P/L: descubra o que é e como calcular o Indicador Preço/Lucro

A sigla P/L é bastante famosa no universo dos investidores, pois é utilizada para falar sobre o Índice Preço/Lucro. Essa é uma métrica importante para acompanhar o potencial de crescimento das ações e avaliar as vantagens de investir em determinadas aplicações.

Conhecer melhor o que significa o conceito de P/L e, principalmente, saber interpretá-lo é um ponto importante para quem deseja seguir na área dos investimentos. Dessa maneira, é possível saber se está contando com ações com chances de oferecer retornos satisfatórios e avaliar os riscos de prejuízos.

Neste artigo, saiba sobre P/L, como calculá-lo e o que fazer para interpretar os resultados!

O que é P/L?

O Índice Preço/Lucro (P/L) é um fator analisado ao avaliar o valor de mercado de uma ação e o nível de atratividade dos rendimentos. Ele ajuda a refletir se o retorno de um investimento é, de fato, satisfatório para realizar aplicações. Por esse motivo, é muito utilizado em fases de planejamento e análise no mercado de ativos e fundos de investimentos.

O cálculo do P/L é realizado para encontrar o múltiplo de lucro e pode ser aplicado na comparação com outras métricas, como o Lucro Por Ação (LPA). Além disso, é um indicador fácil de ser calculado e pode ser utilizado pelos mais variados indivíduos que lidam com investimentos, desde pessoas físicas até CEOs de grandes empresas.

Ao analisar os resultados do P/L, é possível ter uma visão mais otimista ou pessimista de uma operação. Por esse motivo, é um grande aliado para a identificação de oportunidades de investimentos potentes e lucrativos.

Para que serve o P/L?

O P/L serve para mostrar o preço de mercado de um ativo financeiro. Por ser bastante popular, é um dos mais utilizados para analisar as vantagens de um investimento, mas tem como função complementar os resultados de outras métricas, como o de Lucro Por Ação.

O indicador revela o quanto um investidor pode pagar por lucros. Por exemplo, se o Preço/Lucro for de 10, significa que o valor da ação é 10 vezes maior que a lucratividade do período avaliado. Sendo assim, serve como um recurso valioso para o estudo de mercado e de práticas eficientes para otimizar os investimentos realizados.

Como calcular o P/L?

O cálculo do P/L é feito com base na seguinte fórmula: P/L = Preço da Ação / Lucro por Ação. Supondo que as ações de uma empresa estão cotadas em R$ 15 e que o lucro líquido anual por ativo é de R$ 3. Dessa forma, o Preço/Lucro é de: 15/3 = 5.

Para encontrar o LPA, por sua vez, é necessário dividir o lucro líquido de um período por todas as ações realizadas nesse mesmo intervalo de tempo. Com isso, é possível utilizar a métrica do P/L de maneira inteligente e aproveitá-la para reforçar a tomada de decisão.

Como analisar se o P/L é bom?

Para analisar se o P/L é bom, é fundamental ter em mente que índices altos significam que uma ação é mais cara e, inclusive, conta com mais riscos ao investir. No entanto, pode gerar rendimentos mais altos. Já os resultados mais baixos estão relacionados a oportunidades de descontos no mercado. Entretanto, é preciso observar o P/L junto a outras variáveis, como setor, concorrência, tipo de negócio, recorrência dos lucros, potencial de crescimento e histórico do índice.

Ao analisar o setor, é preciso saber que alguns segmentos costumam ter Preços/Lucros mais altos, em relação a outros. Por isso, conferir o histórico de P/L do nicho e do modelo de negócios faz toda a diferença. Ao mesmo tempo, estudar a concorrência ajuda a saber se há diferenciais competitivos.

Observar a presença de lucros não recorrentes e o potencial de crescimento do mercado em que está investindo também é importante para interpretar o P/L. Junto a isso, avaliar o estado da empresa e as perspectivas econômicas nacionais e internacionais ajuda no processo para encontrar oportunidades de investimentos.

Qual o P/L ideal de uma ação?

