Qual a melhor maquininha de cartão de crédito? Qual tem a menor taxa?

Em 2021, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, apontou que 66% dos brasileiros utilizam o cartão de débito como meio de pagamento e 57% o cartão de crédito. Assim, é fundamental que lojistas e empreendedores ofereçam uma maquininhas de cartão para seus clientes. 

No entanto, com diversas opções de máquinas no mercado, como escolher a melhor para o seu negócio? Para ajudar, acompanhe no artigo abaixo um levantamento sobre qual a melhor maquininha de cartão e saiba como escolher a sua.

Qual a melhor maquininha?

Oferecer vários métodos de pagamento é, sem dúvida, uma dos diferenciais importantes de muitos empreendedores em todo o Brasil. Além dos pagamentos em dinheiro, as empresas também devem oferecer alternativas como pagamento com celular, PIX e, claro, as máquinas de cartão. 

Para atender a essa demanda, existem diversas opções de maquininhas no mercado, cada uma com suas características específicas e cobranças diferenciadas para atender perfis de negócios diferentes. Então, não existe uma única maquininha que seja a melhor para todos, mas sim aquela que vai se encaixar mais as suas necessidades.

O que considerar para escolher a melhor maquininha de cartão?

Cada maquininha tem seus pontos fortes e fracos. Sendo assim, para escolher a melhor, você deve considerar pontos como:

  • Taxas: para pagamentos no débito e crédito (à vista e parcelado);
  • Bandeiras aceitas: a maior parte aceita Visa e Mastercard, mas atualmente já existem outras bandeiras como Elo. Caso tenha serviço de alimentação, também procure por maquininhas que aceitam Vale Refeição e Vale Alimentação;
  • A tecnologia da máquina: por exemplo, se tem ‘contactless’ ou emite QR Code para pagamento via PIX;
  • Preço da compra ou aluguel da maquininha;
  • Qualidade de conexão do Wi-fi ou 4G;
  • Rapidez de processamento da maquininha;
  • Comprovante: algumas têm a possibilidade de impressão e outras apenas mandam via SMS.

Vale lembrar que para cada pessoa, esses pontos terão pesos diferentes. Por exemplo, uma pessoa que tem uma loja física não precisa se preocupar com a conexão via 4G, já que estará sempre no Wi-fi. 

Enquanto isso, um comerciante com grande fluxo de vendas precisa que o comprovante seja impresso rapidamente, já que ficar enviando via SMS a cada compra será um processo longo e demorado. 

Quais as taxas cobradas para receber com maquininha?

Primeiramente, precisamos entender quais são as taxas cobradas pelas empresas para receber com a maquininha de cartão. Por exemplo, você sabia que o pagamento no débito ou crédito possuem taxas diferentes? Entenda cada uma:

  • Taxa débito: normalmente é a mais baixa, em média até 2% do total da compra. Esse valor costuma cair em até 1 dia útil na conta;
  • Taxa crédito: como é um risco maior para a empresa, a taxa também é maior. Ela costuma variar bastante dependendo da maquininha;
  • Taxa de compras parceladas: incide nas compras feitas no crédito e parceladas. Em alguns casos, elas vão aumentando o valor conforme o número de parcelas; em outros a taxa é fixa;
  • Taxa de antecipação: em compras no crédito, o vendedor só recebe o valor após 30 dias ou conforme as parcelas. Essa taxa permite ao vendedor antecipar o recebimento das vendas realizadas.

Também é necessário entender que nem sempre as taxas são únicas em uma mesma empresa, mas ela pode mudar conforme vários fatores, como:

  • Data de recebimento;
  • Preço da maquininha (muitas vezes, maquininhas mais baratas, têm taxas mais altas);
  • Tipo de maquininha (se alugada ou comprada);
  • Bandeira do cartão

Qual máquina de cartão tem a menor taxa em 2022?

