Firebase: descubra para que serve, como funciona e como usar

Que o mercado de desenvolvimento mobile está em alta, isso todo mundo já está cansado de saber! Mas o que muitos ainda não sabem é que o Firebase é uma ferramenta que pode contribuir significativamente para a criação rápida e simples de aplicativos de alto rendimento.

Não por acaso, grandes veículos de comunicação internacionais, como o The New York Times e o The Economist, utilizam esse sistema em seus próprios aplicativos mobile.

Por isso, se você é um profissional da Tecnologia da Informação, precisa conhecer essa plataforma do Google para saber como ela pode te ajudar nos seus trabalhos de desenvolvimento assim como tem contribuído para as grandes empresas.

Nesse sentido, preparamos um conteúdo com muitas informações relevantes e importantes sobre o Firebase! Por isso, continue a leitura!

O que é o Firebase?

O Firebase é uma plataforma digital de desenvolvimento de aplicativos lançada pelo Google. Com ela, é possível criar e expandir apps com muita simplicidade, agilidade e facilidade para Android, iOS e para a Web.

Além disso, os seus recursos permitem melhorar o rendimento e a performance dos aplicativos, torná-los mais seguros e oferecer uma experiência mais rica e completa ao usuário.

Nesse sentido, o Firebase é considerado como um Backend as a Service (BaaS), isto é, um modelo de serviço que oferece toda a infraestrutura voltada para o funcionamento interno do software, como sistemas, banco de dados, envio e recebimento de informações, armazenamento, entre outros.

Isso quer dizer que o profissional não precisará desenvolver todo o sistema de forma manual, uma vez que o Firebase oferece esse serviço de forma mais automatizada.

Para que serve o Firebase?

A finalidade do Firebase é permitir o desenvolvimento de aplicativos de forma simplificada e prática. Isso quer dizer que ele permite que o desenvolvedor gaste menos tempo nessa atividade.

Além disso, com os seus recursos, ele contribui para a criação de softwares de qualidade, com alta performance e segurança, que possam aumentar a base de dados de usuários da empresa e que sejam economicamente mais viáveis.

Principais características do Firebase

O Firebase possui muitas características diferenciadas que o permitem ser tão bem aceito no mercado de TI. Conheça as principais na lista abaixo.

Multiplataforma

Como mencionamos no início deste conteúdo, o Firebase pode ser voltado para as principais plataformas móveis, sendo elas Android, iOS e Web. Isso quer dizer que é possível pensar em soluções para esses diversos meios. 

Suporte de linguagens e frameworks

Para o desenvolvimento de aplicativos, o Firebase suporta as linguagens de programação C++, Java, JavaScript, Node.js, Objective-C e Swit. Já os frameworks suportados por meio de vinculação de nomes diretamente com o banco de dados são: Angular, Backbone e React.

Base de construção

A base do Firebase é construída na infraestrutura do Google e é classificada como um programa de banco de dados NoSQL. 

Integrações

A plataforma permite a integração com outros sistemas como forma de aprimorar o aplicativo. Por isso, podem ser integrados a ela: Google Ads, Google Marketing Plataform, Data Studio, BigQuery, Slack, Jira, PagerDuty, Play Store e AdMob.

Com a integração do último sistema mencionado, por exemplo, o Firebase habilita os anúncios e publicidade, sendo possível ganhar dinheiro no app. 

Gratuidade

O serviço oferecido pelo Firebase é gratuito para quem está iniciando. Apenas quando se está em um nível mais avançado e com uma demanda maior por recursos, a plataforma cobra uma taxa através de planos.

Entenda como funciona o Firebase

Como já mencionamos, o Firebase funciona como um Backend as a Service (BaaS). Nesse sentido, ele oferece diversos recursos e ferramentas que permitem o desenvolvimento simples de aplicações.

O Firebase Authentication, por exemplo, oferece uma interação dinâmica entre os usuários. Enquanto isso, o Cloud Messaging permite o envio de notificações a várias plataformas. 

O Realtime Database e o Cloud Firestore armazenam dados estruturados em documentos e sincronizam os aplicativos correspondentes toda vez que ocorre alguma modificação de dados. Logo, o aplicativo e o banco de dados trabalham em conjunto para oferecer aos usuários experiências integradas.

Com essas e outras funcionalidades que detalharemos mais adiante, o desenvolvedor pode escrever o código de back-end para responder a eventos que acontecem na plataforma sem necessitar de um servidor para isso.

Além disso, antes da implementação das funções do aplicativo, é possível testá-las e verificá-las em um subconjunto da base de usuários.

Para quem a plataforma foi feita?

O Firebase é extremamente útil aos desenvolvedores que querem criar aplicativos mais complexos, de alta performance, escaláveis, que permitam uma experiência incrível ao usuário e que sejam lucrativos, mas de forma simples e gastando menos tempo.

Obviamente, esse é o desejo de boa parte dos desenvolvedores que lidam diariamente com o desenvolvimento de softwares, não é mesmo?

Além disso, os desenvolvedores de front-end também podem se beneficiar com essa ferramenta, uma vez que poderão lidar com o back-end com total facilidade.  

Quais são os principais serviços do Firebase?

O Firebase conta com mais de 15 serviços disponíveis para auxiliar o trabalho do desenvolvedor. Entretanto, listamos e detalhamos aqui os principais. Veja só!

Cloud Storage

O Cloud Storage para o Firebase é um serviço de armazenamento de arquivos avançado e simples. Com ele, os desenvolvedores podem armazenar, sincronizar e consultar o conteúdo gerado pelos usuários, como fotos ou vídeos. 

Hosting

O Hosting permite que o desenvolvedor hóspede rapidamente e com segurança um aplicativo da web. Com um único comando, o profissional pode implantar apps da Web e exibir o conteúdo estático e dinâmico que fica armazenado em cache nas redes de distribuição de conteúdo (CDNs) em todo o globo. 

Realtime Database

O Realtime Database é um banco de dados NoSQL hospedado na nuvem. A partir dele, o desenvolvedor pode armazenar e sincronizar os dados entre os usuários do aplicativo em tempo real. Além disso, os dados permanecem disponíveis mesmo quando o aplicativo está offline. 

Authentication

O Firebase Authentication facilita o desenvolvimento de um sistema de autenticação seguro e melhora a experiência de login do usuário. Para isso, ele oferece suporte à autenticação usando senhas, números de telefone, perfil do Google, Facebook, Twitter, entre outros. 

Dynamic Links

Os Dynamic Links consistem em URLs inteligentes que direcionam os usuários para qualquer lugar do aplicativo. Esse é um serviço oferecido pelo Firebase de modo gratuito, independentemente do nível de escala do software.

Cloud Functions

Esse serviço consiste em um framework sem servidor que executa de forma automática o código de back-end em resposta a eventos acionados por recursos da plataforma e solicitações HTTPS. Seu código pode ser JavaScript ou TypeScript, sendo armazenado na nuvem do Google e executado em um ambiente gerenciado.

Cloud Messaging

Com o Cloud Messaging é possibilitado o envio de mensagens entre plataformas e notificações no Android, iOS e na Web sem qualquer custo. Para isso, ele oferece uma conexão confiável e com baixo consumo de bateria.

Remot Config

O Remot Config, ou configuração remota, é um serviço de nuvem que permite ao desenvolvedor alterar o comportamento e a aparência do aplicativo sem necessariamente implantar uma nova versão. 

Crashlytics

O Crashlytics é uma ferramenta que envia relatório de falhas em tempo real ao desenvolvedor. Nesse sentido, é possível monitorar e corrigir quaisquer problemas de estabilidade com o máximo de urgência possível. 

Firebase Android: saiba como usar

Ficou interessado nessa plataforma do Google e quer integrá-la ao seu projeto Android? Então saiba, antes de mais nada, que é preciso cumprir com alguns pré-requisitos, sendo eles:

  1. Realizar a instalação ou atualização para a versão mais recente do Android Studio;
  2. Verificar se o projeto é API de nível 16 (Jelly Bean) ou posterior, Gradle 4.1 ou posterior e Jetpack (AndroidX) com com.android.tools.build:gradle v3.2.1 ou posterior e compileSdkVersion 28 ou posterior;
  3. Configurar um dispositivo físico ou utilizar um emulador para rodar o aplicativo;

Depois de ter atendido aos três requisitos anteriores, então é hora de logar no Firebase com a sua conta Google.

Agora, para registrar o seu aplicativo com a plataforma será preciso:

  1.  Acessar o console da ferramenta;
  2. Clicar no ícone do Android, que está no centro da página de visão geral;
  3. Em Android package name, digitar o nome do pacote;
  4. Por fim, clicar em Register app

Vantagens e desvantagens em utilizar o Firebase

Assim como qualquer ferramenta para desenvolvimento, o Firebase apresenta vantagens e desvantagens. Portanto, é necessário conhecê-las para colocar na balança e chegar à conclusão se essa é ou não uma boa opção para o seu trabalho.

Vantagens

  • É gratuito para o desenvolvimento de aplicações menos robustas;
  • É multiplataforma e possui suporte para diversas linguagens;
  • Permite o desenvolvimento de aplicativos com maior velocidade e com menos erros;
  • Entrega dados em tempo real que permitem manter a qualidade do aplicativo;
  • Oferece a infraestrutura pronta para o desenvolvimento de soluções;
  • Permite a criação de aplicativos escaláveis;
  • Conta com ferramentas de segurança.

Desvantagens

  • Não é open source, o que impede a contribuição da comunidade ativa;
  • Não apresenta servidores dedicados;
  • Não apresenta instalação local;
  • Possui capacidade limitada de consultas;
  • Como é NoSQL, os modelos de dados relacionais tradicionais não são aplicáveis.

Depois dessas pontuações, você já pode fazer a sua própria avaliação e decidir se o Firebase é ou não é uma boa solução para os seus trabalhos. 

Principais usos do Firebase no mercado

Como mencionamos no início deste conteúdo, o Firebase é utilizado no desenvolvimento de aplicações de dois grandes veículos de comunicação internacionais: o The New York Times e o The Economist.

Entretanto, outras grandes empresas também usam essa plataforma do Google, sendo algumas delas:

  • Duolingo: plataforma de ensino de idiomas
  • Alibaba: plataforma de negócios B2B
  • Trivago: motor de busca e comparador de preço de hotéis
  • Wattpad: plataforma que conecta leitores e escritores através de histórias
  • Gameloft: empresa de desenvolvimento e publicação de jogos eletrônicos para celular
  • Ctrip: agência de viagens chinesa
  • Halfbrick: desenvolvedora de jogos eletrônicos australiana

Vale a pena conhecer e utilizar a plataforma?

Para poder melhorar o desempenho de um desenvolvimento, seja ele mobile ou não, o desenvolvedor precisa conhecer o máximo de recursos e ferramentas possíveis para que possa escolher entre aquele ou aqueles que mais contribuam para o seu trabalho.

Isso porque, ao obter esse conhecimento aprofundado, é possível colocar na balança quais são os prós e os contras de cada um e, então, utilizar aquele que mais pode contribuir para o desenvolvimento.

Nesse sentido, conhecer a plataforma Firebase é essencial, não apenas para entender como grandes empresas performam em seus aplicativos, como também para saber como ela pode se aplicar à sua própria proposta de desenvolvimento.

Afinal, como vimos neste conteúdo, apesar das poucas desvantagens existentes, são variados os benefícios que essa plataforma apresenta, desde a gratuidade até a agilidade nas atividades de back-end e a criação de aplicativos mais seguros, com alta performance e excelente experiência para o usuário.

Mas, além disso tudo, saber usar essa ferramenta também pode abrir portas profissionais, uma vez que grandes empresas internacionais já utilizam o Firebase em sua rotina.

Sendo assim, mostrar esse conhecimento durante um processo seletivo pode ser um diferencial para conseguir a tão sonhada vaga.

Portanto, considerando todas essas questões, conhecer e saber utilizar essa plataforma do Google pode aprimorar fortemente o seu próprio trabalho, além de proporcionar boas oportunidades profissionais.

Logo, vale a pena sim ter o seu conhecimento, ainda que inicialmente você não a use frequentemente.

Precisa enviar ou receber pagamentos do exterior? Conheça as soluções da Remessa Online!

Conclusão

Como vimos, o Firebase é uma grande solução do Google para contribuir com o desenvolvimento de aplicações escaláveis e com alta performance.

Em razão disso e de sua facilidade e simplicidade de uso, com muitos processos automatizados de back-end, grandes empresas internacionais já aderiram a essa ferramenta. The New York Times e The Economist são dois exemplos!

Por isso, os desenvolvedores, iniciantes ou veteranos, podem explorá-la como uma oportunidade de desenvolverem excelentes aplicações, mas também como uma possibilidade de adquirir conhecimentos para angariar importantes vagas em empresas internacionais.

Portanto, esperamos que este conteúdo completo possa ter lhe ajudado a conhecer mais sobre o Firebase e a despertar o seu interesse em continuar sempre se atualizando e buscando novidades! Afinal, no mundo da Tecnologia da Informação, isso é o que mais importa!

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar