Ubersuggest: guia para encontrar as melhores palavras-chave

O Ubersuggest pode ser um excelente aliado para na hora de procurar palavras-chave para as suas estratégias, mas é preciso entender seus recursos para ter sucesso. Saiba mais!

O Ubersuggest pode ajudar qualquer pessoa a encontrar as palavras-chave certas para seu site, sugerindo centenas de opções (juntamente com volume de pesquisa, custo por clique e tendências sazonais para cada uma). Quando você consegue ver as estratégias de seus concorrentes, isso lhe dá uma ampla oportunidade de ficar à frente da concorrência.

Essa ferramenta de SEO é comparável a quase todas as alternativas pagas – você pode usá-la para criar uma estratégia de SEO mais forte, aumentar seu tráfego e aumentar seu ROI.

Quer aprender a buscar as melhores palavras-chave com o Ubersuggest? Continue a leitura!

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization – ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca: é a ciência de melhorar um site para aumentar sua visibilidade quando as pessoas pesquisam produtos ou serviços. Quanto mais visibilidade um site tiver nos mecanismos de busca, mais provável é que a marca capture negócios.

A visibilidade do site é geralmente medida pelo posicionamento – ou classificação – do site nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Assim, as empresas sempre disputam a primeira página, onde são mais propensas a atrair atenção.

Usando o Google como exemplo, os SERPs geralmente apresentam anúncios no topo da página. Essas são posições pelas quais as empresas estão dispostas a pagar para garantir a colocação na primeira página. Os sites seguintes são as listagens de pesquisa regulares, que os profissionais de marketing e os mecanismos de pesquisa chamam de resultados de pesquisa orgânica.

O processo de SEO visa aumentar os resultados de busca orgânica de uma empresa, direcionando o tráfego de busca orgânica para o site. Isso permite que os profissionais de marketing de dados diferenciem o tráfego que chega a um site de outros canais – como pesquisa paga, redes sociais, referral e direto e, é claro, o tráfego de pesquisa orgânica.

O tráfego de pesquisa orgânica geralmente é tráfego de alta qualidade, porque os usuários estão pesquisando ativamente um tópico, produto ou serviço específico para o qual um site pode ser classificado. Se um usuário encontrar esse site por meio do mecanismo de pesquisa, isso pode levar a um melhor envolvimento da marca.

O que é o Ubersuggest?

Adquirido por Neil Patel em 2017, o Ubersuggest é uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave, com uma interface intuitiva que fornece dados em tempo real sobre sua palavra-chave em foco.

Gerando longas listas de palavras-chave sugeridas e relacionadas (com base no recurso de sugestão do Google), a ferramenta também revela os concorrentes com melhor desempenho para cada uma dessas palavras-chave, seu tráfego, compartilhamentos sociais e suas autoridades de domínio.

Em 2018, uma versão atualizada da ferramenta (Ubersuggest 2.0) passou a oferecer novos recursos, como: Visão geral de palavras-chave, sugestões de palavras-chave e análise SERP.

Quem é Neil Patel?

Neil Patel é um autor best-seller do New York Times. O Wall Street Journal o chama de um dos principais influenciadores da web. A Forbes o nomeou como um dos 10 melhores profissionais de marketing e a Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes.

Ele também foi reconhecido como um dos 100 melhores empreendedores com menos de 30 anos pelo presidente Obama e um dos 100 melhores empreendedores com menos de 35 anos pelas Nações Unidas.

Neil Patel é co-fundador de empresas como Crazy Egg, Hello Bar e KISSmetrics. Em sua empresa que carrega seu próprio nome, já ajudou empresas como Amazon, Microsoft, Airbnb, Google, Thomson Reuters, Viacom, NBC, Intuit, Zappos, American Greetings, General Motors e Sales Force a crescer por meio do marketing.

O blog de Neil Patel sobre marketing gera 3 milhões de visitantes por mês (51% deles gastam dinheiro em anúncios pagos). Seu podcast Marketing School gera mais de 1 milhão de ouvintes por mês.

Além disso, seu canal no YouTube sobre marketing tem mais de 10 milhões de visualizações, e ele tem mais de 1 milhão de fãs no Facebook e mais de 400.000 seguidores no Twitter.

A ferramenta de palavras-chave de Neil Patel, o Ubersuggest, é um dos recursos de SEO gratuitos mais populares, especializada em gerar novas ideias de palavras-chave.

Quanto custa o Ubersuggest?

O Ubersuggest é uma ferramenta freemium — o que significa que é possível utilizá-lo sem pagar nada, mas com algumas restrições. Caso você deseje ter acesso a tudo que essa ferramenta pode oferecer, precisará pagar por isso. Veja, a seguir, quais são os planos de pagamento do Ubersuggest.

Individual

Ideal para empreendedores ou colaboradores de pequenas empresas, nesse plano, você pagará US$ 12 por mês ou US$ 120 no plano vitalício e terá acesso a:

  • 100 relatórios por dia;
  • possibilidade de configurar até 3 projetos;
  • limite de 100 buscas da extensão no Chrome;
  • rastreio de 100 kw por projeto;
  • limite de 1000 páginas rastreadas por auditoria de site.

Business

Perfeito para pequenos e médios negócios, nesse plano, você pagará US$ 20 por mês ou US$ 200 no plano vitalício e terá acesso a:

  • 300 relatórios por dia;
  • possibilidade de configurar até 7 projetos;
  • limite de 300 buscas da extensão no Chrome;
  • rastreio de 150 kw por projeto;
  • limite de 5000 páginas rastreadas por auditoria de site.

Enterprise/Agência

Esse é o escopo ideal para grandes empresas ou agências com vários clientes. Nesse plano, você pagará US$ 40 por mês ou US$ 400 no plano vitalício e terá acesso a:

  • 900 relatórios por dia;
  • possibilidade de configurar até 15 projetos;
  • limite de 900 buscas da extensão no Chrome;
  • rastreio de 200 kw por projeto;
  • limite de 10000 páginas rastreadas por auditoria de site.

O que posso fazer com o Ubersuggest?

Com o Ubersuggest você pode:

  • Descobrir palavras-chave potencialmente lucrativas para segmentar com uma estratégia de marketing de conteúdo. Em vez de adivinhar, você pode ver quais palavras-chave aumentarão o tráfego e a receita e ver quais seriam desperdícios de seu dinheiro e esforço;
  • Entender a intenção ampla do pesquisador em torno de um tópico central. Ao ver a lista de palavras-chave sugeridas, você entenderá melhor o que seus clientes estão pesquisando;
  • Decidir quais palavras-chave NÃO segmentar (com base na irrelevância, concorrência e/ou baixo volume de pesquisa). Algumas palavras-chave podem parecer ótimas ideias no começo, mas, com o Ubersuggest, você descobrirá que algumas são tão populares que é impossível competir por elas;
  • Encontrar inspiração para novas ideias de conteúdo, com base no que as pessoas já estão procurando.

Quais fatores são analisados no Ubersuggest?

O Ubersuggest fornece sugestões de palavras-chave para criação de conteúdo orgânico e até mesmo campanhas de mídia paga. Você pode analisar palavras-chave pelos seguintes critérios:

  • Volume de busca: mostra uma quantidade aproximada de buscas pela palavra-chave por mês. Você pode visualizar o número de pesquisas, bem como a distribuição das pesquisas mensais. O gráfico informa se a palavra-chave está ganhando ou diminuindo em popularidade, ou se é afetada pela sazonalidade.
  • Dificuldade de SEO: revela o quão difícil é para a palavra-chave indexar nos resultados de pesquisa orgânica. Um número alto indica que será difícil competir com outros sites. A melhor escolha geralmente é uma palavra-chave com uma dificuldade de SEO inferior a 60.
  • Dificuldade paga: relata o quão difícil é para a palavra-chave ser classificada nos resultados de pesquisa paga. Quanto maior o número, mais você precisará pagar para tornar seu anúncio visível para clientes em potencial.
  • custo por clique (CPC): mostra um preço estimado que você precisaria dar um lance para essa palavra-chave.

Como usar o Ubersuggest para sua pesquisa de palavras-chave

Comece com uma palavra-chave inicial

Vá para o site do Ubersuggest e digite a palavra-chave em foco (ou seja, principal) na caixa de pesquisa. Essa palavra-chave é sua base para encontrar as palavras-chave complementares certas.

Primeiro, defina o idioma de destino e o país (você sempre pode alterar isso depois) e digite a palavra-chave que você acha mais relevante para o seu negócio. Certifique-se de escolher algo que os clientes em potencial provavelmente procurarão. O Ubersuggest, então, coleta dados em tempo real para fornecer estatísticas precisas para essa frase.

Experimente combinações diferentes para encontrar as melhores palavras-chave para o seu site. Vamos escolher “marketing digital” como palavra-chave inicial e ver onde podemos ir a partir daí.

Crie uma lista de palavras-chave sugeridas

Após digitar a palavra-chave inicial e clicar em “Pesquisar”, o Ubersuggest gera uma lista de palavras-chave sugeridas a partir do algoritmo de sugestões do Google.

Vamos escolher e clicar em uma das palavras-chave sugeridas, “o que é marketing digital”. No lado direito da tela, o Ubersuggest mostra os resultados orgânicos da primeira página do Google.

Explore os dados SERP do Google

Para cada palavra-chave, o Ubersuggest fornece uma análise rápida do que é exibido na primeira página do Google. Com esta lista, você pode visualizar até 100 sites com a classificação mais alta para cada um.

O que você vê na seção de resultados do Google é, basicamente, a lista de seus concorrentes mais bem-sucedidos. Se os principais resultados da análise SERP tiverem uma pontuação de domínio muito maior do que o seu site, você provavelmente não conseguirá superá-los para essa palavra-chave específica.

Juntamente aos resultados de SERP em tempo real, a ferramenta também fornece os visitantes estimados dos sites com melhor desempenho para essa palavra-chave, o número de compartilhamentos nas mídias sociais e a pontuação de domínio do site com base em seus backlinks. Analisando esses resultados, você obterá uma boa compreensão do quanto será difícil classificar qualquer palavra-chave.

Como usar os filtros do Ubersuggest

Outro grande recurso do Ubersuggest são os filtros. Use-os para organizar palavras-chave sugeridas e tornar sua pesquisa mais eficaz.

Volume

Você pode definir seu volume mínimo de pesquisas por mês.

Dificuldade paga

Este filtro é ótimo se você deseja visualizar as palavras-chave com dificuldade paga em um determinado número (por exemplo, 50, 60)

Custo por clique (CPC)

Defina o CPC máximo que você deseja pagar (por exemplo, US$ 20).

Dificuldade de SEO

Peça ao Ubersuggest para revelar palavras-chave com dificuldade de SEO menor que 60.

Incluir palavras-chave

Adicione as palavras-chave extras que você deseja usar.

Excluir palavras-chave

Filtre palavras-chave irrelevantes para o seu negócio.

Clique em aplicar e veja os resultados. Após filtrar adequadamente, em alguns casos, por exemplo, em vez de 156 palavras-chave sugeridas que podem trazer insegurança sobre por onde começar, você terá quatro que farão muito sentido para sua estratégia.

Como escolher as palavras-chave certas

A interface amigável e a visualização de dados do Ubersuggest facilitam a descoberta de quais palavras-chave são melhores para você. Estes são os dados que devem estar presentes na sua escolha:

  • Tenha um volume de pesquisa médio/alto;
  • Seja tendência;
  • Tenha um ótimo custo por clique (CPC) se estiver pesquisando palavras-chave do Google Ads;
  • Tenha dificuldade de SEO baixa/média (não superior a 60);
  • Permaneça dentro de sua pontuação de domínio no Google SERP.

Dica profissional: estude seus concorrentes

Outra maneira de ajudar seus esforços de SEO é analisando o domínio do seu concorrente. Por meio da ferramenta Traffic Analyzer, você poderá identificar as principais palavras-chave para as quais seu concorrente classifica por volume, posição na SERP, visitas estimadas e o fator de dificuldade de SEO. É altamente recomendável examinar essas informações e usá-las para sua estratégia de SEO.

Crie conteúdo em torno de suas listas de palavras-chave

Após escolher as melhores palavras-chave para o seu site, crie um conteúdo atraente:

  • empregando sua palavra-chave alvo principal no título de sua peça;
  • estruturando seu texto em torno dos subtópicos mais populares. Certifique-se de incorporar algumas variações de sua palavra-chave de destino principal nos cabeçalhos da seção (sub-cabeçalhos);
  • usando palavras-chave intimamente relacionadas em cabeçalhos, texto âncora de link, meta-descrições e tags alt;
  • evitando “overstuffing” de palavras-chave e mantendo um fluxo natural de texto.

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Resumindo

Como usar Ubersuggest de graça?

O Ubersuggest é uma ferramenta freemium, ou seja, basta que você crie uma conta e já poderá utilizar alguns recursos gratuitamente.

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