PicPay Empresas: quais as taxas e como funciona

O PicPay empresas foi criado para facilitar a gestão financeira dos pequenos negócios.

Pequenos negócios precisam de uma forma prática e econômica de receber os pagamentos. No entanto, nem sempre é possível investir em uma maquininha de cartão de crédito. Pensando nisso, surgiu o PicPay Empresas, um aplicativo que permite receber os valores das compras sem ter uma maquininha de cartão, direto pelo celular. 

Se você está em busca de opção de pagamentos facilitados para sua empresa, confira o artigo abaixo mais detalhes do PicPay Empresas e entenda se a solução vale a pena para você. 

Como funciona o PicPay?

O PicPay é uma fintech que oferece diferentes serviços, que consistem em uma carteira digital, também chamada e-wallet. Assim, além de fazer pagamentos, a pessoa física pode parcelar boletos e até guardar dinheiro para render o equivalente a 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

O que é o PicPay Empresas?

O PicPay Empresas é uma modalidade para quem quer aceitar cartão de crédito, mas não pretende adquirir ou alugar uma maquininha de cartão. Todo o pagamento e gestão das finanças é feita pelo celular. 

Dessa forma, é possível usar o serviço de pagamentos sem pagar taxas de adesão, aluguel e mensalidades. O acesso é feito via Android ou iOS. 

Como funciona o PicPay para empresas?

De forma simples, o PicPay para empresas funciona como uma carteira digital que permite ao empreendedor receber pagamentos de vendas realizadas. Para isso, basta usar um aplicativo no smartphone.

Como abrir uma conta PJ no PicPay

O passo a passo para abrir uma PJ no PicPay é o seguinte:

  1. Acesse o site do PicPay empresas, ou o aplicativo disponível para Android e iOS, e clique em “Cadastre-se”;
  2. Selecione a opção “tenho CNPJ”;
  3. Clique em “Começar cadastro”;
  4. Preencha todas as informações solicitadas e lembre-se que os dados cadastrados devem ser da pessoa titular do CNPJ;
  5. Envie uma foto do titular do CNPJ para aprovação;
  6. Aguarde a aprovação e a conta estará criada. 

Quais empresas podem contratar a modalidade?

Qualquer pessoa jurídica ou Microempreendedor Individual (MEI) pode utilizar o PicPay Empresas. Negócios grandes ou pequenos, e pessoas que trabalham com ou sem estabelecimento fixo podem aproveitar essa alternativa para vender seus produtos e serviços.

Empresas de todos os portes podem aderir ao PicPay Empresas.

Aqui, estão incluídos desde redes de supermercados, restaurantes, salões de beleza, freelancers, food trucks e entre outros. 

Quais os benefícios do PicPay Empresas?

Existem várias facilidades ao usar o PicPay Empresas. Independentemente do tamanho do seu negócio, os benefícios são:

  • Venda no débito ou crédito sem taxa de maquininha;
  • Monitoramento das transações em tempo real;
  • Recebimento automático dos valores, inclusive com a possibilidade de parcelar na hora da venda;
  • Diversificação de meios de pagamento (QR Code, link de cobrança);
  • Facilidade na gestão de pagamentos e recebimentos — tudo é feito no próprio aplicativo;
  • Segurança e redução da burocracia nas transações;
  • O negócio fica visível para mais de 60 milhões de usuários PicPay;
  • Pagamentos via QR Code;
  • Taxas econômicas;
  • Pode cadastrar filial. 

Quais são as taxas do PicPay Empresas?

As taxas do PicPay variam entre 1,42% a 4,99% no crédito. 

A empresa não cobra taxa de adesão ou manutenção da conta, apenas a taxa que é descontada em cada pagamento. Os valores dependem do prazo de recebimento. Quanto menor o prazo de recebimento após a venda, maior a taxa. Entenda:

Recebimento1 dia útil14 dias úteis30 dias úteis80 dias úteis
Taxa crédito à vista4,99%4,26%3,36%1,42%

Além disso, em compras parceladas há uma taxa adicional a partir de 6,78%, quando parcelado em 2 vezes, até 31,52%, para compras em 12 parcelas. 

Dessa forma, se o plano de recebimento é 1 dias útil, por exemplo, a taxa para uma compra realizada em 2 parcelas será 4,99 + 6,78 = 11,77%. 

Vale apontar que clientes novos têm 30 dias de taxa zero com recebimento em 1 dia útil, mas a promoção não é válida para parcelamentos. 

Qual a diferença do PicPay para o PicPay Empresas

A principal diferença é que o PicPay Empresas é exclusivo para pessoas jurídicas, ou seja, para quem detém um CNPJ. Ele serve para aquelas pessoas que têm um negócio ou prestam serviços e desejam oferecer mais uma opção de pagamentos pelo celular, facilitando o recebimento de pagamentos para o empreendedor.

Já o PicPay comum é para pessoas físicas, isto é, qualquer um pode criar uma conta. Com ele, o usuário consegue pagar estabelecimentos com o celular por meio de Pix, QR Code e maquininhas da Cielo, Rede e Getnet. Uma das principais vantagens é pagar boleto com o cartão de crédito.

Como funciona o PicPay Card

O PicPay Card é um cartão de crédito débito e crédito oferecido para clientes com conta PicPay. Entre suas vantagens estão:

  • Anuidade gratuita;
  • Cartão físico e virtual;
  • Pagamento por aproximação;
  • Programas de descontos exclusivos da bandeira Mastercard, como Mastercard Surpreenda. 

