Guia da Twitch: descubra como monetizar seu streaming

Quem trabalha pela internet está sempre em busca de novas formas de renda. A diversificação é fundamental para garantir um bom dinheiro ao final do mês e conseguir pagar as contas. Isso é o que a Twitch oferece.

A ideia é jogar e transmitir sua partida. Se você for bom, conseguirá monetizar e ficar conhecido na plataforma.

É claro que, para chegar a esse patamar, é preciso trabalhar muito e se diferenciar de outros gamers. Afinal, você precisa mostrar que é um pro player, que é como se fosse um atleta dos games.

Como fazer isso? De que forma ganhar dinheiro? Como potencializar seus resultados? Esses são alguns dos questionamentos que vamos responder neste conteúdo. Confira!

A origem da Twitch

A Twitch é um serviço de streaming que surgiu especialmente voltado aos games, mas que hoje já se popularizou com diversos outros tipos de conteúdo. Mas no caso dos games, o que acontece é que os usuários assistem a partidas de outros jogadores ou transmitem, eles mesmos, seus vídeos jogando.

É ai, nesse segundo caso, que existe a possibilidade de monetizar e ganhar dinheiro.

Para quem gosta apenas de jogar, a plataforma é o local ideal para encontrar formas de zerar o game e novas maneiras de passar de fase com louvor. Mas também acaba se tornando um local de compartilhamento de comentários e opiniões. Para isso, é possível buscar por uma campanha ao vivo ou pelo gamer favorito.

Em relação ao player, a possibilidade de monetização acontece de duas formas: pela popularidade dos seus vídeos e pelos anúncios inseridos na transmissão dos jogos, de maneira similar ao que já é praticado no YouTube.

Perceba que esse trabalho é árduo e dificilmente você vai conseguir dinheiro rápido. Isso porque o processo não é uma corrida de 100 metros rasos, mas sim uma de longa distância, como uma maratona.

Portanto, se deseja ficar conhecido como gamer, precisa traçar boas estratégias, ter paciência e criar um clima convidativo para os usuários. Aos poucos, você conquista sua reputação e se torna conhecido.

A Twitch foi criada em 2005, com o nome de justin.tv. O fundador foi Justin Kan, que tinha o objetivo de criar um ambiente para as pessoas filmarem suas vidas — bem ao estilo reality show. Como a categoria de jogos foi a que mais cresceu, a plataforma foi direcionada para esse serviço.

Em 2011, mudou de nome para a forma como é conhecida hoje. A escolha da palavra foi pelo seu significado: movimento curto e rápido, a exemplo de um espasmo. É o que os players precisam fazer. Em agosto de 2014, a Twitch foi comprada pela Amazon por 970 milhões de dólares.

Dados relevantes

Os usuários da Twitch passaram mais de 218 milhões de horas acessando os games de somente um usuário, o Tyler Ninja Blevins. Ele aproveitou o sucesso do Fortnite, em 2018, e conseguiu um resultado impressionante.

Impulsionada pela pandemia, a Twitch, segundo o Streamlabs e o Stream Hatchet, registrou no primeiro trimestre de 2020 3,1 bilhões de horas visualizadas. Já em 2021, nesse mesmo período, a plataforma chegou a 6,3 bilhões, valor mais de 106% acima do anterior.

Um dos pontos de destaque da Twitch é o fato de que qualquer pessoa é capaz de monetizar nessa plataforma. No entanto, existem alguns critérios essenciais para começar:

  • Fazer transmissão de mais de 500 minutos por mês;
  • Fazer transmissão de uma semana, pelo menos, de conteúdo exclusivo;
  • Obtenção de 3 ou mais espectadores simultâneos ativos por stream;
  • Conquista do mínimo de 50 seguidores.

A partir disso, você se torna um afiliado Twitch — vamos explicar isso melhor a seguir.

Outras curiosidades sobre a plataforma são:

  • os maiores eventos de e-sports do mundo são transmitidos ao vivo;
  • a maior parte (71%) dos usuários são millennials, ou seja, nasceram a partir dos anos 1980;
  • a idade média dos usuários ativos é de 21 anos;
  • o total de vídeos publicados por mês chega a uma média de 11 milhões;
  • o canal mais assistido de 2021 foi o do canadense Félix “xQc” Lengyel, com cerca de 163.11 milhões de horas;
  • o streamer mais famoso é o Ninja, com mais de 14 milhões de seguidores;
  • os usuários passam quase 5 horas por dia na plataforma;
  • a Twitch é o 37º site mais popular do mundo todo.

O funcionamento da Twitch

Ao criar a sua conta na plataforma, você pode fazer diferentes transmissões, como de gameplays e campeonatos de jogos, designers criando uma arte ou desenvolvedores trabalhando com o código. Porém, se você quer apenas assistir, nem precisa realizar um cadastro.

Basta acessar o site e ver a live do jogo. Se não gostar dessa categoria, pode filtrar por idioma, lugares etc. Caso queira fazer uma transmissão, é preciso realizar o registro.

Para quem é apenas espectador, a vantagem do cadastro é receber notificações dos streamers favoritos, como o momento em que eles ficam online e interagem no chat.

Como assistir e fazer transmissões pela Twitch?

Para assistir às transmissões, é preciso acessar o site pelo navegador ou baixar o aplicativo para Android ou iOS. Caso queira instalar o software no seu computador, basta clicar no botão “obter desktop”.

Você pode verificar as transmissões já em andamento e/ou selecionar os games em destaque na barra lateral. Se preferir, pode fazer a busca pelo nome no campo que fica no topo da página.

Se quiser salvar um canal favorito ou interagir no chat, é preciso ser cadastrado. Para fazer sua transmissão, é necessário entrar na sua conta e ir ao painel de controle. É só clicar no ícone disponível no canto superior direito da plataforma.

No menu vertical à esquerda, selecione a opção “Streaming Tools“. Ali, você verá vários programas diferentes para realizar suas transmissões. Algumas alternativas são: Player.me, OBS, Streamlabs OBS etc.

Em seguida, selecione o programa desejado e clique em “Download” e depois em “Setup Guide“. O segundo ajudará na configuração da plataforma no computador para começar a transmitir. É importante lembrar de que cada aplicação tem um funcionamento diverso, mas o propósito é o mesmo.

O passo a passo para criar a sua conta

A Twitch permite ganhar dinheiro, se você for cadastrado na plataforma. Há um alerta de que é preciso concordar com os termos de serviço e com a política de privacidade. Além disso, existem diretrizes da comunidade a serem seguidas.

Caso as regras sejam descumpridas, o perfil está sujeito a penalidades, que vão até a suspensão da conta. Por isso, vale a pena ler os documentos para garantir que estão de acordo com a sua pretensão.

Mais que isso, é importante confirmar as informações antes de enviá-las. Caso tenha algum dado divergente e você precisar da recuperação da conta, terá dificuldades.

Com esses aspectos finalizados, chegou o momento de ver o passo a passo para criar sua conta. Como fazer isso? Veja as opções abaixo.

Inscrição pela área de trabalho

O primeiro passo é acessar o site da Twitch e clicar em “cadastrar-se”, botão localizado na parte superior direita da página. Uma nova janela vai aparecer e serão solicitados:

  • nome de usuário;
  • senha;
  • data de nascimento;
  • e-mail.

Depois de preencher as informações, é só clicar em “Cadastrar-se”, logo abaixo. Se preferir facilitar esse processo, existe o botão “conectar-se com o Facebook”, na parte inferior dessa janela.

Inscrição por dispositivos móveis

Nesse caso, você deve baixar o aplicativo da Twitch no seu smartphone. Assim que estiver pronto, abra o app e pressione o botão “cadastrar-se”. Aqui, você poderá usar seu endereço de e-mail ou número de celular — telefones VOIP são proibidos.

O recomendado pela própria plataforma é usar o número de telefone e verificar a conta por e-mail. Dessa forma, há mais segurança e o serviço consegue:

  • recuperar a conta, se estiver sem acesso ao telefone;
  • enviar notificações dos canais seguidos, caso você as ative;
  • entrar em contato pelo bate-papo nos canais com a opção “chat de e-mail habilitado”.

O próprio telefone pode oferecer uma alternativa de preenchimento automático, que acelera o processo. É preciso adicionar seu DDI. No caso do Brasil, é +55. Pode haver cobrança de SMS e taxas de dados. Se quiser, clique no link “usar e-mail” para escolher essa outra alternativa.

Logo que finalizar o formulário de inscrição, pressione o botão “inscrever-se” na parte de baixo. Será necessário confirmar o endereço de e-mail ou o número de telefone usado por meio de um código de 6 dígitos encaminhado. Pode ser que seu dispositivo adicione o número de forma automática assim que receber o SMS.

Caso não forneça essa opção, é preciso digitar o código de modo manual. Ele expira em 5 minutos. Por isso, mantenha a atenção para não perder o prazo. Caso contrário, terá que reenviar o número para o seu celular ou e-mail.

Adição de novas contas

O acréscimo de contas adicionais pode ser feito a qualquer momento. Basta aceitar os termos do serviço e as diretrizes da comunidade.

É importante destacar que, ao verificar o endereço de e-mail na sua conta, a geração de uma adicional permanece desativada para evitar comportamentos abusivos. Nesse caso, precisará seguir às configurações de segurança para habilitar a opção. Assim, é possível acrescentar uma extra.

4 formas de monetização

Existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro com a Twitch. Você pode ser afiliado ou parceiro. No primeiro caso, você participa de um programa que coloca os streamers qualificados a gerarem uma renda extra.

Para participar do programa de afiliados, é preciso não ter feito parceria com a plataforma e ter, pelo menos, 50 seguidores. Nos 30 dias anteriores à candidatura, é necessário ter realizado mais de 500 minutos totais de transmissão, 7 dias exclusivos e ter conquistado uma média de 3 ou mais espectadores simultâneos.

Quem atender a esses critérios são convidados por e-mail, notificação ou anúncio no painel de controle. Assim que isso acontecer, uma nova seção surge na aba de configurações. Desse modo, eles podem se cadastrar no programa e ativar os bits — vamos entender o que é isso logo adiante.

Ainda existem os parceiros. Esse programa é voltado para pessoas que realizam transmissões e querem alcançar um patamar mais elevado que o de afiliados. Os usuários, geralmente, apresentam uma grande variedade de conteúdos: música, jogos, talk shows, arte etc.

Para ser um parceiro, você deve ter formado um público de bom tamanho. Esse nível pode ser atingido por meio da adoção de boas práticas. Elas são apresentadas na Escola de Criadores da Twitch.

Ainda existem recursos especiais que ajudam a aumentar o canal. Eles são:

  • personalização do canal: por meio de distintivos de chat, emoticons, prefixo de emoticons e cheermotes e distintivos de bit personalizados, além de distintivo de usuário verificado, inscrição de canal vitalícia gratuita e até três registros adicionais gratuitos;
  • recursos VOD: para armazenamento estendido por 60 dias e reprises e premieres, para retransmitir conteúdos passados e exibir novos vídeos para o público;
  • suporte prioritário: com uma equipe dedicada;
  • equipes: para criar a própria equipe de transmissão pela Ajuda do Parceiro;
  • acesso a oportunidades diferenciadas: como parceiro em destaque, painéis de parceiro, meet & greets, zonas do streamer etc.;
  • transcodificações de vídeo: com acesso privilegiado a opções de qualidade para os canais. Assim, é possível ajustar a qualidade de visualização da transmissão;
  • atrasos de transmissão: em até 15 minutos e ainda manter a regularidade em jogos competitivos.

Para ser um parceiro da Twitch, é preciso cumprir alguns critérios. Os principais são:

  • término da conquista “a rota para ser um parceiro” ou comprovação de audiência/número de seguidores amplo e engajado;
  • produção de conteúdo condizente com as diretrizes da comunidade, termos de serviço e regras de notificação de direitos autorais;
  • manutenção dos critérios conquistados na rota para ser um parceiro.

Na definição dos parceiros é desconsiderada a audiência de reprises, hosts, premieres e destaques da página inicial. Agora que você viu o que determina ser um parceiro ou um afiliado, chegou o momento de ver as 4 formas de monetização permitidas pela Twitch. Acompanhe!

1. Bits

Consistem em uma mercadoria virtual. Com o uso dos bits, é possível comprar o envio de um cheer pelo bate-papo do seu canal, a fim de conseguir mais apoio dos usuários sem sair da sua conta. Além disso, é fornecida uma parte da renda para fazer esse processo. Nesse caso, 1 bit é igual a R$ 0,01.

Essas moedas virtuais podem estar em formato de emotes de joias animados ou cheermotes. Quando você recebe cheer bits após a visualização do seu conteúdo, a geração de 100 unidades equivale a R$ 4.

Nesse caso, os bits são mini doações feitas pelos espectadores na sala de chat pela compra de GIFs animais especiais. O pagamento é feito por Amazon Payments ou PayPal.

2. Venda de jogos

É a venda de jogos ou itens específicos pela plataforma. Nesse caso, quando o streamer faz uma transmissão de game disponível para vendas na Twitch, uma oferta de compra aparece logo abaixo da janela de vídeo.

Quem é afiliado ganha 5% da renda gerada com as vendas feitas no canal. Os espectadores que adquirem o jogo ganham uma Twitch Crate como recompensa para qualquer aquisição de 4,99 dólares ou mais.

3. Inscrições

É uma possibilidade a mais para os afiliados e os parceiros. É liberado o acesso a todas as opções de inscrição, ou seja, de 4,99 dólares, de 9,99 dólares e de 24,99 dólares, além das gratuitas pelo Twitch Prime.

Os afiliados e os parceiros ainda têm um emote global de inscritos para adicionar dois emotes extras para quem se registrar nos planos de 9,99 dólares e de 24,99 dólares. Os últimos podem desbloquear até 50 emotes de canal.

4. Anúncios

É uma possibilidade para os parceiros, que ganham parte da renda gerada pelos anúncios divulgados em seus canais. O streamer pode determinar a frequência e a extensão das campanhas intermediárias a partir do seu painel de controle.

Perceba que essa definição determina quanto você vai ganhar e com qual frequência receberá o dinheiro. Por isso, vale a pena atentar aos horários do dia e as datas do ano mais rentáveis. Alguns estão relacionados a feriados e ao lançamento de produtos. Ainda é possível definir se a exibição ocorrerá antes da atração (pre-roll), durante (mid-roll) ou depois de já estar offline (post-roll).

As dicas para produzir um bom conteúdo

A melhor forma de monetizar na Twitch é entender que existem vários caminhos e que você pode — e até deve — explorar todos eles. Ao fazer isso, você aumenta a chance de ganhar dinheiro com a plataforma e pode até tornar essa a sua renda principal.

É claro que, como destacamos no início, esse é um trabalho que leva tempo. É impossível conquistar um retorno bem rápido, mas é mais fácil colocá-lo em prática com o tempo. O principal motivo é o conhecimento das boas práticas, como as que vamos apresentar a seguir. Confira!

Conquiste uma boa audiência

Os vídeos divulgados na plataforma precisam ter audiência para você ganhar dinheiro com eles. Portanto, a criação de um público é a chave para monetizar com o seu perfil. Como fazer isso?

Um caminho é criar audiência em outra rede social e atraí-la para a plataforma. Esse é o formato mais recomendado, porque o algoritmo da Twitch é ruim e seu perfil pode passar despercebido na pesquisa.

Inclusive, a rota para a conquista de ser um parceiro tem a ver com a criação de audiência de forma indireta. Nesse caso, você deve fazer um streaming por 25 horas nos últimos 30 dias, por 12 dias únicos no mesmo período e alcançar 75 visualizações, pelo menos, no mesmo intervalo de tempo.

Esteja presente e seja consistente

A Twitch exige que seus usuários sejam presentes, se quiserem monetizar com o seu perfil. Se você nunca estiver online ou fazer um streaming só de vez em quando, terá dificuldades de alcançar bons resultados.

O ideal é jogar e interagir bastante com a comunidade, para se tornar conhecido e aumentar o número de seguidores. Essa também é uma forma de firmar um bom relacionamento com o público e ter uma personalidade que se destaca. Com isso, as doações tendem a aumentar.

Tenha equipamentos apropriados para as transmissões

Os conteúdos postados na Twitch são em vídeo. Por isso, é preciso ter um computador adequado, que permita fazer transmissões de qualidade. O ideal é que o notebook seja um Core i5 ou superior, se for com uma placa Intel, ou similar. Além disso, o RAM deve ter 8 Gb ou mais.

Ainda é preciso contar com um serviço de streaming. Uma alternativa recomendado é o OBS, que é gratuito e tem recursos profissionais. Se quiser, também pode transmitir de forma direta pelo PlayStation 4 ou pelo Xbox One.

Mantenha a frequência de transmissões

Os canais de games precisam atender às exigências do público — e uma delas é manter a frequência. Se ignorar essa recomendação, será mais difícil conquistar uma base de seguidores e monetizar. Por isso, vale a pena transmitir em dias alternados ou até mesmo diariamente, se for possível.

Torne-se um parceiro

O cumprimento das regras vale a pena, tanto para ser um afiliado quanto para ser, de preferência, um parceiro. Ao subir para o patamar mais elevado, você pode colocar anúncios no seu canal e escolher aqueles que vai veicular.

Em outras palavras, é uma forma excelente de ganhar dinheiro, porque você controla todos os aspectos. Além disso, os parceiros são pessoas que obtiveram reconhecimento da qualidade do conteúdo.

Depois de seguir todas essas regras, é só começar a monetizar e continuar seu caminho para se tornar um parceiro. Nesse processo, é preciso contar com um serviço para recebimento dos valores, certo?

É aqui que entra a Remessa Online. Por meio dela, você recebe o dinheiro gerado com o seu conteúdo digital com as melhores taxas de câmbio, já que é usado o comercial, ou seja, sem aplicação de taxas. A tarifa bancária também é zerada e o custo é de apenas 1,3%.

Assim, você recebe um valor justo pelo seu trabalho na Twitch e alcança reconhecimento na plataforma. É só continuar fazendo as suas transmissões e gerando sua audiência qualificada. Aos poucos, seu perfil será conhecido e terá um público engajado.

Gostou de entender como pode gerar uma renda extra com os games? Aproveite para ver outras dicas seguindo nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Resumo

Como transmitir no Twitch?

Você precisa de um equipamento adequado e de um serviço de streaming, que pode ser até gratuito.

Para que serve o aplicativo Twitch?

Ele é exclusivo para a transmissão de games e outros conteúdos relevantes para a audiência.

O que é Twitch Prime?

É o serviço de assinatura que oferece jogos grátis e conteúdos exclusivos de streaming.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)