Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,3286 na segunda-feira (7/fev). A cotação da moeda registrou uma forte trajetória de queda ao longo da semana e o Dólar abriu o pregão desta sexta-feira (11/fev) cotado a R$5,2362, portanto, uma apreciação do Real pela quinta semana consecutiva, no patamar de aproximadamente 1,73%.

Parte importante do desempenho da moeda estadunidense ao longo desta semana foi a expectativa em relação aos dados inflacionários do país. Segundo o U.S. Bureau of Labor Statistics, o Departamento de Trabalho dos EUA, os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram 0,6% no mês de janeiro. 

Com o resultado, os preços no país acumulam alta de 7,5% em 12 meses. O resultado é superior aos 7% registrados no mês de dezembro e, além disso, é a maior taxa de inflação registrada para o índice acumulado em 12 meses desde 1982.

Os preços nos EUA estão se comportando de maneira similar ao que vemos no restante do mundo, especialmente nos países do continente europeu. À medida que a pandemia de Covid-19 prejudica as cadeias de abastecimento, os preços aos produtores ficam mais altos e são repassados para os preços aos consumidores.

Paralelo a tudo isso, não podemos esquecer que o alto custo de vida está pesando no índice de aprovação do presidente Joe Biden, que enfrenta um grande desafio de gestão da economia com pandemia, inflação, geração de empregos e modernização da economia.

E a gente fecha a semana com um dado positivo da economia brasileira. O índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br), conhecido como prévia do PIB, referente ao mês de dezembro, avançou 0,33% na comparação com o mês de novembro. Em 12 meses, a alta acumulada foi de 4,5%.

Confira no De Olho no Câmbio #160 a relação  Real vs Libra Esterlina  e do Real vs Euro.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024