Sem categoria

O que é o índice MSCI?

Essas análises são feitas a partir de carteiras teóricas, ou seja, uma seleção de ações de um mesmo mercado, segmentos ou características que vão servir como referência para os indicadores.

A Morgan Stanley produz um dos índices mais respeitados no mercado, mas quais são eles e como podem ajudar nos seus investimentos no exterior? Veja no conteúdo a seguir!

O que é índice MSCI?

Como explicamos, MSCI é a sigla para a empresa Morgan Stanley, mas também é utilizada para nomear seus índices que, aliás, são muito respeitados no mercado financeiro.

Quando uma ação entra ou sai de um dos seus índices, a mudança repercute entre os investidores e nas bolsas de valores ao redor do mundo.

Um índice MSCI é formado por uma série de ações categorizadas pela Morgan Stanley e levam em consideração uma série de fatores como a tendência de preços em alta subirem ainda mais, ou, em baixa, continuarem a cair, volatilidade e liquidez para formarem uma carteira teórica.

E, qual a função da carteira teórica para seus investimentos? Vejamos na sequência.

Como o índice funciona para os investimentos?

Os índices são usados como referências de performance em diferentes setores do mercado financeiro, assim, quando a Morgan Stanley publica ou atualiza seus índices, os investidores e gestores de fundos mudam suas estratégias para acompanharem sua carteira teórica como sugestão de investimento ideal.

Em outras palavras, o índice da Morgan Stanley é usado como benchmark, uma referência para investidores escolherem as melhores ações e os administradores de fundos criarem os ETFs (Exchange Traded Funds) que simulam a carteira teórica do índice em questão.

Os índices da Morgan Stanley alcançam uma taxa de precisão de 99,8% das suas sugestões, por isso, funcionam como ótimas referências aos investidores.

Como os índices MSCI influenciam no valor das ações?

Por ser tão relevante para o mercado, quando a Morgan Stanley altera a composição da carteira teórica de um de seus índices, as ações envolvidas sofrem mudanças positivas ou negativas em seus valores.

No rebalanceamento semi-anual da Morgan Stanley em junho de 2020, por exemplo, um de seus índices, o de mercado emergentes, as ações da Embraer (EMBR3) deixaram de fazer parte da carteira teórica, enquanto outras duas brasileiras foram integradas, a CPFL (CPFE3) e Copel (CPLE6).

Mesmo com os reflexos da pandemia de coronavírus no mercado financeiro, essa mudança traz novas possibilidades estratégicas para as empresas e investidores, é claro.

Quais as características dos seus principais índices?

Os índices MSCI são segmentados para acompanhar diferentes mercados, assim, cada um deles vai ser composto a partir das características que possuem em comum.

MSCI World

Esse índice é o mais famoso entre os MSCIs e é composto por ações de empresas de médio e grande porte com atuação global ou em países desenvolvidos. Como benchmark, é utilizado para ilustrar os ânimos dos investidores em escala mundial, excetuando os países emergentes.

MSCI ACWI

O foco do ACWI são 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes, então, é aquele mais abrangente de todos. Acompanha o desempenho das ações de empresas de médio e grande porte e as oportunidades de investimentos que elas oferecem.

MSCI ESG

ESG significa Environmental, Social and Corporate Governance, e é atribuído a empresas que criaram políticas de redução dos impactos socioambientais. Portanto, o índice inclui apenas as ações de companhias nesses moldes e, diga-se de passagem, elas têm ótimos desempenhos nas bolsas de valores.

MSCI Emerging markets

O Emerging Markets tem o foco em países emergentes, ao todo, são 26 países acompanhados pelo índice, como é o caso do Brasil, Chile, Egito, Índia e África do Sul.

MSCI Brazil

Como o nome sugere, esse índice acompanha ações de 56 médias e grandes empresas brasileiras. Em junho de 2020, 30% delas eram do setor financeiro.

Esses índices são carteiras teóricas, portanto, o investidor não consegue investir no MSCI, mas sim nas empresas que eles listam, ou nos fundos ETFs que criam composições inspiradas em suas sugestões.

Como uma plataforma de transferências internacionais pode ajudar?

Muitos investidores preferem investir por corretoras de investimentos internacionais para ter mais acesso às ações de mercados do exterior, por suas taxas e, claro, para negociar em moedas estrangeiras.

Para viabilizar esse processo, uma plataforma de transferências internacionais ágil, com boas taxas e criptografia para garantir a segurança é essencial. Tudo isso está à disposição do investidor, assim que ele faz seu registro na Remessa Online.

O mercado de investimentos pede um acompanhamento regular das notícias e ferramentas que podem ajudar nas transações, não é mesmo? Então, curta a página do Remessa Online no Facebook, acompanhe nossos tweets e conecte-se a nossa rede no LinkedIn.

Resumindo

O que é um índice MSCI?

Um índice MSCI é uma referência de ações segmentadas em uma carteira teórica selecionadas por uma das instituições mais respeitadas do mercado, a Morgan Stanley.

Quais os principais índices?

Os índices da Morgan Stanley são: MSCI World, MSCI ACWI, MSCI Emerging Markets, MSCI ESG e MSCI Brazil.

É possível investir em MSCI?

O MSCI é um indicador, portanto, não é um produto de investimento. Porém, pode servir como referência para os investidores selecionarem suas ações ou os administradores de fundos criarem ETFs.