Cada maquininha trabalha com diferentes taxas e é preciso atenção para saber qual é a melhor. Para ajudar, veja na tabela abaixo os principais valores das taxas de maquininhas de cartão em 2022. 

MaquininhaTaxa DébitoTaxa CréditoTaxa de parcelamentoObservações
Sumup1.90% (1 dia útil)4,6% à vista1.5% a cada parcela
PagSeguro1.99% na horaNa hora: 4,49%14 dias: 3,99%30 dias: 3,19%Na hora: 5,59%14 dias: 4,59%30 dias: 2,79%
+ 1,41% por parcela
InfinitePay (bandeira Visa ou MasterCard)1,44% (1 dia útil)2,89% (1 dia útil)7,43% (1 dia útil)Taxas variam de acordo com a bandeira
Ton (bandeira Visa ou Mastercard e maquininha Gigaton)1,45%2,90%até 10,99%Taxa varia de acordo com a bandeira e tipo de maquininha
Ton (bandeira Elo, Amex e Hipercard e maquininha Gigaton)2,45%4,09%até 12,18%
GetNet1,89% (1 dia útil)3,99% (1 dia útil)5,99% (1 dia útil)
+ até 19,33%
Para receber parcelado a taxa é até 6,40%
SafraPayNa hora: 1,98%Em 1 dia: 1,88%Em 30 dias: 1,88%Sem antecipação:1,88%Na hora: 4,69%Em 1 dia: 4,49%Em 30 dias: 4,29%Sem antecipação: 3,94%Na hora: até 17,88%Em 1 dia: até 16,88%Em 30 dias: até 15,88%Sem antecipação:até 5,95%
Mercado Pago1,99% (Na hora)Na hora: 4,74%14 dias: 3,79%30 dias: 3,03%Na hora: 5,31%14 dias: 4,33%30 dias: 3,60%
+ até 19,28%

*Tabela como valores retirados dos respectivos sites das maquininhas em janeiro de 2022 

Vale apontar que Stone e Cielo têm taxas personalizadas, conforme o seu faturamento. Para saber os valores, é preciso entrar em contato com a empresa.

Outros preços

Ademais, é preciso atenção em outro ponto: em algumas empresas, o preço varia conforme o preço da maquininha. Por exemplo, a Ton varia a taxa conforme a bandeira do cartão e plano. Sendo assim, quanto mais altas as taxas do plano, menores os preços das maquininhas. 

Veja na tabela abaixo o comparativo entre dois planos da Ton. Lembrando que os preços são para bandeira Visa ou Mastercard. 

PlanoTaxasPreço da maquininha T3
GigatonDébito: 1,45%Crédito: 2,90%Parcelado: 10,99%R$406,80
BásicoDébito: 1,99%Crédito: 4,99%Parcelado: 22,59%R$238,80

Qual a melhor maquininha de cartão para autônomo?

Afinal, como os autônomos podem escolher a melhor maquininha? A resposta também dependerá do perfil do empreendedor e da maquininha. 

Por exemplo, algumas maquininhas têm um aluguel alto, mas que é isento caso haja um grande volume de vendas por mês. Um autônomo pode não conseguir gerar esse volume todos os meses. Sendo assim, muitas vezes, vale mais a pena esses profissionais optarem por maquininhas compradas com preços baixos. 

Além disso, quando não há um fluxo muito grande de compras, ele pode optar por aquelas que não imprimam o comprovante de compra, já que essas costumam ser mais baratas. 

Outro ponto importante é que algumas empresas, como a SafraPay e Pagseguro, têm taxas diferentes para pessoas físicas ou jurídicas. Sendo assim, se o profissional autônomo já estiver regularizado, como MEI e tiver um CNPJ, pode contar com taxas mais econômicas. 

Sendo assim, é sempre importante analisar os prós e contras de cada uma para decidir qual será a melhor para seu negócio.
Se você tem um pequeno negócio e além de aceitar cartão quer formalizar, então veja neste artigo mais informações sobre como abrir um MEI.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático