TypeScript: descubra como funciona e quais os principais usos

Estar entre as 10 linguagens de programação mais populares do mundo pode ser um enorme feito, sobretudo quando se trata de uma tecnologia lançada há muito, muito pouco tempo. Pois saiba que esse é o curioso caso do TypeScript.

Desenvolvido em 2012 pela Microsoft como um superset do JavaScript, o TypeScript vem se popularizando consideravelmente nos últimos anos, sendo uma das linguagens mais utilizadas pelos desenvolvedores.

Para se ter uma ideia da dimensão, em 2018, isto é, apenas 6 anos após o seu lançamento, ela foi considerada como a quarta linguagem mais amada pelo público, conforme apontou pesquisa do site Stack Overflow.

Por isso, quem é da área de Tecnologia da Informação precisa voltar um pouco mais das suas atenções para o TypeScript e descobrir as vantagens que tem contribuído para o seu crescimento exponencial.

Para te ajudar nisso, preparamos este guia completo sobre o TypeScript, que te dará importantes detalhes e informações sobre essa linguagem para que você saiba como ela pode contribuir para sua rotina como programador. Confira!

O que é TypeScript?

O TypeScript é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida sobre o JavaScript. Isso quer dizer que a TS incorporou a JS e adicionou algumas funcionalidades que não estavam disponíveis em seu modo nativo.

Além disso, como mencionamos anteriormente, o TypeScript foi desenvolvido pela Microsoft e lançado em outubro de 2012, sendo uma linguagem orientada a objetos e fortemente tipada.

Convém mencionar, ainda, que o nome “TypeScript” é proveniente da combinação das palavras “JavaScript” + “Type” (“Tipo”, em português), que representa a sua funcionalidade adicional mais importante: a tipagem estática, na qual os tipos das variáveis são definidos explicitamente no código.

Para que serve o TypeScript?

Basicamente, o TypeSscript serve para programar sites e aplicativos web que podem ser executados tanto no lado servidor (server-side) como no lado do cliente (cliente-side), isto é, diretamente no navegador do usuário.

Além disso, ele faz a verificação de erros durante a digitação do código através do Intellisense, recurso empregado no Visual Studio Code também.

Nesse sentido, o TypeScript serve para melhorar a produtividade e garantir a construção de aplicações mais seguras, complexas e executáveis e sem qualquer problema, uma vez que atua como um potencializador da linguagem JavaScript.

Quem utiliza o TypeScript?

O TypeScript é utilizado por programadores que querem criar funções tipadas e bem modeladas e que gostam de garantir que suas aplicações não tenham qualquer problema. Isso porque essa linguagem é capaz de barrar os erros durante a escrita.

Por isso mesmo, desenvolvedores que atuam com aplicações robustas e complexas, como sistemas bancários e de saúde, costumam recorrer a essa tecnologia, como veremos mais adiante.

Além disso, com a popularização do Angular, framework web da Google para criação de SPAs (Single-Page Application) que utiliza o TypeScript para o desenvolvimento de suas aplicações, os desenvolvedores que atuam nessa frente também precisam utilizar essa linguagem.

Nesse sentido, podemos dizer, resumidamente, que o TypeScript pode ser utilizado por qualquer desenvolvedor que deseja aprimorar suas aplicações e encontre nessa linguagem bons recursos para isso.

TypeScript x JavaScript: conheça as diferenças

Como já mencionamos no início deste conteúdo, o TypeScript é um superset do JavaScript, isto é, um superconjunto que contém recursos a mais do que seu antecessor.

O próprio site do TypeScript o descreve como uma linguagem que “adiciona sintaxe adicional ao JavaScript para oferecer suporte a uma integração mais estreita com o seu editor”.

Por isso mesmo, o TypeScript não costuma ser considerado como uma nova linguagem de programação, mas sim como uma espécie de código JavaScript aprimorado.

Inclusive, vale dizer que na hora de compilar o código, o TypeScript é convertido para JavaScript, podendo ser executado em qualquer lugar que execute o JS, como em um navegador, Node.js ou Deno.

Isso quer dizer que o TypeScript tem tudo o que o JavaScript possui, entretanto apresenta ainda mais funcionalidades que permitem uma programação mais eficiente e com menos erros.  

Assim, podemos destacar como principais pontos diferentes o fato de o TypeScript apresentar uma tipagem estática e ser orientado a objetos. Enquanto isso, o JavaScript possui tipagem dinâmica e programação estruturada.

Qual é o melhor?

Naturalmente, por possuir mais recursos do que o JavaScript, o TypeScript é considerado uma versão melhor pelos desenvolvedores.

Afinal, a tipagem estática contribui para a descrição de um objeto mais preciso, uma documentação mais concisa e a validação do código em tempo de compilação.

Além disso, o TypeScript consegue detectar erros no editor de código-fonte e oferece formas de corrigir esses problemas, diferentemente do JavaScript. 

Nesse sentido, não há como negar que esse superset pode ser muito mais eficaz para o trabalho dos profissionais de TI e para o desenvolvimento de aplicações mais sólidas.

Como funciona o código TypeScript?

O funcionamento do TypeScript enquanto linguagem de programação se dá a partir da transpilação para JavaScript.

Isto é, o código escrito é convertido para JavaScript no build de produção. Logo, ele pode funcionar em todo e qualquer navegador e sistema operacional que o JavaScript é executado.

Além disso, resta saber que essa linguagem trabalha com a interferência de tipo, ou seja, ela torna opcional a tipagem de todos os elementos do código. Assim, apenas é necessária a tipagem do que o compilador não consegue deduzir de forma automática.

Como o TypeScript aceita arquivos JavaScript, é possível realizar a adoção dessa linguagem de forma gradual, substituindo aos poucos no projeto. Essa é uma boa tática para que o desenvolvedor tenha tempo suficiente para se acostumar com ela.

Ainda sobre o seu funcionamento, como essa linguagem é orientada a objetos, é preciso ter conhecimento sobre conceitos importantes desse paradigma para compreender o desempenho do TypeScript.

Nesse sentido, confira logo abaixo importantes informações sobre encapsulamento, herança, abstração e polimorfismo.

Encapsulamento

Esse conceito é compreendido como uma forma de estruturação de código para que os blocos possuam acesso a pontos específicos para o ambiente externo.

Sua aplicação permite a visibilidade e acessibilidade controladas de elementos internos de uma classe.  Isso quer dizer que é possível definir quais os atributos de uma classe serão visíveis aos usuários externos.

Herança

Nesse princípio, uma classe filha pode herdar características e comportamentos da classe pai sem que seja preciso redefinir as funções. Nesse sentido, para atribuir essa herança, basta utilizar o comando extends.

Abstração

O conceito de abstração é considerado como a capacidade da linguagem de destacar as características dos elementos do mundo real que serão úteis para o sistema. Vale dizer que esse conjunto de características são reunidas na forma de classes.

Além disso, existe também o conceito de classes abstratas, que são aquelas que não possuem uma representação no mundo real, mas assim mesmo realizam funções específicas ao sistema. 

Polimorfismo

O polimorfismo é um conceito por meio do qual é permitido que sejam usados objetos dentro da programação de formas diferentes, a depender da situação.

Nesse sentido, um objeto do tipo de uma classe pai pode assumir a forma e utilizar atributos de qualquer uma de suas classes filhas.

Principais usos do TypeScript

O TypeScript pode ser empregado no desenvolvimento de diversas aplicações, desde as mais simples até os sistemas mais complexos e robustos, como sistemas de saúde, bancário, de pagamento, entre outros.

Mas, além desses, listamos aqui outros exemplos de usos do TypeScript e de empresas que o adotaram. Veja só!

Cross-browser

O teste cross-browser consiste em revisar e comparar as funcionalidades e estilos de aplicativos e sites em diferentes plataformas de navegação, dispositivos móveis e sistemas operacionais. Sua finalidade é identificar as divergências em cada um deles.

Isso é essencial uma vez que os browsers presentes no mercado são bastantes diversos, o que pode provocar dificuldades na interpretação correta dos arquivos JavaScript.

Nesse sentido, o TypeScript pode reduzir esse processo de teste, uma vez que ele garante a compatibilidade do JavaScript com todos os browsers que implementam os padrões ECMAScript 3 ou 5 ou para o commonjs. Logo, o desenvolvedor não tem a necessidade de repetir os códigos para diferentes navegadores.

IDEs e editores de código-fonte

Os IDEs (Integrated Development Environment, em português Ambiente de Desenvolvimento Integrado) e editores de código-fonte também utilizam o TypeScript para apresentarem um ambiente mais rico em recursos, no qual seja possível detectar erros comuns durante a digitação do código.

Nesse sentido, alguns dos ambientes de desenvolvimento integrado e editores de texto que se beneficiam dessa linguagem são: Sublime Text, Visual Studio Code, WebSotrm e Atom.

Angular

A partir de sua segunda versão, o Angular foi completamente reescrito por meio do TypeScript. Isso quer dizer que esse framework, que antes utilizava o JavaScript, adotou esse superset como uma nova forma de construir suas aplicações.

Vue.js

Além do Angular, o Vue.js é um outro framework que anunciou, em 2018, que começaria a utilizar o TypeScript em sua base de código ao considerar que as contribuições poderiam ser maiores com a sua implementação.

React

O React também pode fazer uso do TypeScript. Para quem não sabe, ele é uma biblioteca JavaScript que foi desenvolvida pelo Facebook para o desenvolvimento de interfaces de usuários.

Entretanto, embora o template padrão do React seja o JavaScript, esse pode ser facilmente alterado pelo TypeScript.

Quais as vantagens em utilizar o TypeScript?

Por ser uma versão aprimorada do JavaScript é esperado que o TypeScript apresente muitas vantagens, não é mesmo? Nesse sentido, listamos as principais:

  • Presença de recursos importantes que permitem a construção de projetos complexos e em larga escala;
  • Possibilidade de descobrir e corrigir erros em tempo real, isto é, durante a escrita do código;
  • Possibilidade de utilizar o recurso de autocomplete para agilizar o desenvolvimento;
  • Por ser um projeto de código-aberto permite uma intensa participação da comunidade ativa para implementar melhorias;
  • Sua idealização por uma grande empresa, a Microsoft, permite que as novas versões sejam lançadas mais rapidamente;
  • Permite a migração de linguagem gradativamente, o que não atrapalha o trabalho das equipes de desenvolvimento;
  • Contribui para o aumento da produtividade das equipes.

Como instalar o TypeScript?

Instalar o TypeScript no computador é muito fácil e leva poucos minutos. Mas, para isso, você precisa ter instalado o Node.js  e seu gerenciador de pacotes padrão, o NPM. Se ainda não tiver, baixe aqui.

Agora, basta seguir o passo a passo abaixo:

1.    Abra o cmd e execute o seguinte comando: npm i -g typescript

2.    Com o comando anterior, o TypeScript é instalado globalmente em seu computador. Para verificar se está tudo certo, execute o comando: tsc -v

3.    Se após o comando anterior a versão do TypeScript apareceu na sua máquina, então está tudo certo.

4.    Agora, é necessário criar um arquivo de configurações para o compilador do TypeScript. Para isso, dentro de um diretório, abra o seu terminal e execute o comando: tsc –init

5.    O comando anterior criará o arquivo tsconfig.json de forma automática.

6.    Agora crie um arquivo com a extensão .ts.

E pronto, seu TypeScript já está apto para ser utilizado!

Por que vale a pena aprender a usar o TypeScript?

Quanto mais o tempo passa e mais popular o TypeScript se torna, a necessidade de os desenvolvedores aprenderem a usar essa linguagem também aumenta consideravelmente.

Primeiramente porque, em razão de seus recursos e funcionalidades, ele pode melhorar a produtividade, tornar os processos de programação mais ágeis e, ainda, garantir resultados mais satisfatórios.

Além disso, sua forte adesão por muitas empresas, como vimos neste conteúdo, faz com que o desenvolvedor que queira alcançar vagas profissionais importantes e em grandes companhias precise demonstrar todo o seu conhecimento na linguagem.

Portanto, mais do que simplesmente melhorar a qualidade do trabalho do programador, o uso do TypeScript pode fazer com que ele cresça em sua carreira enquanto profissional de TI.

Saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos

Conclusão

Como vimos, o TypeScript é uma linguagem de programação de código aberto criada recentemente para aprimorar e aperfeiçoar o JavaScript.

O intuito tem dado certo e, por isso, sua popularidade tem crescido a cada ano, permitindo que ela ocupe importante espaço na rotina de trabalho dos programadores.

Portanto, quem deseja ampliar suas oportunidades profissionais, bem como melhorar e otimizar suas atividades, sobretudo aqueles que já utilizam o JavaScript, o TypeScript pode ser uma boa solução.

Para isso, basta aprender cada vez mais sobre a linguagem e se atualizar constantemente com relação às novidades que suas versões apresentam. Por isso, desejamos-lhe bons estudos!

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar