Search Engine Marketing: descubra o que é o SEM

A estratégia de Search Engine Marketing é indispensável para garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Portanto, aprenda a colocá-la em ação!

O Search Engine Marketing é essencial para as estratégias de marketing digital de uma empresa. Isso porque, por meio da técnica, é possível fazer com que uma organização se mantenha nas primeiras posições dos mecanismos de buscas, como o Google.

Ah, e claro, estar bem ranqueado nesses motores traz diversos benefícios, por exemplo, aumenta o número de visitas no site e, consequentemente, as chances de conversão.

Pensando na importância dessa estratégia de marketing, preparamos este conteúdo. Aqui, você terá acesso a diversas informações sobre o tema. Continue a leitura e confira!

O que é Search Engine Marketing?

Search Engine Marketing, também conhecido pela sigla SEM, se refere, em português, a marketing para mecanismos de busca. Basicamente, trata-se de um conjunto de estratégias cujo objetivo principal é alcançar as melhores posições nos motores de busca.

Essa estratégia começou a ser usada no início dos anos 1990. Isso porque, com a popularização da internet, os sites começaram a se multiplicar. Como resultado dessa ação, houve a necessidade da criação de mecanismos para auxiliar o usuário na busca de conteúdo.

Aplicando a solução de forma correta, a possibilidade de ter seu site nas melhores posições é muito grande. E, isso é essencial para aumentar a sua visibilidade e autoridade perante o público.

O Search Engine Marketing é dividido em duas partes, sendo elas: SEO e links patrocinados. Para entender melhor sobre esses conceitos, confira abaixo!

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português é referente à otimização para mecanismos de busca. Basicamente, trata-se de um conjunto de técnicas que visam, de forma orgânica, a otimização de páginas, sites e blogs.

A estratégia procura reunir um conjunto de ações para que as empresas possam ranquear nas melhores posições dos motores de busca, e assim, consigam atrair uma audiência maior.

Essa otimização está relacionada a duas técnicas: on page e off page. A primeira opção está envolvida com fatores da própria página, como título, estrutura etc. Já a segunda se refere a questões que os motores de busca consideram que estão fora do seu alcance, isto é, que envolvem outros sites, redes sociais etc.

Para você entender melhor, selecionamos os principais aspectos do SEO. Veja a seguir!

Estrutura do texto

Uma das táticas de SEO é ter atenção à estrutura do texto. Isso porque, ele precisa resolver o problema da persona de forma simples e eficiente.

Entre as tarefas necessárias para ter uma boa estrutura estão:

  • inserir as palavras-chave de forma natural no conteúdo, ou seja, sem muitas repetições;
  • aplicar as Heading Tags, como H1, H2, H3 e H4, para hierarquizar os títulos e subtítulos;
  • utilizar links internos interessantes, que complementem o texto;
  • usar mídias, como imagens e vídeos, que enriqueçam o conteúdo.

Palavras-chave

As palavras-chave são usadas para que o usuário encontre conteúdos interessantes para o fim desejado. Sendo assim, um dos passos importantes do SEO é a escolha desses termos. Para tal ação, sempre opte por palavras que resumam bem o seu conteúdo.

Para definir quais termos utilizar, siga as dicas:

  • analise a quantidade de vezes que essa palavra é procurada nos mecanismos de busca;
  • verifique a concorrência, afinal, escolher sempre as mais buscadas pode não ser interessante, pois existe uma grande concorrência pelas primeiras colocações;
  • sempre fique atento à posição do seu site quando digita a palavra-chave — pois, dependendo do resultado, é preciso entender o que precisa ser feito para melhorar.

Backlinks

Backlinks são links que outras páginas utilizam para direcionar ao seu conteúdo. E, para colocar essa estratégia em prática, trabalhe a sua autoridade no mercado. Pois, outros sites usarão seus materiais como referência e assim, os indicarão.

Portanto, pense sempre em entregar conteúdos de valor e que chamem a atenção da audiência e de outras empresas.

