Você já ouviu falar em status quo? O conceito que vem do latim e significa o estado das coisas. Mas, você realmente sabe o que está por trás dessa expressão tão famosa e usada no dia a dia. E tem mais, você sabe como desafiá-lo?
Acompanhe no artigo abaixo todos os detalhes sobre o que é status quo e veja como a Remessa Online desafiou a burocracia das transferências internacionais. Vamos lá?
Qual o significado do conceito de status quo?

Status quo é uma expressão do Latim que significa “o estado das coisas”. A expressão designa uma situação fixa, estado atual das coisas, situação que não está mudando. Aliás, você também pode ver a frase escrita sem o “s” (statu quo), mudando apenas o começo da frase: “no estado das coisas”.
A expressão surgiu por volta de 1700. Geralmente são usadas frases como “mudar o status quo”, “defender ” ou “desafiar”. Para entender melhor, veja alguns sinônimos:
- Permanecer;
- Manter;
- Conservar;
- Continuar;
- Durar;
- Perdurar;
- Ficar;
- Perpetuar;
- Estado atual.
Como questionar o status quo?
Afinal, como questionar ou desafiar o status quo? Ao estar insatisfeito com alguma situação, você tem duas opções: aceitar ou mudar. Para mudar, é preciso ter ousadia, inovação e coragem.
Insatisfação
O primeiro passo é o inconformismo e insatisfação com o estado atual de alguma coisa. Enquanto conformismo é seguir o efeito de manada, fazer mais do mesmo e manter o status quo, o inconformismo provoca mudanças. Por exemplo, a partir da insatisfação com a burocracia e preços elevados que eram pagos para fazer transferências internacionais, surgiu a Remessa Online, que tornou esse processo muito mais simples e prático.
Questione os motivos
Para desafiar o status quo, você deve se comprometer a questionar continuamente a maneira como as coisas são feitas, bem como as razões por trás delas. É isso que lhe permite fazer melhorias quando são necessárias, assumir riscos e se transformar para se adaptar a um ambiente em mudança.
Criatividade para mudar o estado das coisas
Mas, se a insatisfação não for seguida de uma ação para mudança, ela não serve. Por isso, é preciso ter criatividade é fundamental e um estímulo para isso. Para desafiar o status quo é preciso buscar soluções originais e criativas.
Ação
Ação e mão na massa são fundamentais para mudar uma situação. Após o inconformismo, é preciso sair da zona de conforto. Descubra novas perspectivas e perceba como os pontos cegos impedem o crescimento e o desenvolvimento de qualquer situação.
O status quo é algo ruim?

Não necessariamente. O estado atual das coisas nem sempre é ruim, mas, lembre-se que bom não significa eterno. Por exemplo, vamos imaginar o cenário em que uma empresa é social e ambientalmente responsável, fazendo apenas o consumo ecológico. Como regra geral, ela passa as mesmas expectativas para seus funcionários e, dessa forma, a ação passa a ser uma filosofia organizacional do lugar. O estado dessa situação é bom, não é mesmo?
Mas, isso não significa que o status quo não possa evoluir. Afinal, pense na mesma empresa ecológica, ela pode levar essa cultura ecológica para seus clientes, fornecedores, comunidade. Sendo assim, mesmo quando um status quo é “bom”, ele pode ser mudado para melhor e evoluir sempre. Basta que tenham pessoas inconformadas e que querem evoluir ainda mais.
O que as startups têm a ver com o status quo?
Afinal, o que uma startup tem a ver com o status quo? A verdade é que muitas startups nascem a partir da insatisfação de alguém com algum serviço. Seja pela burocracia, preços ou atendimento. Assim, essa pessoa inconformada cria soluções inovadoras para aquela situação e faz disso um novo negócio. É claro que essa não é uma regra, mas é um caminho muito comum porque a inovação e o empreendedorismo, em sua essência, são um desafio ao status quo.
Algumas startups que nasceram a partir da insatisfação são:
- Nubank – para revolucionar a burocracia bancária;
- Remessa Online – transferências internacionais;
- Quinto Andar – mudou a forma de alugar imóveis;
- Uber – surgiu a partir da insatisfação com os serviços de taxistas;
- Amazon – nasceu para mudar o e-commerce no mundo;
- Mercado Livre- marketplace que vem inovando e revolucionando as entregas de mercadorias;
- CargoX – uma espécie de Uber de cargas, transformou a logística de cargas no Brasil;
- Netflix – o serviço de streaming que mudou a forma de assistir no cinema e locadoras;
- Spotify – antes o acesso às músicas e alguns eram muito mais limitado, facilitando a pirataria;
- Ebanx – oferece soluções de pagamento internacionais de forma simples e prática.
Aliás, você sabia que agora a Remessa Online faz parte do grupo Ebanx? As fintechs se uniram para construir uma potência no setor financeiro internacional.
O status quo diz respeito apenas ao mundo dos negócios?
Não. Muito pelo contrário, ele está em tudo, inclusive em nosso dia a dia. Por exemplo, se você está em um emprego e não está feliz, você está insatisfeito com sua situação atual. Então, você pode se conformar e ficar ou procurar novas opções.
Além disso, quando qualquer pessoa está insatisfeita com uma situação, pode mudar o status quo. Como Nelson Mandela, que desafiou o estado das coisas, na ocasião o Aparthaid, e mudou todo um país. Outras personalidades que desafiaram o status quo são:
- Martin Luther King;
- Mark Zuckerberg;
- Barack Obama;
- Mahatma Gandhi;
- Van Gogh;
- Rosa Parks.
Status quo e a Remessa Online
A Remessa Online surgiu para mudar o Status quo das transferências internacionais, que eram caras, demoradas e burocráticas. E a Remessa Online nasceu justamente para mudar esse cenário.
Inicialmente, a plataforma tinha como objetivo ajudar pessoas físicas que precisassem enviar dinheiro ou pagar contas no exterior. Mas a plataforma cresceu e se tornou referência no mercado. Veja aqui um pouco da história da Remessa Online.
Hoje, a Remessa Online tornou as transferências internacionais muito mais econômicas, práticas e rápidas. A plataforma está desafiando o status quo para revolucionar o mercado. Atualmente já conta com transferências internacionais 8x mais econômicas que em barcos tradicionais. Além disso, a Remessa Online também oferece serviços práticos e econômicos para pessoas jurídicas com a Remessa Online for Business e Remessa Online for Startups.
Se você quer fazer transferências internacionais veja aqui porque a Remessa Online é a opção mais segura.