Real vs Libra Esterlina: depreciação do Real

A economia britânica deu início ao seu processo de reabertura na última segunda-feira (17). Segundo o governo, os britânicos poderão fazer uma série de atividades coletivas até então proibidas por causa da pandemia, tais como  viagens de cidadãos a países com contágios em queda pelo vírus, frequentar cinemas, museus e áreas de recreação para crianças, dentre outras atividades.

Com o avanço gradual da economia britânica, os dados já começam a surpreender. As vendas no varejo do Reino Unido registraram um salto anual de 42,4% no mês de abril, segundo a leitura divulgada pelo Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (ONS, na sigla em inglês). 

Isso significa que as vendas acumuladas nos últimos doze meses até abril de 2021 foram maiores do que as vendas acumuladas nos últimos doze meses até abril de 2020. Esse movimento reforça a tendência de recuperação da economia, especialmente, o que é particularmente importante após o Brexit.

O governo espera ainda que o PIB cresça 5% no período entre abril e junho, desse modo, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (17) cotada a R$ 7,4299. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (21), a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,4931. Trata-se de uma depreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 0,85%.

Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), a Libra ganhou força em aproximadamente 0,68%.

Confira o De Olho no Câmbio #122, a relação Real vs Euro e do Real vs Dólar.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024