Não existe um P/L que seja ideal para todas as ações. Afinal, é preciso considerar os fatores envolvidos no investimento. Dessa forma, para alguns casos, um Índice de Preço/Lucro de 10 é vantajoso, enquanto para outros, é necessário superar a faixa de 20.

Para ter uma ideia de como pode ser o índice de algumas ações, ao analisar o histórico da Bolsa de Valores, com o P/L Bovespa, é possível ver intervalos de 4,30 a 23,89 nos resultados de Preço/Lucro. Desse modo, trata-se de um resultado com volatilidade e dinamicidade, que varia conforme as mudanças dos fatores.

Como interpretar o valor do P/L?

O valor do P/L deve ser sempre interpretado ao lado de todo o contexto da empresa. Se ele estiver alto, é sinal que os investidores estão dispostos a pagar um preço elevado por cada unidade de lucro da empresa. Um P/L baixo indica que os investidores estão pagando menos por cada unidade de lucro da empresa. Com um P/L de 10, por exemplo, significa que os investidores estão dispostos a pagar R$ 10 por cada R$ 1 de lucro da empresa.

No entanto, isso não significa que um P/L baixo seja ruim. Afinal, se o mercado apresenta perspectivas de crescimento, esse índice pode subir rapidamente e oferecer mais vantagens aos investidores, tornando-se uma ação supervalorizada. Com isso, é possível investir antes que o sucesso se inicie, aproveitando preços mais baixos e oportunidades de maior lucratividade.

Vale a pena também observar a situação da empresa. Um negócio com crescimento muito rápido pode apresentar uma alta razão de P/L, porém, ainda assim, não ser uma ação com alta valorização no mercado. Esse é o caso da atuação de aceleradoras de startups, por exemplo, que geram resultados estrondosos em um curto intervalo.

A interpretação do P/L não deve nunca ser isolada. Para compreender toda a situação, é necessário acompanhar fatores e variáveis envolvidas na ação. Desse modo, ao considerar todo o contexto, é possível saber se o índice pode ser otimista ou pessimista.

O que significa P/L negativo?

Um P/L negativo significa que o LPA foi negativo. Consequentemente, quer dizer que a empresa passou por um prejuízo líquido no período analisado. Desse modo, o preço da ação é maior do que o lucro gerado.

Esse é um grande sinal de alerta ao planejar um investimento. Afinal, pode indicar chances de prejuízos nas ações. No entanto, ainda que o resultado seja negativo, é necessário avaliá-lo com os demais indicadores.

Quanto maior o P/L, melhor?

Nem sempre. Um resultado alto pode indicar que uma ação é supervalorizada, ao mesmo tempo em que pode ser apenas um fator de rápido crescimento do negócio, mas sem expectativas altas para a empresa. Portanto, observar as variáveis financeiras ao lado do Índice de Preço e Lucro vai ajudar a compreender se quanto maior o P/L, melhor.

Quanto menor o P/L, melhor?

Nem sempre. Um P/L baixo pode ser um indício de problemas na empresa ou de subvalorização de uma ação. Por essa razão, é necessário avaliar o nicho de atuação e o contexto dos outros indicadores financeiros.

Quais são as limitações do P/L?

O P/L não apresenta informação sobre o contexto da empresa, ignora o potencial de crescimento da lucratividade e do negócio e desconsidera os fatores qualitativos. Ou seja, pode falar apenas qual é o preço da ação e qual foi o lucro por esses ativos. Logo, é interessante considerar outros indicadores ao fazer a análise e fazer comparações entre empresas de um mesmo setor.

Quais são as vantagens do P/L?

1. É uma métrica fácil de ser calculada

O cálculo do P/L é simples e prático, principalmente quando se tem acesso a informações como o LPA. Desse modo, é uma métrica fácil e rápida de ser aplicada para oferecer mais dados importantes para a análise do caso.

2. Ajuda a identificar benefícios e riscos de investimento em determinadas empresas

A análise de P/L entre empresas do mesmo setor é útil para saber os benefícios e os riscos de fazer um determinado investimento. Afinal, variações no indicador podem mostrar oportunidades ou ameaças em uma aplicação.

Além disso, os resultados práticos e diretos do P/L são úteis para comparar se as ações estão alinhadas aos objetivos e às expectativas de diferentes perfis de investidor. Com isso, é possível fazer um investimento mais coeso com as intenções da aplicação.

3. Permite avaliar o histórico recente de uma ação e projetar resultados de longo prazo 

Com o P/L, é possível conhecer o panorama da ação nos últimos meses. Dessa maneira, os investidores podem projetar os possíveis resultados promissores do ativo a longo prazo, utilizando como base o histórico.

4. Fornece uma análise mais rica e eficiente junto a outras métricas

Por oferecer um resultado quantitativo, ao utilizar o P/L a métricas quantitativas, é possível ter acesso a um cenário mais completo. Consequentemente, a análise se torna mais rica e eficiente, a fim de avaliar cada fator que pode influenciar na escolha do investidor.

Quais são as desvantagens do P/L?

1. Não é suficiente para decisões de investimento se analisado isoladamente

O P/L informa, basicamente, o preço que uma determinada ação tem frente ao mercado. Por conta disso, pode ser insuficiente para sustentar uma tomada de decisão, pois não leva em consideração diversos fatores relevantes para a análise.

2. É mais útil na comparação apenas entre empresas do mesmo setor

Um P/L alto ou baixo não diz nada sobre os benefícios ou malefícios de investir em uma determinada ação. Além disso, a comparação só pode ser realizada entre empresas do mesmo setor. Dessa forma, limita a análise para a escolha do ativo que mais atrai os investidores.

3. Necessita de outras métricas para uma análise completa

Para que a análise do P/L seja robusta, é necessário utilizar outras métricas, tais como o rendimento de dividendos — conhecido também como Dividend Yield (DY) —, o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e o índice de liquidez.

4. Pode gerar interpretações incorretas se não considerar o contexto da empresa

Analisar o P/L fora do contexto da empresa pode fazer com que uma pessoa chegue a interpretações errôneas sobre a ação. Com isso, a percepção do desempenho da organização no mercado é prejudicada, sem considerar todo o cenário em que está envolvida.

Quando analisar o P/L?

O P/L deve ser analisado quando for realizar um investimento e desejar saber se tem chances de ser lucrativo. No entanto, é sempre importante montar um planejamento com a combinação de diferentes métricas para que a decisão seja tomada de maneira equilibrada e com base em dados.

O P/L se mostra como um indicador útil para oferecer mais robustez às informações necessárias sobre a tomada de decisão. Com o uso associado a outros indicadores, é possível visualizar a situação da empresa por diferentes perspectivas e decidir se é válido comprar ou não a ação, assim como fazer uma boa gestão de riscos de investimento.

Gostou de saber sobre o P/L? Então, acompanhe a Remessa Online nas redes sociais para conferir muito mais temas. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e X (antigo Twitter)!

Resumindo

O que é o indicador P/L?

O Índice Preço/Lucro (P/L) é um fator analisado ao avaliar o valor de mercado de uma ação e o nível de atratividade dos rendimentos. Ele ajuda a refletir se o retorno de um investimento é, de fato, satisfatório para realizar aplicações. Por esse motivo, é muito utilizado em fases de planejamento e análise no mercado de ativos e fundos de investimentos.

Qual o P/L ideal de uma ação?

Não existe um P/L que seja ideal para todas as ações. Afinal, é preciso considerar os fatores envolvidos no investimento.

Quanto maior o P/L, melhor?

Nem sempre. Um resultado alto pode indicar que uma ação é supervalorizada, ao mesmo tempo em que pode ser apenas um fator de rápido crescimento do negócio, mas sem expectativas altas para a empresa. Portanto, observar as variáveis financeiras ao lado do Índice de Preço e Lucro vai ajudar a compreender se quanto maior o P/L, melhor.

Related posts

Como ganhar dinheiro no Instagram de 5 formas diferentes

‘Minhas Importações’ nos Correios: como pagar taxa de compra

Saiba quais são os 10 livros mais vendidos do mundo