Qualidade do conteúdo

É preciso pensar em toda a qualidade do conteúdo e da página. Por exemplo, garanta o bom desempenho do site, isto é, um carregamento rápido e uma ferramenta organizada. Além disso, certifique-se que o texto foi bem escrito, ou seja, que seja de fácil entendimento e que resolva as dores da persona.

Lembrando que esses são apenas alguns dos inúmeros mecanismos que devem ser usados para ter destaque e uma boa posição nos sites de pesquisa.

Links patrocinados

Os links patrocinados são referentes aos anúncios, isto é, estão envolvidos com a ferramenta de mídia paga.

Você certamente já abriu algum conteúdo e viu um anúncio, certo? Pois bem, para fazer o uso desses anúncios, é necessário se cadastrar em uma plataforma, como o Google Ads. Sendo assim, a cada clique ou venda, por exemplo, um valor é debitado.

Ah! Mas é possível colocar detalhes para não perder o controle, por exemplo, existe a função de definir um valor máximo a ser pago pela propaganda.

Diferentemente de anúncios tradicionais, em que a visibilidade depende apenas do valor investido, os links patrocinados passam por um “sorteio” para serem divulgados. E, essa escolha depende não só do capital, mas também da qualidade do anúncio.

Portanto, é primordial seguir as regras que os mecanismos de busca avaliam para o ranqueamento das páginas.

SEO x links patrocinados: qual a melhor estratégia?

Ambas funcionam muito bem. É importante ter em mente que não se trata de uma disputa. Com isso, as duas táticas em conjunto podem representar um grande sucesso para a sua organização.

Por exemplo, caso esteja em busca de um tráfego mais rápido, a solução ideal são os links patrocinados. Agora, se busca um crescimento sustentável, utilize o SEO. Sendo assim, saiba que utilizar as duas estratégias só vai potencializar os seus resultados. Portanto, coloque-as em ação na sua empresa!

Por que ter uma estratégia de SEM é importante?

Contar com o Search Engine Marketing é essencial para a sua organização, pois, sem dúvidas, o maior volume de tráfego gerado na internet ocorre pelos motores de busca. Sendo assim, se posicionar bem nesses locais é primordial para aumentar o seu alcance.

Para entender melhor, confira alguns dos principais benefícios de ranquear bem nos motores de busca:

  • quantidade maior de visitas;
  • mais autoridade no mercado;
  • aumento da visibilidade;
  • maiores chances de conversão.

Como criar uma estratégia de SEM para a sua empresa?

A seguir, selecionamos algumas dicas para você colocar as estratégias de Search Engine Marketing em prática na sua organização. Veja!

Use links patrocinados

Os links patrocinados podem ser a peça-chave para alcançar o público certo para o seu negócio. Porém, para isso, é importante que estude bem as características da sua persona — personagem fictício para representar o perfil de cliente ideal para a sua marca.

Feito isso, crie seus anúncios pensando nessa audiência. Isto é, avalie a abordagem que encantará a pessoa, os produtos e/ou serviços que serão divulgados etc.

Sem dúvidas, os links patrocinados ajudarão, e muito, a alavancar os seus resultados. Afinal, ter a opção de divulgar os seus conteúdos para um público segmentado gerará um retorno maior.

Trabalhe bem o SEO

Como mencionamos, o SEO é uma das partes do Search Engine Marketing. Portanto, é essencial que trabalhe bem essa estratégia na sua organização. Para isso, confira algumas ações que você deve adotar:

  • escolha títulos que retratem o que será abordado no conteúdo;
  • não faça o uso excessivo de palavras-chave;
  • analise dados para fazer as modificações necessárias;
  • avalie a concorrência, pois com essa observação é possível que encontre termos relevantes para que os ultrapasse;
  • use CTAs, isto é, chamada para ação, como “acesse as redes sociais”, “leia mais um de nossos posts do blog”, “assine nossa newsletter”, “acesse o site e saiba mais”.

Invista no Google Shopping

O Google Shopping é como se fosse uma vitrine do ambiente virtual. Sendo assim, ao anunciar seus produtos nesse local, a sua empresa ganhará uma grande visibilidade.

Para começar a investir nessa estratégia, crie um perfil no Google Merchant Center. Feito isso, basta integrá-lo ao seu Google Ads. Caso tenha um e-commerce, aposte nessa solução, pois ela vai contribuir bastante para aumentar as suas vendas.

Entenda o conceito de cauda longa

Também conhecidas como long tail, as palavras de cauda longa são termos mais específicos, ou seja, trata-se de conteúdos que respondem exatamente à dúvida do leitor.

Normalmente, por ser uma pesquisa bem segmentada, o volume de busca é bem menor. Porém, em contrapartida, a concorrência também diminui. Sendo assim, as chances de conversão são maiores.

Evite técnicas de black hat

Black hat é um conjunto de táticas que algumas empresas utilizam na tentativa de “enganar” os mecanismos de busca para crescer rapidamente no ranking.

Porém, por mais que pareça atrativa, a longo prazo essa estratégia pode trazer uma série de prejuízos. Isso porque, os motores de busca estão trabalhando para identificar essas ações e assim punir esses sites.

Alguns dos principais exemplos utilizados são: uso de palavras-chave fora do contexto, redes de blogs que funcionam apenas para gerar backlinks e conteúdos ocultos para aumentar o número de links e palavras-chave.

Use o Google Analytics

O Google Analytics possibilitará que conheça o comportamento da sua audiência e que mensure todos os resultados das estratégias de Search Engine Marketing.

Por exemplo, com a ferramenta, será possível analisar a quantidade de visitas, os canais de origem, a taxa de rejeição e muito mais. Com todas essas informações, ficará muito mais fácil desenvolver estratégias que sejam eficazes para o seu negócio.

Faça benchmarking

A concorrência para estar nas primeiras posições dos motores de busca é muito alta. Portanto, estar sempre de olho nas empresas que estão nessas colocações é primordial para o seu sucesso.

Analisar os resultados e o que essas organizações estão fazendo fará com que encontre oportunidades para passá-las. Sendo assim, a observação é uma tática essencial nesse processo.

Escreva de maneira humanizada

Conheça o seu leitor e escreva de forma humanizada. Isso porque, você está se comunicando com pessoas, não robôs.

Para realizar essa ação, busque produzir conteúdos de qualidade e fácil entendimento. Afinal, o público busca por conteúdos fluidos e que prendam a leitura do início ao fim.

Trabalhe a usabilidade do seu site com UX Design

É fundamental que pense na experiência do usuário. E, para isso, é essencial que garanta a boa usabilidade do seu site. Afinal, ao ser direcionado por um link, ele precisa encontrar conteúdos de qualidade.

Alguns elementos que podem ajudar nesse aspecto são: uso de imagens interessantes, títulos persuasivos, descrições bem detalhadas e direcionamentos para realizarem a ação desejada pela empresa.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Portanto, aproveite todas as dicas que disponibilizamos para colocar a estratégia de Search Engine Marketing em prática e garanta as primeiras posições nos mecanismos de busca.

Agora, para ter acesso a mais conteúdos que vão contribuir para o sucesso da sua empresa, nos siga nas redes sociais — estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Resumindo

Como funciona o Search Engine Marketing?

O SEM é um conjunto de técnicas que visam otimizar sites, blogs e páginas para ficarem nas primeiras posições nos motores de busca.

Por que ter uma estratégia de SEM é interessante?

Contar com o Search Engine Marketing é essencial para a sua organização, pois, sem dúvidas, o maior volume de tráfego gerado na internet ocorre pelos motores de busca. Algumas vantagens de contar com essa estratégia são:
– quantidade maior de visitas;
– mais autoridade no mercado;
– aumento da visibilidade;
– maiores chances de conversão.

Como criar uma estratégia de SEM para a empresa?

– Use links patrocinados;
– Trabalhe bem o SEO;
– Invista no Google Shopping;
– Entenda o conceito de cauda longa;
– Evite técnicas de black hat;
– Use o Google Analytics;
– Faça benchmarking;
– Escreva de maneira humanizada;
– Trabalhe a usabilidade do seu site com UX Design.

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