Pablo Spyer: Estabilidade do PIB da China tranquiliza mercado

Apesar de representar o menor crescimento anual dos últimos 29 anos, o PIB da China mostrou estabilidade ao longo dos últimos trimestres de 2019 – o que passa ao mercado a mensagem de que a economia chinesa estabilizou. Bolsas do mundo inteiro operam no positivo.

Bom dia Brasil!

Vem da China hoje o principal impulso para todas as bolsas do mundo. Saíram dados do PIB lá que devem ser analisados com cautela. O PIB anual da China está dando 6,1%. Se você olhar isso é o pior PIB dos últimos 29 anos. Mas essa não é a boa notícia…

A boa notícia é a estabilidade. O PIB do quarto trimestre veio 6%. Se você lembrar, o PIB do terceiro trimestre também veio 6%. Essa estabilidade está dando a impressão de que o PIB chinês parou de cair e se estabilizou.

Vale lembrar que anteontem eles assinaram o acordo comercial com os Estados Unidos e isso deve melhorar inclusive o PIB chinês.

As bolsas do mundo inteiro operam no positivo. A Europa, na média, sobe quase 1%. Os Estados Unidos estão subindo 0,3%. Aqui no Brasil a bolsa brasileira fechou em alta graças a uma notícia positiva que foi o IBC-BR, que é uma prévia do PIB e veio acima do esperado. Isso freou o mal humor causado pelas vendas ruins do varejo e os dados industriais ruins que tinham saído.

Vale lembrar que ontem a ONU elevou a previsão do PIB brasileiro de 2019 para 1% e para 2020 para 1,7%. Eles estão menos otimistas que o mercado, que acha que o PIB vai crescer 2,3% em 2020 , e que o governo, que acha que deve crescer 2,4%.

É isso aí gente, eu sou o Pablo. Bons negócios!

Vai tourinho.

Pablo Spyer é diretor da Mirae Asset CCTVM e conselheiro da Ancord.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024