Pablo Spyer: Mercados abrem em queda livre e Bovespa pode acionar alerta de baixa

Bom dia Brasil! A situação piorou de uma maneira inesperada no final de semana nos mercados.

Os russos e os árabes começaram uma guerra mundial de petróleo e jogam o preço do petróleo para USD 30. Países como o México, que tem o custo de produção na casa dos USD 40 tiveram a moeda extremamente desvalorizada e seus Bancos Centrais enfrentam um dilema muito importante. Eles devem cortar juros para estimular o crescimento ou devem subir juros para proteger a moeda? A situação é grave.

Nos Estados Unidos, tivemos limite de baixa durante a noite. Caiu mais de 5% durante a noite, não pode. Agora cai 4,80%. Nos outros mercados: na Europa cai 6,80%. Na Austrália cai 7%, em Portugal caiu 10%. Kuwait teve limite de baixa acionado.

Lá na Itália, que enfrenta uma quarentena de 16 milhões de pessoas, aumenta a preocupação do mercado nessa segunda-feira negra. Os únicos que podem ser beneficiados com essa queda do petróleo são as companhias aéreas que estavam começando a quebrar mas agora vão ter a diminuição do custo.

No final de semana o presidente do Banco Central conversou com seus economistas sobre a possibilidade do juros negativo. Isso estressou os investidores de dólar, que acreditam que estão ainda mais gasolina no nervosismo e acreditam que o dólar pode subir ainda mais aqui.

A Petrobras tem 11% de peso no índice Bovespa. Ela pode cair com força e ajudar a acionar o que chamam o limite de baixa. Se ligarem o limite de baixa no Brasil tenham calma, a situação é grave mundo afora, não só no Brasil.

Eu sou o Pablo, bons negócios!

Força touro, força!

Acompanhe a cotação do dólar e das principais moedas mundiais em tempo real!

Pablo Spyer é diretor da Mirae Asset CCTVM e conselheiro da Ancord.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024