Para solicitar o seu cartão basta acessar o aplicativo do PicPay, preencher os dados e fazer a solicitação. Lembrando que a função crédito está sujeita a aprovação. Algumas taxas do cartão são:

  • Saque nacional: R$ 16,90;
  • Saque internacional: R$ 20,00 + IOF;
  • Parcelamento de fatura: 2,99% relacionado ao valor + 3,49% ao mês;
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): 6,38%.

PicPay Card Empresas

Após abrir a conta PicPay Empresas também é possível solicitar o PicPay Card Empresas. No entanto, o cartão funciona apenas na versão pré-pago e é exclusivamente virtual, para pagamentos online, ainda não há opção de cartão de crédito ou físico. 

Com o PicPay Card Empresas é possível fazer pagamentos da empresa.

Ele é um cartão pré-pago internacional. Ou seja, pode ser usado para compras no exterior, mas é preciso ter dinheiro na conta para poder ser debitado. 

Como funciona o pagamento ao empreendedor?

O passo a passo para vender com o aplicativo PicPay Empresas é o seguinte:

  1. Abra o aplicativo e clique em “Cobrar” na tela inicial;
  2. Clique em “Enviar cobrança”;
  3. O link de cobrança é gerado e pode ser compartilhado nas redes sociais, como WhatsApp.

Se preferir, o pagamento pode ser realizado pelo celular de outra pessoa com o QR Code. Nesse caso, siga o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo PicPay Empresas e clique em “Receber”;
  2. Apresente o QR Code ao cliente;
  3. Seu cliente acessa seu próprio aplicativo PicPay, toca em pagar, escaneia o código, digita o valor e confirma. Outra possibilidade é o cliente acessar o aplicativo de seu banco e fazer o pagamento via PIX, escaneando o QR Code;
  4. Finalize a operação. 

Vantagens do PicPay para empresas

Uma vantagem é que o cliente pode usar o saldo disponível em sua carteira digital ou fazer o pagamento por cartão de crédito. Outra possibilidade é o cliente clicar no menu “Pagar” do aplicativo e depois, na aba “Locais”.

Se o estabelecimento físico ou virtual estiver cadastrado, o app o encontra e o consumidor clica sobre ele para pagar a conta. Por fim, é possível repassar o valor a distância. Basta pesquisar pelo nome e o aplicativo localizará o estabelecimento para transferir o valor. 

Após passar o período escolhido, o valor aparece como disponível e você o transfere para a sua conta bancária.

Transações internacionais

Nos casos em que você queira realizar uma operação internacional, ainda é impossível utilizar o PicPay Empresas. No entanto, as taxas são mais altas porque também há cobrança de IOF de 5,38% e taxa para a conversão da moeda. 

Sendo assim, existem outras opções mais vantajosas para esse tipo de operação, como a Remessa Online, uma plataforma de transferências internacionais que ajuda a enviar e receber dinheiro do exterior com o melhor custo do mercado, taxas regressivas a partir de 1,2% e prazo de dois dias úteis.

Essa é mais uma maneira de aumentar seus rendimentos, tanto na venda de produtos para outros países quanto na prestação de serviços. Desse modo, você realiza as transações financeiras de maneira mais prática e fácil, enquanto usa o PicPay Empresas para as operações nacionais.

Dicas de como vender pelo PicPay

Para que seu empreendimento venda bastante com a ajuda do PicPay, separamos algumas dicas para você potencializar a receita do seu negócio. Confira a seguir:

Faça vendas pela internet por meio das redes sociais

Na hora de receber pelos seus produtos, conte com o link de pagamento do PicPay. Para isso, é só escolher a opção “Enviar Cobrança”, posicionada logo abaixo do QR Code. Depois, pode digitar o valor que será cobrado e escolher “Enviar cobrança”.

Facilite o pagamento dos clientes aumentando as opções

 Os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores são o cartão de crédito e o boleto. Além disso, você pode aceitar pagamento por Pix, QR Code — tudo isso pelo celular.

Invista em marketing digital 

Hoje todo mundo está nas redes sociais, por isso, as chances de o seu cliente estar lá também são muito grandes. Para chamar atenção, mostre os seus diferenciais, como diversidade de pagamentos e facilidade para comprar de qualquer lugar. 

PicPay no Reclame Aqui

O PicPay tem uma reputação considerada boa no Reclame Aqui, com nota 7.1. Além disso, 99.1% das reclamações são respondidas e 73.5% são solucionadas.

Quando perguntadas se voltariam a utilizar o app, 59% responderam que sim. Ainda, a empresa demora cerca de 3 dias para responder às queixas. 

Perguntas frequentes

Como funciona o PicPay para empresas?

É uma carteira digital que permite ao empreendedor receber pagamentos de vendas realizadas. Para isso, basta usar um aplicativo no smartphone.

Qual é a taxa do PicPay?

As taxas para receber com PicPay Empresas variam entre 1,42% a 4,99% no crédito, conforme o prazo de recebimento dos valores. Para saber qual seu plano de recebimento, basta acessar o aplicativo.

Como receber PicPay Empresas?

A carteira digital é criada a partir do download do aplicativo. Em seguida, o empreendedor pode gerar o código para pagamento do cliente, e o dinheiro já fica provisionado para entrar na conta no prazo estipulado.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático