Como funciona o programa de membros do YouTube

O YouTube criou mais uma forma de monetização de vídeos para os criadores de conteúdo. A opção de tornar-se membro de um canal permite que o usuário faça uma assinatura dos canais preferidos e pague uma taxa mensal para consumir conteúdos exclusivos.

Alguns YouTubers já utilizavam essa forma de monetização, mas por outros mecanismos, como Apoia-se e Patreon. Nesse caso, o usuário fazia o pagamento por meio dessas plataformas e recebia o link dos conteúdos exclusivos.

Agora, o YouTube conta com uma ferramenta nativa que permite essa monetização pela oferta de conteúdos exclusivos. Para saber mais sobre o assunto acompanhe este post. Boa leitura!

O que é o programa de membros do YouTube?

O Channel Memberships é um recurso que o YouTube criou para que os produtores de conteúdo tenham mais uma opção de monetização de seus vídeos. A função permite que o criador de conteúdo crie grupos fechados e exclusivos para seguidores membros e cobre por conteúdos e interações exclusivas.

O YouTuber pode oferecer novos vídeos, enviar vídeos de ‘Feliz Aniversário’ para um ou mais membros, pode criar chats e interagir mais com esses grupos etc.

A ideia é que o produtor ofereça algo de valor de forma exclusiva para aquele grupo de seguidores. Isso quer dizer que o mesmo conteúdo não será oferecido de forma aberta no canal. 

Ao acessar o canal do criador, o usuário encontrará, além do botão ‘Inscrever-se’ o botão ‘Seja membro’. Ao clicar nesse botão, uma janela aparecerá com os benefícios que o usuário terá ao se tornar membro e as informações sobre pagamento. Depois de se tornar membro, o usuário receberá um selo ao lado do seu nome, que aparecerá sempre que ele fizer comentários nos vídeos. 

O recurso não funciona como um adsense YouTube, pois a monetização não é feita em cima de um conteúdo específico. O YouTube cobra uma taxa a todos os membros daquele grupo e a taxa é repassada ao criador. 

Quem pode fazer parte do programa de membros do YouTube?

Para ter acesso a esse recurso, o YouTuber precisa ter no mínimo 100 mil usuários inscritos e ser considerado como um canal qualificado.

Recentemente, o YouTube tem feito análises criteriosas sobre os conteúdos publicados em sua plataforma e sobre os canais que estão surgindo. O objetivo é evitar que conteúdos inapropriados sejam monetizados.

Veja os benefícios de usar o programa de membros do YouTube:

  1. Selos para para identificar membros mais ativos;
  2. Emojis, fotos, vídeos, transmissões ao vivo ou qualquer outro tipo de criação disponível;
  3. O criador poderá vender seus produtos, como camisetas, canecas ou maquiagens diretamente do canal. 

Nesse último caso, sem o Programa de Membros do YouTube, o criador tinha que usar links na descrição dos seus vídeos para anunciar a venda de seus produtos licenciados ou de suas parcerias. 

Com a nova ferramenta, e em conjunto com a Teespring, empresa de comércio eletrônico, os produtos aparecerão embaixo do vídeo, com preço, por meio de anúncios, como o adsense YouTube. Essa nova função facilitará ainda mais essa outra forma de monetização. 

O Programa de Membros do YouTube permitirá que o criador de conteúdo não dependa apenas do adsense YouTube ou de parcerias com as marcas. O novo recurso vai permitir que os seguidores possam reconhecer e apoiar um trabalho que acompanham e admiram. 

Membros do Youtube podem monetizar seus canais e receber pelo Adsense.

Como se tornar um membro?

Além de ter um canal qualificado, é preciso ter mais de 18 anos, fazer parte do Programa de Parceiros do YouTube e não estar definido como criador para crianças. Também é preciso ter atenção às diretrizes de conteúdos que são adequados para publicidade quando quiser obter receita de anúncios.  

Já os assinantes devem acessar o site ou o aplicativo do YouTube, entrar no canal ou o vídeo do criador de conteúdo que deseja seguir e verificar se a opção de assinaturas está ativa. Em caso positivo, basta clicar em “seja membro” e seguir as instruções sobre a forma de pagamento. 

Como alterar o nível de uma assinatura?

Basta acessar a página do canal da assinatura e clicar em “ver benefícios”. Depois é preciso escolher o nível que deseja ter e fazer o upgrade. O mesmo procedimento pode ser feito para o downgrade.

Como os criadores de conteúdo recebem 70% do total arrecadado nas assinaturas, já descontados os tributos e outras taxas, vale a pena investir em diferenciais no canal para que os assinantes procurem as opções mais completas. 

Como receber os pagamentos pelo Remessa Online?

Para quem aderir ao programa de membros, o caminho para receber os pagamentos do YouTube é o mesmo do AdSense. Os saques podem ser feitos após acumular USD 100 em ganhos e o único método disponível para moradores do Brasil são as transferências eletrônicas internacionais

A Remessa Online é o melhor canal para você receber os pagamentos do Google, inclusive do programa de membros, porque apresenta os menores custos do mercado. O passo a passo é simples:

  1. faça o seu cadastro;
  2. selecione “receber dinheiro”;
  3. leia o passo a passo e siga para a próxima página;
  4. escolha a moeda de pagamentos — dólar para o AdSense;
  5. copie os dados bancários que foram informados;
  6. insira essas informações na sua conta AdSense.

Quando o depósito for realizado, você receberá um e-mail informando o pagamento. A transferência para a sua conta bancária nacional acontece em até 1 dia útil, via TED. Sobre os valores recebidos são feitos descontos referentes ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 0,38%, e o custo de serviço de 1,3%.

Agora que você já sabe como funciona o programa de membros do YouTube e como receber pagamentos por ele, invista nos seus vídeos e aproveite essa oportunidade.

Para receber os valores, conte sempre com o suporte da Remessa Online para ter mais praticidade e o melhor custo-benefício! Acesse agora mesmo o nosso site e conheça melhor os nossos serviços!

Resumindo:

O que é o programa de membros do YouTube?

É um recurso criado para que os produtores de conteúdo da plataforma consigam monetizar os seus vídeos.

Quem pode participar?

Canais com mais de 30 mil inscritos (ou mil, se for de jogos), ser maior de 18 anos e não estar marcado como produção para o público infantil. O YouTuber receberá 70% dos valores arrecadados com as assinaturas. 

Como receber os pagamentos?

Os pagamentos são feitos por meio de transferência eletrônica internacional e podem ser solicitados após acumular USD 100. Para receber, você pode se cadastrar na Remessa Online. A plataforma tem o menor custo de recebimento do mercado e o dinheiro é depositado na conta em até 2 dias úteis após chegar ao Brasil.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada