Health Tech: um panorama do segmento no Brasil e no mundo

Os avanços tecnológicos na indústria médica mudaram a forma como os serviços de saúde são percebidos, fornecidos e recebidos. Com isso, surgiram as Health Tech, Startups voltadas exclusivamente para serviços que resolvem problemas da saúde com tecnologia avançada. Esse é um mercado em expansão no mundo todo e vem resolver diversos problemas da medicina. 

Acompanhe o artigo abaixo para entender o que são Health Techs e como está o cenário atual do mercado. Vamos lá?

O que é uma Health Tech?

Health Tech (Tecnologia da Saúde) envolve a aplicação de uma combinação de  conhecimentos médicos e de engenharia  para resolver problemas relacionados à saúde. A Health Tech inclui desde medicamentos, vacinas, dispositivos e procedimentos médicos até a melhoria geral dos sistemas médicos.

A boa notícia é que há uma demanda crescente em Health Tech devido aos seus inúmeros benefícios e facilidade de acesso, o que incentivou os desenvolvedores a criar novos aplicativos centrados na saúde e abriu a possibilidade de colaboração sem precedentes. Como os dados agora são coletados em tempo real, as empresas podem coletar grandes quantidades de dados médicos pessoais.

Além disso, a convergência de Inteligência Artificial e Big Data está permitindo que os médicos encontrem novos padrões nesses dados e os usem para encontrar curas de maneiras únicas.

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Áreas de atuação

O mercado de Health Tech está em plena expansão, como veremos abaixo. Podemos dividi-lo, principalmente, em quatro subsetores. São eles:

  • Telessaúde – tecnologias que permitem aos pacientes acessar suporte e assistência remotamente;
  • Saúde móvel – aplicativos para telefones celulares e dispositivos móveis;
  • Análise de saúde – softwares que podem assimilar big data;
  • Sistemas de saúde digitalizados – tecnologias que podem armazenar informações digitais de saúde e permitir a troca de prontuários médicos digitalizados.
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A telemedicina é um dos segmentos de atuação das Health Tech.

Panorama do mercado

Esse mercado está dividido em três objetivos principais: prevenção, tratamento e diagnóstico. E as novas tecnologias vêm mudando o atendimento direto ao paciente e gestão das empresas de saúde. 

Sem contar que o segmento está em crescente expansão. Segundo o relatório Distrito HealthTech Report, em 2018 o número de Health Techs era de 288 só no Brasil. Já em 2019 esse número teve um aumento de 34% e saltou para 386. Em 2020, são 542 Startups mapeadas. 

Além disso, desde 2014 foram investidos US$ 430 milhões nessas Startups no Brasil que, juntas, empregam quase 10 mil pessoas no país. 

Categorias 

De acordo com o mesmo estudo, as categorias com maior número de HealthTech no Brasil são:

  • Gestão e PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente);
  • Acesso à informação;
  • Marketplace;
  • Farmacêutica e diagnóstico;
  • Telemedicina;
  • Relacionamento com o paciente;
  • AI e Big Data;
  • Wearables (dispositivo tecnológico que pode ser usado como acessório ou que podemos vestir). 

E não é só isso. No mundo todo já são mais de US$ 40 bilhões investidos no setor. Ainda, um estudo da Grand View Research relatou que o mercado Health Tech deverá atingir US$ 504 bilhões até 2025. 

Também, de acordo com dados do IDC até 2021, aproximadamente 20% das organizações de saúde alcançarão um aumento de produtividade de 15 a 20% com o uso de tecnologia.

Como a tecnologia é aplicada no setor

Os avanços tecnológicos têm proporcionado diversos benefícios para os profissionais da saúde e pacientes. Para tanto, diversas tecnologias têm sido implantadas, como:

  • Big Data;
  • AI e Robótica;
  • Tecnologia Mobile;
  • E-commerce;
  • Telemedicina;
  • Wearables;
  • Controle e qualidade. 

Além disso, alguns problemas que podem ser resolvidos pelas startups de saúde, são:

  • Má gestão de equipe;
  • Falta de acesso a profissionais;
  • Comunicação interna ruim;
  • Má gestão da cadeia de suprimentos;
  • Má gestão financeira em clínicas;
  • Fraudes e desperdícios;
  • Atendimento ruim;
  • Falta de histórico médico;
  • Gestão pouco orientada por dados. 

Principais desafios

Apesar de inovador e em amplo crescimento, as empresas Healthtech ainda têm alguns desafios para enfrentar. Primeiramente, é preciso criar um ecossistema onde todos os dispositivos possam se comunicar uns com os outros para fornecer aos consumidores soluções personalizadas. 

Existem milhares de tecnologias móveis de saúde, desde rastreadores de dieta e condicionamento físico até monitores de sono, mas cada um desses dispositivos é mais útil quando combinado com outros 

Além disso, para explorar esse potencial e se manter competitivas no mercado, as empresas Health Tech terão que se tornar menos isoladas e colaborar para criar os melhores produtos e oferecer o melhor valor aos seus consumidores.

Dicas finais

Por fim, alguns também temem que a remoção do elemento interpessoal da saúde possa levar à desumanização dos pacientes. Porém, o desafio é mostrar que uma revolução na saúde capacita os pacientes, personaliza seu tratamento e cuidados e melhora a saúde. 

O cenário mundial da Health Tech tende a continuar evoluindo, criando uma plataforma cada vez mais eficiente e acessível para acessar produtos e serviços relacionados à saúde.

Você já conhecia esse conceito? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro do universo e crescimento das Startups. 

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