é estabelecida e registrada em terra estrangeira à origem do proprietário. Nesse tipo de empresa, o objetivo é de se beneficiar de várias vantagens, sendo a principal delas a isenção de impostos.

O que é uma empresa onshore?

Uma empresa onshore é uma pessoa jurídica aberta e que atua no país de origem de seu proprietário. Algumas definições também consideram empresas onshore aquelas abertas em mercados financeiros externos e sistemas econômicos fortes, como Estados Unidos, o Reino Unido e a Holanda. 

Empresas onshore têm todas as obrigações fiscais regidas pelas políticas internas nacionais dos países onde as companhias atuam. Essa categoria de companhia também é caracterizada por ter um bom desenvolvimento da jurisdição financeira e fiscal. Assim, ao cumprir os regulamentos e as legislações do país, é possível ter acesso a alguns benefícios fiscais, que influenciam e favorecem os interesses do negócio.

Quais são as características de uma onshore?

As principais características de uma empresa onshore são:

  • operações dentro da fronteira de um país;
  • tem obrigações fiscais no país de atuação;
  • jurisdições com mercados financeiros e sistemas econômicos fortes;
  • obrigatoriedade fiscal da política interna do país de atuação da empresa;
  • variedade de tratados e incentivos fiscais.

O que é uma empresa offshore?

Uma empresa offshore é aberta fora do país de origem do proprietário, também chamada de sociedade extraterritorial. A companhia é registrada, para fins lícitos, e usualmente em jurisdições com baixa tributação ou isenção tributária.

Por fazer parte de países com políticas, fiscalizações e tributações diferenciadas, essas empresas contam com um alto nível de proteção dos investidores. Muitos deles, inclusive, podem ser anônimos. Por conta disso, são vistas como vantajosas para diversos empreendedores.

Quais são as características de uma offshore?

Uma empresa offshore tem as seguintes características:

  • geralmente são isentas de impostos no país de constituição;
  • isentas da obrigação de apresentar relatórios sobre a sua situação financeira;
  • tem benefícios de um elevado nível de confidencialidade — as informações sobre a estrutura interna da empresa (dados de contato dos administradores, acionistas e beneficiários efetivos) não são divulgadas às autoridades;
  • possibilidade de representação e gestão por uma terceira pessoa;
  • custos operacionais mais baixos, já que se beneficiam de uma série de descontos e incentivos.

Dicas para abrir uma empresa offshore

1. Escolha um país para ser a sede da companhia e contrate uma consultoria especializada 

Para abrir uma empresa offshore, primeiramente, é preciso escolher um país para ser a sede da companhia. O próximo passo do processo é contratar um consultor especializado para tratar da documentação para a abertura da empresa offshore. Nessa etapa é definido o tipo de empresa que será aberta e sua regularização.

2. Analise a liberdade cambial e o nível de sigilo no território nacional

Fatores importantes para abrir uma empresa offshore também incluem a análise da liberdade cambial do país, se há ou não restrições à compra e venda. Além do nível de proteção ao sigilo, privacidade do negócio, o valor do capital mínimo autorizado e o limite de responsabilidades dos sócios.

3. Verifique o regime tributário e bancário do local escolhido

Ainda é importante avaliar sobre a legislação tributária do país com incidência nula ou reduzida de impostos sobre rendimentos. Outra legislação importante é a bancária, a qual permite depósitos em moedas fortes. Além disso, é importante identificar qual é o número mínimo de administradores exigido pelo país e a viabilidade de emissão de ações ao portador.

4. Avalie o cenário político, social, fiscal e econômico para facilitar a abertura da empresa

É importante analisar uma série de requisitos antes de escolher o local para abrir a empresa offshore, como o cenário político, fiscal e econômico do país em questão. É fundamental um estudo prévio do cenário fiscal local para facilitar o processo de abertura, tal como a pesquisa de mercado para compreender as políticas e a economia no exterior.

Com esse conhecimento, é possível saber se sua companhia atende aos requisitos legais da nação e qual planejamento estratégico é preciso ter para abrir uma empresa offshore.

Como funciona uma empresa offshore?

Uma empresa offshore funciona com operações e negociações realizadas no exterior, fora do país de origem do proprietário da companhia. O termo offshore também é utilizado para sociedades e contas bancárias que são abertas em territórios internacionais, por pessoas de outras nacionalidades, e possuem benefícios fiscais.

Isso porque a estrutura offshore funciona com políticas menos burocráticas, o que gera uma maior facilidade na abertura da empresa, ou conta bancária. Junto a isso, esse tipo de negócio tem menores gastos com impostos e tributações, o que é um fator que favorece os lucros nas atividades empresariais no país estrangeiro.

Além disso, todas as operações realizadas em um negócio offshore têm muito mais chances de serem mais sigilosas. A privacidade e a proteção legal que alguns países oferecem, como a Suíça, por exemplo, torna essas nações paraísos fiscais.

Por que algumas empresas offshore estão relacionadas à ilegalidade?

Algumas empresas offshore podem estar relacionadas à ilegalidade, pois alguns indivíduos aproveitam a tributação favorecida para cometer crimes de sonegação fiscal, ocultação de patrimônio ou lavagem de dinheiro.

No entanto, a empresa offshore não é uma atividade ilegal, desde que as movimentações sejam devidamente declaradas à Receita Federal e os impostos sejam pagos adequadamente.

Filiais fora do país são offshore?

Uma filial fora do país não é uma empresa offshore. A filial de fora do país é vinculada a uma empresa-sede, localizada no país de sua abertura original, cujo lucro aumenta o resultado da empresa-mãe. Enquanto isso, uma empresa offshore é aberta no exterior, em um país diferente da origem de seu proprietário.

Uma offshore não tem sede e não realiza nenhuma atividade no país original do seu proprietário. Sua tributação também está relacionada ao país onde a empresa se encontra. Já no caso das filiais, a tributação do país de origem ocorre normalmente.

Compreender as diferenças entre onshore e offshore permite avaliar esses 2 tipos de empresas e realizar os investimentos mais adequados para o seu plano de negócio. Além disso, com a distinção entre esses modelos, é possível realizar um bom planejamento tributário e desfrutar das vantagens de cada uma dessas opções dentro da legalidade.

A Remessa Online é uma empresa que oferece processos de transações internacionais para mais de 100 países, de forma moderna, digital e livre de burocracias. Conheça os serviços e saiba como ter mais facilidade nas transações para o exterior!

Resumindo

Qual a diferença entre onshore e offshore?

A diferença entre onshore e offshore é o local em que são realizadas as atividades da empresa. Resumidamente, é possível dizer que uma empresa onshore é um negócio estabelecido no país de origem do proprietário. Enquanto uma offshore é estabelecida e registrada em terra estrangeira à origem do proprietário. Nesse tipo de empresa, o objetivo é de se beneficiar de várias vantagens, sendo a principal delas a isenção de impostos.

O que é onshore?

Onshore significa “em terra” e, no caso de empresas onshore, diz respeito às companhias que produzem suas atividades em seu país de origem. Sendo assim, têm todas as obrigações fiscais regidas pelas políticas internas nacionais. Além disso, apresentam jurisdição financeira e fiscal bem desenvolvida.

O que é ser um offshore?

Ser offshore significa que a empresa realiza transações e operações em país estrangeiro, diferente da nação do proprietário, e são sujeitas a um regime extraterritorial. Geralmente, são registradas em jurisdições com baixa tributação ou até mesmo isento.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)