Pesquisa de satisfação: o que é e como fazer 

Saber como fazer uma pesquisa de satisfação é fundamental para alavancar suas vendas. Saiba tudo sobre o tema neste artigo! 

A pesquisa de satisfação é uma excelente ferramenta para entender o que seu público-alvo deseja com seus produtos ou serviços. Além disso, permite que você saiba a opinião dos clientes em relação ao seu negócio. 

Essa é também uma das ferramentas de marketing que toda empresa deve conhecer. Afinal, ao fazer a coleta da opinião do seu público, fica mais fácil montar estratégias eficientes para atrair mais clientes e fidelizá-los. 

Neste artigo, vamos explicar o que é pesquisa de satisfação. Além disso, vamos dar dicas de como montar uma e por quais canais enviá-la. Então, continue a leitura para saber essas e outras informações! 

O que é pesquisa de satisfação?

A pesquisa de satisfação é um questionário que você envia aos seus clientes para eles responderem. Ela pode ter perguntas quantitativas ou qualitativas. O seu objetivo é saber a opinião dos consumidores sobre produtos, serviços, atendimento ou outros aspectos da sua empresa.  

Ao adotar a pesquisa de satisfação no seu negócio, você saberá se os seus clientes estão satisfeitos e se as expectativas deles estão sendo atendidas. Com isso, a empresa poderá adotar estratégias a partir das respostas recebidas. Afinal, terá dados para fundamentar as tomadas de decisão e melhorar pontos de descontentamento. 

Em outras palavras, você terá em mãos informações valiosas para investir em ações que aumentem a retenção de clientes e atraia novos. 

Como montar uma pesquisa de satisfação? 

Montar uma pesquisa de satisfação exige estratégia. Afinal, ela precisa trazer dados que tragam resultados. Portanto, é preciso pensar em questões que vão dar as respostas que a sua empresa precisa. 

Para ajudar você a criar uma pesquisa de satisfação, trouxemos algumas dicas. 

1. Defina os objetivos da sua pesquisa 

Antes de iniciar a montagem, é preciso pensar na resposta que você deseja ter do seu cliente. Pode ser saber se o produto ou serviço é de qualidade, se ele atende às necessidades, se o atendimento recebido foi satisfatório, entre outros pontos. 

2. Estabeleça o público-alvo 

Definido o objetivo, é hora de estabelecer quem vai responder à pesquisa de satisfação. Você pode enviar para todos os seus clientes ou para apenas um grupo específico. A escolha do público-alvo vai depender do que você quer saber.

Suponhamos que as perguntas são voltadas para um determinado produto. Logo, apenas os clientes que o compraram devem responder. 

3. Crie perguntas objetivas 

Ir direto ao ponto é fundamental para se ter bons resultados. Além disso, você precisa que o consumidor responda à pesquisa. Portanto, fazer perguntas muito longas e que não façam sentido com o que deseja saber vai gerar abandono. Dessa forma, busque despertar o interesse do cliente em responder.

As respostas de múltipla escolha são excelentes opções, já que o entendimento e a mensuração de dados ficam mais fáceis. Também não se esqueça de fazer testes para saber se as questões estão compreensíveis. 

4. Escolha a metodologia da pesquisa de satisfação 

Muitas pesquisas de satisfação são feitas com perguntas fechadas. Ou seja, são aquelas em que o cliente responde apenas com “sim” ou “não”. Entretanto, há outras metodologias que podem ser utilizadas. A escolha vai depender dos seus objetivos com as perguntas.  

Você pode usar: 

  • Customer Satisfaction Score (CSAT): é a métrica que ajuda a entender a satisfação dos consumidores com a empresa, por meio de perguntas como “o atendimento atendeu à sua expectativa?”; 
  • Net Promoter Score (NPS): é um indicador de desempenho que avalia o grau de fidelidade dos clientes com a empresa. O NPS é formado por perguntas como: “de 0 a 10, qual o seu grau de satisfação com o atendimento recebido?”. Com base nas respostas, os clientes são classificados como promotores (9 e 10), neutros (7 e 8) ou detratores (0 a 6); 
  • Customer Effort Score (CES): estabelece o esforço que o cliente precisou fazer para ter seu problema solucionado pela empresa. O objetivo é mensurar o nível de dificuldade que o consumidor tem com o seu negócio. Pode ser para finalizar uma compra, cancelar um pedido, fazer a troca de um produto, entre outros aspectos; 
  • Escala Likert: permite avaliar vários pontos da sua empresa. Ela é formada por uma pergunta afirmativa, como: “eu estou satisfeito com o atendimento da empresa”. Já as respostas seriam em 5 tópicos, como “discordo totalmente”, “discordo”, “não concordo nem discordo”, “concordo” e “concordo totalmente”. 

É importante destacar também que as perguntas de uma pesquisa de satisfação não precisam ser apenas fechadas. Caso necessário, você pode abrir um espaço para o cliente responder o motivo de uma nota baixa, por exemplo. Entretanto, não exagere muito para que o respondente não desanime. 

5. Mensure e use os resultados 

Após estabelecer os objetivos, escolher o público-alvo e a metodologia, criar as perguntas e enviar aos clientes, é hora de mensurar os resultados. Use-os para corrigir pontos de falha e melhorar o que já tem dado certo. 

Como abordar um cliente para responder à pesquisa de satisfação? 

Saber abordar o cliente é fundamental para garantir uma taxa de respostas grande. Confira as principais dicas de como fazer isso! 

1. Faça uma pesquisa pequena e objetiva 

A pesquisa de satisfação precisa ser pequena e objetiva para o cliente se sentir motivado a respondê-la. Além disso, ser simples e focar em um ponto específico para não se tornar cansativa, nem obsoleta.

2. Demonstre que a opinião do cliente importa 

Outra dica fundamental é demonstrar para o consumidor que a opinião dele realmente importa. Também é preciso deixar claro que o feedback do cliente não será esquecido e que, com isso, a empresa busca melhorar a experiência dele. 

3. Ofereça recompensas a quem responder 

Você também pode oferecer recompensas pela participação. Por exemplo, um desconto para a próxima compra ou um brinde. Essa estratégia motiva (e muito) o consumidor a responder às perguntas. 

4. Envie a pesquisa de satisfação na hora certa 

Outro fator que influencia na taxa de respostas é enviar a pesquisa de satisfação no momento certo. Ele pode ser, por exemplo, após a finalização da compra do cliente e enquanto ele estiver com a memória fresca. Assim, as respostas serão mais efetivas. 

5. Dê um retorno aos respondentes 

É interessante também dar um retorno aos consumidores que participaram. Afinal, a maioria espera que as respostas sejam realmente consideradas pela empresa. Dessa forma, é importante que o seu negócio esteja preparado para dar essa devida atenção. 

6. Personalize as mensagens 

Por fim, personalize as mensagens e escolha o canal certo para enviá-la. Essa estratégia aproxima a sua empresa do seu cliente e isso faz toda a diferença no engajamento.

Quais são os melhores canais para enviar uma pesquisa de satisfação?

Antes de definir o melhor canal para enviar a pesquisa de satisfação, é fundamental conhecer o seu cliente. Afinal, de nada adiantará escolher um meio de envio, se ele não o utiliza.

A seguir, separamos os canais mais usados! 

1. WhatsApp

O WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil, segundo a We Are Social e a Hootsuite. De acordo com a pesquisa Digital 2022: Brazil, 165 milhões de pessoas aderiram ao aplicativo. Nele, estão 96,4% dos usuários de 16 a 64 anos.  

Portanto, o WhatsApp é um canal que tem grandes chances de abertura. Com a automatização de serviços, é possível mandar mensagens em massa e personalizadas.  

2. SMS

As tradicionais mensagens de texto também são um ótimo meio de enviar a pesquisa de satisfação. Elas permitem uma interação rápida e fácil. Os SMS também proporcionam uma alta taxa de resposta, além de uma leitura rápida e um entendimento fácil.  

3. E-mail 

Não podemos esquecer também do e-mail. Ele é um dos canais mais comuns para envio de uma pesquisa de satisfação. Logo, é um ótimo aliado para garantir boas taxas de resposta. 

Como vimos, a pesquisa de satisfação precisa ser bem planejada, com perguntas objetivas e de fácil entendimento. Além disso, é necessário estudar o cliente e os processos internos para enviá-la pelo canal certo e no momento mais adequado. 

Gostou do artigo? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Assim, outras pessoas também saberão como montar uma boa pesquisa de satisfação! 

Resumindo 

Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?

Para fazer uma pesquisa de satisfação:
– defina os objetivos da sua pesquisa;
– estabeleça o público-alvo;
– crie perguntas objetivas;
– escolha a metodologia da pesquisa de satisfação.

O que é uma pesquisa de satisfação?

A pesquisa de satisfação é um questionário que você envia aos seus clientes para eles responderem. Ela pode ter perguntas quantitativas ou qualitativas. O seu objetivo é saber a opinião dos consumidores sobre produtos, serviços, atendimento ou outros aspectos da sua empresa.

Quais são os melhores canais para enviar uma pesquisa de satisfação?

Melhores canais para enviar uma pesquisa de satisfação: 
– WhatsApp; 
– SMS; 
– e-mail.

Como abordar um cliente para fazer pesquisa de satisfação?

Melhores práticas para abordar um cliente para fazer pesquisa: 
– montar uma pesquisa pequena e objetiva; 
– demonstrar que a opinião do cliente importa; 
– oferecer recompensas a quem responder; 
– enviar a pesquisa de satisfação na hora certa; 
– dar um retorno aos respondentes; 
– personalizar as mensagens.

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