O que é scalping trade: tudo que você precisa saber

O mercado financeiro oferece diversas oportunidades para investidores, como o scalping trade. A estratégia de especulação na bolsa de valores é direcionada a quem tem maior disposição para assumir riscos e busca lucros em períodos extremamente curtos.

Se você tem interesse em começar a investir ou melhorar a sua carteira de investimentos, leia o artigo e descubra como a estratégia funciona, suas vantagens e desvantagens e como utilizá-la para aumentar seus ganhos. 

O que é scalping trade?

O scalping trade é uma forma de especulação no mercado financeiro, buscando lucros em curtos períodos. Os operadores, conhecidos como scalpers, aproveitam as flutuações e volatilidade, operando ativos e derivativos na bolsa de valores, como ações e contratos futuros.

A estratégia de especulação, como o scalping trade, não se baseia em apostas ou intuição, mas sim em análises detalhadas do mercado financeiro. Os operadores realizam análises para identificar padrões nas movimentações de preços de ativos financeiros e derivativos, com o objetivo de antecipar eventos futuros.

A ideia central é posicionar-se na compra ou venda de ativos, buscando lucros quando as projeções se concretizam. Para embasar essas decisões e reduzir os riscos de perdas, é crucial entender como avaliar o mercado. Isso envolve análises técnicas, gráficos, indicadores e outras ferramentas que ajudam os operadores a tomar decisões informadas durante as operações de scalping trade.

Como funciona o scalping trade?

As operações do scalping trade não se limitam a ganhos com valorização, mas também podem lucrar com movimentos de queda. As entradas e saídas são rápidas, geralmente durando apenas alguns segundos. Embora os ganhos individuais sejam modestos, o lucro total é maximizado pelo grande volume de negociações realizadas ao longo do dia.

Geralmente, os scalpers operam alavancados, utilizando valores superiores aos disponíveis em conta para potencializar os ganhos. 

Riscos do scalping trade

O ponto de atenção é que existem riscos envolvidos e que devem ser considerados. As operações são feitas a partir de análises de mercado que tentam identificar tendências. Mas como elas são realizadas na renda variável, não há garantias de que a projeção se tornará realidade.

É possível que aconteça um comportamento contrário ao esperado. Nesses casos, o scalper terá prejuízos. Também é preciso ter em mente que não é possível evitar totalmente as perdas. Logo, o objetivo é que, ao final do dia, o saldo entre lucros e prejuízos seja positivo.

Análise técnica

A análise técnica se baseia em padrões gráficos que representam movimentações de preços e volume de negociação dos ativos e derivativos. Por esse motivo, ela também é chamada de análise gráfica.

No caso do scalping trade, os intervalos de leitura são bastante curtos, já que as oscilações precisam acontecer em segundos. Contudo, os gráficos podem ser configurados de diferentes formas, conforme as necessidades do operador.

Tape reading

Outro método que pode ser usado é o tape reading — também conhecido como análise do fluxo de ordens. Ele faz a leitura de registros que representam o fluxo de negociações, considerando preço, volume, variação etc.

Fazer investimentos pode ser arriscado. É importante conhecer o mercado.

Logo, o tape reading apresenta diversas ferramentas que podem ajudar a antecipar movimentos para se posicionar ou proteger a posição no mercado. Porém, o seu uso é mais complexo.

Quais são as vantagens e desvantagens do Scalping?

As principais vantagens do Scalping são:

  • A estratégia permite aproveitar diversas oportunidades de mercado devido à rápida execução das operações;
  • A agilidade nas operações possibilita ganhos altos em curtos períodos;
  • O encerramento rápido de posições em cenários de queda contribui para minimizar prejuízos;
  • A velocidade nas operações facilita a correção rápida de eventuais erros, otimizando a gestão de riscos;
  • O risco é baixo, porque as operações são muito rápidas. 

Desvantagens do Scalping

No entanto, também existem desvantagens que precisam ser consideradas, como:

  • O grande volume de operações gera mais custos com taxa de corretagem e emolumentos;
  • É preciso acertar inúmeros trades para conseguir lucros realmente atrativos;
  • Em operações com ações, há uma incidência de 20% de Imposto de Renda sobre os lucros. Para negociações que ultrapassam um dia, a alíquota é de 15%
  • As regras de tributação podem variar entre diferentes ativos ou derivativos;
  • Os lucros e prejuízos obtidos precisarão ser apurados e declarados separadamente;
  • É preciso ser ágil em suas negociações. 

Quantas operações por dia faz um scalper?

Um scalper realiza 10, 20 ou até mais operações por dia.  A quantidade de operações realizadas varia bastante dependendo de fatores como a estratégia específica adotada, a volatilidade do mercado, as condições atuais e as preferências pessoais do operador.

Alguns scalpers realizam centenas de operações em um único dia, aproveitando os movimentos rápidos e pequenas oscilações de preços. A agilidade é uma característica essencial do scalping, permitindo que ele aproveite as oportunidades de mercado em períodos curtos.

No entanto, não existe um número fixo ou padrão de operações diárias para todos os scalpers. 

Quanto tempo dura uma operação de scalping?

Uma operação de scalping dura de alguns segundos a poucos minutos. Isso porque, uma característica da estratégia é, justamente, buscar por pequenos movimentos de preço em um curto período. 

Os scalpers procuram entrar e sair rapidamente do mercado para aproveitar essas flutuações momentâneas. Assim, é importante ter agilidade na tomada de decisões e na execução das ordens. 

Por esse motivo, é comum que scalpers contratem ferramentas específicas e plataformas especializadas em trade. Assim, darão um suporte maior às operações.

Qual o melhor indicador para scalper?

O melhor indicador para scalper depende do profissional e da estratégia usada. Alguns dos mais usados no mercado são:

  • SMA (Média Móvel Simples): fornece informações sobre o preço médio de um ativo;
  • EMA (Média Móvel Exponencial): concentra-se no preço mais recente do ativo;
  • ZACD (Média Móvel Convergente e Divergente): mostra a relação entre duas médias móveis;
  • SAR Parabólico (Stop and Reversal Parabolic): informações sobre tendências da movimentação dos preços;
  • Oscilador Estocástico: compara o preço de fechamento com a variação de preços;
  • VWAP (Preço Médio Ponderado pelo Volume): determina a liquidez de um ativo e identifica níveis de suporte e resistência com base no volume de compra. 

Quais são as diferenças em relação a outras estratégias de trade?

O scalping é diferente de outras estratégias de trade em vários aspectos, principalmente devido ao seu enfoque de curto prazo e à busca por pequenos movimentos de preço. 

A seguir, veja quais são as outras estratégias e como elas se diferenciam do Scalping!

Day Trade

O Day Trade é o termo mais conhecido no mundo dos investimentos. Ele se refere às operações que se encerram em um mesmo pregão da bolsa de valores. Assim, as negociações são mais longas do que no Scalping — o que pode ampliar os riscos. Porém, em relação à tributação e outras características, elas são mais semelhantes.

Swing Trade

O Swing Trade é uma estratégia na qual as operações levam mais de um dia e podem durar algumas semanas. Com isso, o trader faz um volume menor de negociações e precisa ter mais paciência para acompanhar os movimentos do mercado.

Position Trade

Por fim, o Position Trade conta com um prazo ainda mais longo: ele pode levar meses para ser encerrado. Logo, as análises são feitas considerando períodos maiores e o trader poderá dedicar um tempo menor às avaliações de mercado. Afinal, ele também tende a realizar um volume menor de negociações.

Em quais situações o scalping é a melhor técnica?

O scalping é mais indicado como técnica de negociação em situações em que o investidor tem um perfil arrojado, altos objetivos financeiros e tempo que pode dedicar à tarefa.

Como essa é uma estratégia de especulação, ela exige maior tolerância aos riscos. Então, se alinha melhor aos investidores arrojados. Em relação aos objetivos, os recursos usados devem ter um foco no curto prazo. Além disso, eles não devem ser valores que você não pode perder de forma alguma, como a reserva de emergência.

Como as operações são bastante dinâmicas, é comum que seja necessário ter um tempo maior de dedicação. Dessa forma, tire um período do seu dia para isso. Assim, facilitará o acompanhamento de toda a dinâmica do mercado para aumentar as chances de sucesso.

Portanto, faça uma análise sobre o funcionamento dessa estratégia e do que você busca no mercado financeiro para entender se ela pode ser adequada. Em caso positivo, aproveite para encontrar formas de aprender mais sobre a bolsa de valores e as ferramentas que serão usadas no trade.

Como começar a fazer scalping trade?

Para começar a fazer scalping trade, você deve ter preparação e planejamento para fazer uma gestão de riscos e evitar prejuízos financeiros. Ademais, é esse cuidado que ajudará a obter os lucros desejados. Veja os principais passos!

Estude o mercado

Estude o mercado financeiro para entender mais detalhes sobre ativos, derivativos e estratégias disponíveis, considerando os riscos e outros fatores. Defina planos de análise de ativos

Na análise técnica, por exemplo, você precisa se familiarizar com diferentes padrões gráficos e indicadores para conseguir entender os possíveis movimentos do mercado. 

Acompanhe e estude o mercado para fazer bons investimentos.

Já o tape reading exigirá entender os pontos de análise do fluxo de ordem para visualizar o que acontece no mercado. A partir disso, será possível ampliar as chances de direcionar corretamente as suas ordens de compra e venda.

Abra conta em uma instituição financeira

Abra uma conta em uma instituição financeira, como uma corretora de valores ou um banco de investimentos, para obter acesso à plataforma de negociação, como o home broker, essencial para realizar operações de trade na bolsa de valores.

A partir disso, você terá acesso à plataforma de negociação para iniciar as suas operações.

Tenha ferramentas adequadas

Como o Scalping é bastante dinâmico, é comum que o home broker tradicional apresenta limitações. Exatamente por isso, existem ferramentas no mercado desenvolvidas para atender às necessidades dos especuladores. Afinal, eles buscam maior precisão e agilidade no envio de ordens de compra e venda.

Uma dica é ter uma plataforma trader. Ela consegue oferecer ferramentas operacionais adicionais, como diferentes gráficos, mecanismos de proteção, simuladores e outras funcionalidades. Então, avalie as opções disponíveis para escolher a mais adequada.

Faça o gerenciamento de riscos

É importante adotar medidas que ajudem a proteger o seu capital, diminuindo as chances de ter perdas financeiras. Por exemplo, é possível utilizar o stop loss. Esse é um comando que limita o máximo de perdas que uma operação pode gerar, conforme a programação realizada por você. Diante de uma movimentação do mercado que vá contra o esperado, ele encerra a posição automaticamente quando o preço do ativo atinge o valor indicado.

Também existe o stop gain. Nesse caso, ele encerra a operação a partir de um ganho máximo. A ideia é evitar que você perca a janela de oportunidade e tenha prejuízos após uma nova queda no preço.

Ao adotar essas medidas, você reduz as chances de prejuízos e maximiza as oportunidades de lucro ao aplicar o scalping trade na bolsa de valores. Ainda, é possível complementar essa estratégia com outras opções, como investimento de longo prazo, para potencializar o crescimento do seu patrimônio.

Quanto ganha um Scalper Trader?

Um Scalper Trader pode ter uma rentabilidade, em média, de 2% a 10% sob o montante de dinheiro que ele negocia. No entanto, esse valor é muito variável dependendo de vários fatores, como sua experiência, habilidade, estratégias utilizadas, capital investido, e as condições do mercado. 

Os ganhos podem ser influenciados pela consistência nas operações, eficiência na execução das estratégias, controle de riscos e a capacidade de adaptação às condições de mercado em constante mudança. É importante destacar que, assim como os lucros, os riscos também são ampliados no scalping.

Além disso, os ganhos também variam se o trader opera de forma independente ou se trabalha para uma instituição financeira. 

Como ser um bom Scalper?

Confira algumas dicas para seguir e ser um bom scalper trader:

  • Estude sobre o mercado financeiro, seus ativos e as condições;
  • Crie um plano de trade claro e objetivo, definindo suas estratégias, metas de lucro e níveis de risco;
  • Escolha ativos líquidos e voláteis, pois a volatilidade é essencial para o scalping;
  • Utilize uma plataforma de negociação eficiente e de baixa latência;
  • Conheça os indicadores e escolha o que melhor se adaptar às suas necessidades;
  • Estabeleça regras claras de gerenciamento de risco;
  • Monitore constantemente seus ativos;
  • Desenvolva controle e inteligência emocional;
  • Esteja disposto a se adaptar às mudanças nas condições de mercado.

Gostou desse artigo? Então conheça outros principais tipos de trade no mercado.

Perguntas frequentes

O que é scalping trade?

O scalping trade é uma operação de especulação de curtíssimo prazo, que costuma ser encerrada em poucos segundos. Já o scalper é o investidor ou especulador que realiza operações de scalping trade.

Quais são as vantagens do scalping trade?

As principais vantagens são a dinamicidade do mercado e as oportunidades para ter ganhos em um período menor. Também podem existir menos riscos devido ao tempo de operação mais curto.

Quanto tempo dura uma operação de Scalping?

Uma operação de Scalping dura de alguns segundos a poucos minutos, buscando pequenos movimentos de preço em curtos períodos.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada