Sistema de saúde na Inglaterra: veja como funciona o NHS

Ter uma boa infraestrutura de saúde é um dos pilares para proporcionar mais qualidade de vida aos seus habitantes. Isso, o país inglês tem garantido. Afinal, o sistema de saúde na Inglaterra é uma referência mundial, já que é o maior e mais antigo do mundo. Além disso, oferece um ótimo atendimento aos seus usuários.  

Entretanto, como em qualquer país, ele tem suas regras específicas. Dessa forma, para quem deseja morar na Inglaterra, é essencial conhecê-lo. Assim, é possível estar melhor preparado para usá-lo, caso precise.

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre o sistema de saúde na Inglaterra. Aqui, vamos falar sobre a sua história, como funciona, a média de custos, suas semelhanças com o SUS, entre outros tópicos.

Você se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura até o fim!

Qual a história do sistema de saúde na Inglaterra?

O sistema de saúde na Inglaterra foi criado em 1948. Chamado de National Health Service (NHS), ele foi fundado por Aneurin Bevan, Ministro da Saúde da época, no governo do primeiro-ministro Clement Attlee.

O Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido oferece serviços médicos e odontológicos, sendo uma referência mundial. Antes da sua criação, os ingleses eram responsáveis pela sua própria saúde e por explorar os serviços de médicos, enfermeiros e outros profissionais.

Na época, o governo defendia que o acesso gratuito aos atendimentos de saúde não deveria ser um privilégio de quem tinha condições financeiras. Antes do NHS ser criado, havia uma administração de instituições de saúde em alguns locais. Entretanto, ela era voltada para quem pagava impostos naquela área. 

O principal custeio do sistema de saúde na Inglaterra são os impostos. O NHS oferece medicamentos e assistência médica gratuitos ou de custo mais baixo para os residentes legais nos países do Reino Unido. 

Atualmente, o National Health Service é supervisionado pelo Departamento de Saúde e passou por diversas mudanças ao longo dos anos. 

Como funciona a saúde pública na Inglaterra?

Em cada bairro das cidades da Inglaterra há um general practitioner (GP) de referência — é como se fosse uma unidade de saúde no Brasil. Um médico geral é designado para fazer o atendimento da população que abrange a região. Após o profissional fazer a avaliação dos pacientes, caso necessário, ele os encaminha para especialistas. 

Para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo NHS, é preciso procurar o GP de referência do bairro, portando documento de identidade e comprovante de residência. No local, é necessário preencher um formulário de registro, informando os dados pessoais e o histórico de saúde. 

Após ser cadastrada, a pessoa recebe um número de identificação de paciente e o nome da farmácia local, onde devem ser retirados os medicamentos gratuitos. Vale destacar que nem todos os remédios são oferecidos de graça. 

Para marcar a consulta, é preciso solicitar um appointment. Isso deve ser feito por telefone ou pessoalmente. Porém, não é possível escolher o médico especialista para o atendimento.

Se uma pessoa não for cadastrada no sistema de saúde na Inglaterra e precisar de uma consulta, ela deve procurar as clínicas Walk-in Centres. Elas não exigem agendamento prévio para atendimento, pois ele é feito por ordem de chegada. Entretanto, alguns locais podem cobrar uma taxa. É importante saber que essas clínicas também fazem consultas de emergência.

É importante destacar que o NHS é formado por uma rede de clínicas e hospitais públicos. Neles, os residentes são atendidos de forma gratuita.

O NHS ainda disponibiliza um atendimento 24 horas de apoio ao paciente. Ele é feito por meio do número 111 e é destinado a pessoas que necessitam de um suporte rápido, sem ser emergência. A ligação é gratuita tanto para telefones fixos quanto celulares.

Qual a média de custos com saúde na Inglaterra?

Grande parte dos serviços do sistema de saúde na Inglaterra é gratuita para os ingleses e residentes definitivos. O NHS é financiado pela arrecadação de impostos de direitos no país inglês. Entretanto, alguns serviços cobram taxas, que são as despesas de prescrição médica e as despesas com tratamento dentário.

Nessas cobranças, as famílias de baixa renda e as pessoas com mais de 60 anos têm direito à isenção ou redução nos valores. 

No país ainda há um sistema de saúde particular. Parte da população usa o serviço para evitar períodos de espera longos e desfrutar de instalações mais confortáveis.

Nessa modalidade, é possível escolher o médico que fará o atendimento e usar uma acomodação privada durante a internação. Assim como no Brasil, os planos são pagos mensalmente e os valores alteram conforme:

  • os benefícios escolhidos;
  • a idade;
  • a quantidade de dependentes;
  • o histórico de saúde;
  • a carência etc.

Quais são as semelhanças do SUS com o sistema de saúde na Inglaterra?

A principal semelhança entre o SUS e o sistema de saúde na Inglaterra é que ambos são universais e gratuitos. Além disso, são financiados por meio da arrecadação de impostos. Por ser o mais antigo do mundo, o NHS serviu de inspiração para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Da mesma forma, tanto no Brasil quanto na Inglaterra, os pacientes recorrem a hospitais em casos de urgência. Eles também não pagam por consultas e medicamentos, quando receitados por médicos ou hospitais que fazem parte da rede pública.

Brasileiros podem usar o sistema de saúde na Inglaterra?

Os brasileiros que não têm cidadania britânica só podem usar o NHS gratuitamente caso tenham residência definitiva no país. Porém, aqueles que desejarem morar menos de 6 meses, devem pagar pelo atendimento médico ou receber isenções. 

Se morar na Inglaterra por mais de 6 meses, mas não tiver cidadania ou requisitos para ser considerado residente, deverá pagar uma taxa anual. Somente assim poderá usar os serviços do NHS. 

Ela só é paga durante a solicitação do visto e o valor varia de acordo com a idade e o tipo de visto para Inglaterra. Para saber o preço da taxa, basta fazer a simulação no site do governo e preencher um formulário com as suas informações.

Para se ter uma ideia, em 2022, os valores são:

  • £ 470 por ano para estudantes e cada um de seus dependentes;
  • £ 624 por ano por pessoa sem ser estudante.

No caso de turistas, os brasileiros só têm direito ao atendimento gratuito em situações de urgência e acidente. Após receberem a assistência médica e serem encaminhados ao leito, os turistas precisam arcar com as despesas hospitalares e medicamentos.

Sabendo disso, o ideal é contratar um seguro de viagem da Inglaterra que cubra os gastos médicos e hospitalares durante a estadia. Os valores variam conforme a idade e o tempo de estadia.

Quando as taxas do sistema de saúde na Inglaterra não são cobradas?

O atendimento gratuito aos imigrantes fora do Espaço Econômico Europeu (EEE) é válido para as seguintes situações:

  • licença para permanecer por tempo indeterminado;
  • membros da família de pessoas da Irlanda do Norte;
  • vistos solicitados antes de 6 de abril de 2015;
  • crianças nascidas no Reino Unido para quem mora legalmente por mais de 6 meses.

Entenda sobre cada uma delas.

1. Licença para permanecer por tempo indeterminado

Só é considerado residente comum o imigrante que tenha recebido o direito de morar na Inglaterra de forma permanente. Isso, claro, se a pessoa estiver sujeita ao controle de imigração.

Se o imigrante for membro da família de um cidadão do EEE que reside no Reino Unido, ele pode não passar pelo controle de imigração.

2. Membros da família de pessoas da Irlanda do Norte

Caso a pessoa tenha um familiar elegível da Irlanda do Norte que mora no Reino Unido, ela não precisará pagar a taxa do NHS. Nesse caso, vale:

  • ser um cidadão britânico, irlandês ou os dois;
  • ter nascido na Irlanda do Norte;
  • no momento do nascimento, ter pelo menos um dos pais com cidadania britânica, irlandesa ou as duas.

3. Vistos solicitados antes de 6 de abril de 2015

As taxas do NHS foram implementadas no dia 6 de abril de 2015. Caso o imigrante esteja no Reino Unido, mas tenha solicitado o visto antes dessa data, ele pode ser elegível ao tratamento hospitalar gratuito.

Isso se aplica ao imigrante que:

  • solicitou um visto para ir ou permanecer por mais de 6 meses no Reino Unido antes de 6 de abril de 2015;
  • o pedido de visto foi aprovado e não expirou;
  • está no Reino Unido.

Como enviar dinheiro para a Inglaterra de maneira descomplicada?

Para você que não se enquadra nos requisitos de gratuidade ou isenção da taxa do NHS, é preciso enviar dinheiro para o país inglês. Afinal, terá de pagar para usar o serviço de saúde na Inglaterra.

Nesse sentido, você pode contar com a Remessa Online. Oferecemos um serviço seguro e com ótimo custo-benefício. Na nossa plataforma, é possível fazer uma simulação completa para entender os custos de uma transferência internacional e o montante total necessário.

Ao fazer as suas remessas para o exterior por meio da Remessa Online, o dinheiro enviado fica disponível em até 1 dia útil. Caso você precise receber o valor no Brasil, ele será disponibilizado na sua conta em até 2 dias úteis. 

Agora, você já sabe como funciona o serviço de saúde na Inglaterra. Um passo importante para quem deseja se mudar para o país ou passar uma temporada.

Vai viajar para a Inglaterra? Então, conheça a Remessa Online para fazer as suas transferências online com as menores taxas. 

Resumindo

Tem SUS no Reino Unido?

No Reino Unido há o National Health System. Ele se assemelha ao Sistema Único de Saúde (SUS) em alguns aspectos. A principal semelhança entre o SUS e o sistema de saúde na Inglaterra é que ambos são universais e gratuitos.

Tem hospital público na Inglaterra?

Sim! O NHS é formado por uma rede de clínicas e hospitais públicos. Neles, os residentes são atendidos de forma gratuita. Para ter acesso aos benefícios oferecidos, é preciso fazer o registro em um general practitioner de referência do bairro. A pessoa deve apresentar o documento de identidade e um comprovante de residência.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático