Real x Dólar

O ponto alto desta curta semana para o mercado brasileiro foi a divulgação da Ata do comitê de política monetária do Federal Reserve, nos Estados Unidos. Havia grande expectativa com a ata, por conta dos próximos passos sobre a política monetária estadunidense.

Desde o início do ano, quando as expectativas de um processo inflacionário mais forte começaram a se desenhar nos EUA que economistas e analistas têm apostado em uma alta mais forte dos juros por lá.

Contudo, as autoridades monetárias têm sido muito claras e diretas ao afirmar que o momento não justifica alta de juros, uma vez que a alta dos preços se dá por algo pontual – a alta dos preços de commodities e energia.

Ainda assim, há outro aspecto. O board do Fed tem sinalizado que a aceleração da geração de empregos, combinada à inflação acima da meta, representa progresso em direção às metas de estabilidade de preços e pleno emprego. 

Mas com as projeções para o crescimento da economia americana abaixo das expectativas do mercado, a autoridade monetária se prepara para reduzir suas compras de ativos e controlar a liquidez do sistema, em linha com a avaliação do mercado. 

Com este pano de fundo, a moeda estadunidense, que abriu a segunda-feira (5), cotada a R$5,0551, iniciou esta quinta-feira (09) cotada a R$5,2315. Com isso, vimos uma depreciação do Real de aproximadamente 3,49% ao longo desta semana.

Confira o De Olho no Câmbio #129, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.

Related posts

Mercados aguardam primeira leitura trimestral do PIB americano em 2024

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril