Quais BDRs pagam dividendos?

Você sabe quais BDRs pagam dividendos? Esses títulos representam as ações de empresas estrangeiras e podem ser adquiridos na bolsa brasileira (B3). 

Além de saber o que são BDRs, é necessário se questionar sobre outros detalhes, inclusive, sobre sua rentabilidade. Por exemplo, esses títulos sempre pagam dividendos? Para descobrir isso, criamos este post.

Aqui, vamos explicar como é a questão da remuneração e quais são os BDRs que pagam dividendos. Acompanhe para investir com segurança!

BDRs pagam dividendos?

Alguns dos maiores BDRs pagam dividendos e outros não repassam esse tipo de remuneração. Geralmente, o banco estrangeiro responsável pelo título cobra uma comissão de 5%, em média, sobre esse provento.

Entre aqueles que adotam esse provento, a rentabilidade pode chegar perto de 10% e até ultrapassar esse limite. Um levantamento feito pela XP e divulgado em novembro de 2022 indicou que alguns títulos têm dividend yield (indicador de retorno) projetado de 22,3% nos 12 meses posteriores à pesquisa.

Vale a pena observar que o governo americano tributa os dividendos na fonte. Assim, uma parte do que o investidor vai receber é retido de forma automática, já sendo descontado no repasse. Por esse motivo, algumas companhias emissoras de BDR não pagam dividendos porque as empresas em que estão lastreadas não pagam originalmente.

Por exemplo, você pode saber como comprar BDR do Facebook, mas não terá essa renda passiva. A mesma diretriz é válida para o Google. Porque não há pagamento de dividendos para os acionistas americanos. Logo, não há repasse para os Brazilian Depositary Receipts também.

Outras empresas, chamadas de Dividends Aristocrats, distribuem parte do seu lucro aos investidores, como McDonald’s e Johnson & Johnson. Se o seu objetivo é ter uma renda passiva, é preciso fazer uma análise prévia para identificar quais BDRs pagam dividendos ou não.

Quais BDRs pagam dividendos?

  • AT&T – telecomunicações;
  • Verizon – telecomunicações;
  • Lockheed Martin – indústria;
  • L Brands – consumo;
  • ConocoPhillips – petróleo e gás;
  • Merck & Co – farmacêutico;
  • Eli Lilly – farmacêutico;
  • Bristol Myers Squibb – farmacêutico;
  • Kimberly-Clark – indústria;
  • Pfizer – farmacêutico;
  • Dow Chemical – petroquímico;
  • Johnson & Johnson – consumo;
  • General Electric – diversos;
  • Intel – tecnologia;
  • Chevron – petróleo e gás;
  • McDonalds – consumo;
  • Procter & Gamble – consumo;
  • Pepsico – indústria;
  • Coca-Cola – consumo;
  • United Parcel Service – logística;
  • Apple – tecnologia.

Essa é uma lista geral, que representa apenas quais BDRs pagam dividendos. Para saber quais empresas fazem repasses de valores mais elevados, é preciso analisar o dividend yield

BDRs com maior taxa de retorno:

Conforme uma análise da XP, os 10 Brazilian Depositary Receipts com maior taxa de retorno até novembro de 2023 são:

EmpresaBDRTickerData COMData do pagamentoDividend Yield
APARTMENT INVT & MGMT COA1IV34AIV16/02/202328/02/202322,3%
ANNALY CAPITAL MANAGEMENTN2LY34NLY29/12/202231/01/202319%
CARNIVAL CORPC1CL34CCL23/02/202317/03/202315,3%
LUMEN TECHNOLOGIESL1MN34LUMN28/11/202209/12/202214%
PIONEER NATURAL RESOURCESP1IO34PXD27/02/202315/03/202311,3%
ECOPETROL ASE1CO34EC11/04/202321/04/202310,8%
SL GREEN REALTY CORPS1LG34SLG29/11/202215/12/202210,3%
MEDICAL PROPERTIES TRUSTMP2W34MPW07/12/202212/01/202310,2%
BANCOLOMBIA S.AC2OL34CIB27/12/202202/01/202310,2%
RIO TINTO PLCRIOT34RIO09/03/202320/04/20239,7%

Antes de saber que o BDR permite investir em grandes empresas estrangeiras a partir do Brasil e adquirir o título, recomendamos que você se informe sobre o negócio. Em geral, as empresas que pagam dividendos também fazem um repasse, em torno de 65%, para os investidores desses papéis.

No entanto, isso não é uma regra e o mais indicado é se informar especificamente sobre a empresa que você deseja investir. Além disso, apresentamos algumas das principais companhias com BDRs que pagam dividendos, mas essa lista pode ser gigantesca. Por isso, a avaliação deve ser individual.

Quando os BDRs pagam dividendos?

Para saber quando os BDRs pagam dividendos, é preciso conhecer a política adotada pela empresa estrangeira. Essa informação costuma estar disponível nas páginas de Relações com Investidores (RIs) das companhias.

Normalmente, se houver a distribuição de lucros aos investidores do país de origem do título, também haverá repasse de proventos para os recibos de depósito brasileiros. Por sua vez, se isso não acontecer no exterior, também não deve ocorrer por aqui.

Para saber quando esse repasse deve ser realizado, o ideal é verificar a data com e a data ex. Veja o que cada uma significa: 

  • data com: é a data de corte, ou seja, o último dia considerado para a posição acionária dos investidores;
  • data ex: é o dia a partir do qual o investidor não tem mais direito a receber os proventos.

Para entender melhor, veja o seguinte exemplo: se a data com é 15 de janeiro, a data ex é 16 de janeiro. Ou seja, o dia posterior. Dessa forma, quem tiver 10 BDRs até 15 de janeiro, receberá os dividendos de forma proporcional.

Se essa pessoa com 10 recibos de depósito vender 5 títulos na data ex, ela continuará recebendo a mesma quantia de dividendos. Por outro lado, se alguém que não tinha nenhum papel no dia 15 de janeiro comprar 10 unidades na data seguinte, não terá direito aos proventos. Isso porque a data ex é uma posição que passa a valer somente para o próximo repasse.

Quais são os benefícios dos BDRs?

Além dos dividendos, o investimento em BDRs oferece alguns benefícios como a negociação diretamente com uma corretora brasileira. Assim, não é necessário converter os dólares e têm mais segurança inicialmente, caso o objetivo seja investir em ações estrangeiras.

Por sua vez, a tendência é de uma rentabilidade menor quando comparado ao investimento direto no exterior. Por isso, é importante analisar a sua situação e o seu conhecimento sobre o mercado financeiro para tomar a melhor decisão.

De toda forma, saber quais BDRs pagam dividendos ajuda a definir o que fazer. Afinal, esse pode ser um bom começo para quem deseja expor seu patrimônio a moedas internacionais. Assim, você faz hedge e tem chance de obter bons resultados, mesmo em períodos de crise.

Gostou de saber mais sobre os BDRs e o pagamento de dividendos? Assine a newsletter da Remessa Online e receba mais informações úteis do mercado financeiro.

Resumindo

Quais BDRs mais pagam dividendos?

1. McDonalds;
2. Pepsico – indústria;
3. Coca-Cola – consumo;
4. Apple – tecnologia.

Quando as BDRs pagam dividendos?

Os BDRs pagam dividendos a partir de uma política própria adotada pela empresa detentora dos títulos. Além disso, o repasse é realizado com base na data com e na data ex dos títulos.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático