Perfil de investidor: descubra em qual você se encaixa!

Se você tem dúvidas sobre em qual perfil de investidor se encaixa, esse post vai ajudar a definir e mostrar as opções!

Qual é o seu perfil de investidor? Antes investir entenda em qual etapa você se encontra para aumentar as chances de rentabilidade e evitar perder dinheiro.

Identificar o seu perfil de investidor é fundamental para ter sucesso nos negócios e procurar a melhor forma para investir e alcançar resultados positivos. Com a competitividade em alta, entender as características do perfil é indispensável.

É uma forma de autoconhecimento que contribui bastante para direcionar e acertar nas decisões, aproveitando melhor as oportunidades no mercado financeiro para fazer o dinheiro render de acordo com as suas expectativas.

Se você tem dúvidas sobre em qual perfil de investidor se encaixa, esse post vai ajudar a definir e mostrar as opções! Confira orientações relevantes para saber exatamente qual o perfil mais adequado para as suas características e condições!

Quais os principais benefícios de investir? 

Com o planejamento adequado, investir proporciona benefícios que vão além da independência financeira. Contribui para ter maior qualidade de vida e tranquilidade para alcançar os objetivos e metas pessoais.

Os principais benefícios de investir são:

  • Maior liberdade financeira;
  • Vida financeira equilibrada;
  • Menos preocupações;
  • Ter domínio das próprias finanças.

Quais os 3 perfis de investidor?

Para investir com maior segurança, o investidor deve conhecer o seu perfil de atuação no mercado. Dessa forma, a aplicação é compatível com a natureza e evita aplicações aleatórias, que são um grande risco para as finanças.

O perfil de investidor chega a ser obrigatório em algumas ocasiões, veja os 3 perfis mais comuns!

Conservador

O perfil conservador consiste na pessoa que não pretende correr muitos riscos e prefere investimentos mais seguros. Eles prezam mais a segurança do que a rentabilidade do investimento, por isso, prioriza mais a renda fixa do que a variável.

Moderador

Como o próprio nome sugere, o perfil moderador é um meio-termo entre o conservador e o arrojado. Quem se enquadra nesse perfil está um pouco mais disposto a correr certos riscos para lucrar mais, entretanto, sem exageros e dividindo a carteira de investimentos entre a renda fixa e variável.

Agressivo ou arrojado

É um perfil de investidor mais confiante e disposto a correr riscos para ter lucros mais altos a longo prazo. Geralmente, é um investidor que determina objetivos mais ousados e compreende que as perdas são momentâneas e levam a uma lucratividade mais atraente no futuro.

Como identificar o perfil ideal?

Para descobrir o seu perfil de investidor é indispensável considerar alguns fatores, como os recursos disponíveis, grau de risco que está disposto a correr e os objetivos a curto, médio e longo prazo. Assim, é possível definir a sua carteira de investimentos, de acordo com o seu perfil.

Quais as principais modalidades de investimento?

Existem muitas modalidades de investimentos disponíveis para quem deseja aumentar a renda. Existem opções para todos os perfis de investidor, no entanto, conhecer detalhadamente cada alternativa é fundamental.

Os tipos de investimentos mais comuns são os seguintes:

  • Ações;
  • Fundos de Investimento;
  • Títulos Públicos;
  • LCI e LCA;
  • Debêntures;
  • Caderneta de Poupança;
  • CDB e RDB;
  • Previdência Privada.

Como investir?

Para começar a investir é necessário ter um planejamento específico, estudando cada possibilidade e estabelecendo seus objetivos. Essa etapa é fundamental para ter sucesso.

Veja um passo a passo do investimento:

  • Defina os objetivos;
  • Escolha os investimentos e estude sobre eles;
  • Identifique o seu perfil de investidor;
  • Abra uma conta em uma corretora se for necessário;
  • Determine o valor que será investido.

Transferências internacionais Remessa Online

O mercado internacional oferece oportunidades incríveis para investir e ter ótimos resultados. Para tudo ser ainda mais lucrativo, é essencial contar com um meio econômico e eficiente para fazer transações internacionais e investir em aplicações no exterior.

A Remessa Online é uma empresa moderna e credenciada pelo Banco Central do Brasil para oferecer serviços de transferências internacionais. As operações na plataforma digital são totalmente online e proporcionam comodidade e a eficiência de processos concluídos em até 1 dia útil.

Além disso, Remessa Online conta com as principais corretoras de investimentos integrada na plataforma. É a melhor alternativa para investir no exterior com economia e segurança.

O perfil de investidor é essencial para ter uma carteira de investimento segura e lucrativa e pode direcionar melhor a atuação no mercado. Portanto, se você deseja ter sucesso nos investimentos e alcançar os seus objetivos, é importantíssimo considerar esse fator.

Curtiu o post? Agora que você já está bem informado sobre os perfis de investidor, leia sobre investimentos a longo prazo e saiba como aplicar o seu dinheiro em meio a períodos de crise!

Resumindo

Quais são os perfis de investidor?

Conservador;
Moderador;
Agressivo ou arrojado.

Como investir?

Defina os objetivos;
Escolha os investimentos e estude sobre eles;
Identifique o seu perfil de investidor;
Abra uma conta em uma corretora se for necessário;
Determine o valor que será investido.