Universidade de Manchester: quanto custa, estrutura e como entrar

A Universidade de Manchester é uma das maiores e melhores do mundo. Entenda como aplicar para um curso lá e quanto custa esse investimento.

A Universidade de Manchester é uma das mais famosas e prestigiadas do mundo, assim como as renomadas faculdades americanas da Ivy League, como Yale e Harvard. Ela surgiu da fusão de instituições tradicionais britânicas, a Universidade Victoria de Manchester e o Instituto de Ciência e Tecnologia de Manchester (UMIST), que remonta o início do século XIX.

Foi fundada oficialmente em 2004 e, hoje, oferece um centro universitário de ponta, com pesquisas inovadoras e brilhantes. Sua história inclui a passagem de nada mais, nada menos, do que 25 ganhadores do Prêmio Nobel pela instituição.

Neste post, você descobrirá como fazer parte dessa história e também como ter uma oportunidade de estudar na Universidade de Manchester. Acompanhe!

Como entrar na Universidade de Manchester?

Acesse o site da UCAS, o serviço de admissões das universidades do Reino Unido, e cadastre uma conta. Depois, o aluno precisa preencher um formulário da UCAS com suas informações, qualificações e escolha de curso, escrever um texto pessoal que demonstra que você será um bom aluno, uma recomendação e realizar o pagamento da inscrição. Esse documento é enviado pela UCAS para a Universidade de Manchester, que começa seu processo de avaliação.

O processo seletivo depende do curso escolhido. Em junho de 2023, a data limite para as próximas inscrições é até 25 de janeiro de 2024 para o período letivo que começa em meados de 2024.

A Universidade de Manchester tem um espaço no seu site oficial dedicado a fornecer informações sobre estudantes de diferentes partes do mundo. Naturalmente, o Brasil tem sua própria página, e lá você pode conferir os pré-requisitos para se inscrever em um curso.

A primeira coisa a se notar é que existem diferenças curriculares entre Brasil e Reino Unido. Desse modo, estudantes que desejam seguir com um curso universitário por lá provavelmente terão que fazer um programa de complementação chamado Foundation Programme antes de ingressar no curso.

Outro requisito importante para aplicar é ter uma nota entre 6,0 e 7,0 no teste do IELTS. Fora isso, os demais requisitos devem ser observados na página do curso escolhido. Vale lembrar que a universidade tem programa de bolsas, também estendidos a alunos internacionais.

Ou seja, aqueles que atingem excelentes notas na seleção, podem ganhar uma bolsa ou auxílio da instituição. Por fim, um requisito importante é o visto de estudante, que também precisa ser providenciado pelo aplicante.

Estrutura da Universidade de Manchester

A Universidade de Manchester é formada por três faculdades, sendo elas: Faculdade de Biologia, Medicina e Saúde, Faculdade de Ciência e Engenharia e Faculdade de Humanidades. Além disso, conta com 25 escolas. 

Vale lembrar que a Universidade de Manchester é hoje uma fusão de outras duas instituições de ensino, ela não possui um campus abrangente e estruturado. Em vez disso, ela é formada por vários prédios históricos que ficam em diferentes áreas da cidade.

Assim, as instalações são divididas em duas áreas: Campus Norte (Campus Sackville Street) e Campus Sul (Campus Oxford Road). A critério de curiosidade, a antiga sede do Instituto de Ciência e Tecnologia de Manchester (UMIST) se localizava no Campus Sackville Street. Já os prédios da Universidade Victoria de Manchester, localizavam-se no Oxford Road.

Faculdades e escolas da Universidade de Manchester

Faculdade de Biologia, Medicina e Saúde

A Faculdade de Biologia, Medicina e Saúde da Universidade de Manchester se orgulha de ser voltada à ciência e à pesquisa. Possui uma abordagem multidisciplinar e lidera uma série de projetos, a fim de trazer inovação para a área e resolver problemas de saúde mundiais.

A faculdade tem conexão com o sistema de saúde britânico, o NHS. Desse modo, os alunos de medicina e biomedicina possuem uma fonte interessante, em termos de conhecimento e prática.

Ela é dividia em três grandes escolas:

  1. escola de ciências biológicas: onde o aluno pode encontrar cursos como genética, evolução, funcionamento molecular, neurociência e psicologia experimental;
  2. escola de ciências médicas: concentra cursos como odontologia, estudos cardiovasculares, do câncer, endocrinologia, etc.;
  3. escola de ciências da saúde: explora cursos como farmácia, enfermagem, psicologia, médico da família, obstetrícia, fonoaudiologia, etc.

Faculdade de Ciência e Engenharia

A Faculdade de Ciência e Engenharia da Universidade de Manchester tem alto prestígio e se destaca por oferecer uma educação flexível e conectado com nossos tempos. Em seu ensino, considera os avanços tecnológicos e as atuais necessidades do mercado moderno e dinâmico.

É desse departamento que saiu grande parte dos vendedores de Prêmios Nobel, tanto como alunos como parte do corpo docente. Assim, existem grandes chances de poder ter aulas com um desses nomes, como o renomado físico que apresenta programas na BBC Brian Cox, que se formou e ministra aulas lá.

Os cursos oferecidos são:

  • Engenharia aeroespacial;
  • Engenharia química;
  • Química;
  • Engenharia civil;
  • Ciência da computação;
  • Ciências da Terra e do meio ambiente;
  • Engenharia elétrica, eletrônica e mecatrônica;
  • Tecnologia têxtil e negócios de moda;
  • Engenharia e ciência de materiais;
  • Matemática;
  • Engenharia mecânica;
  • Física e astronomia.

Faculdade de Humanidades

A Faculdade de Humanidades da Universidade de Manchester oferece mais cursos do que quase todas as outras faculdades no Reino Unido. São mais de 100 cursos que cobrem os mais variados temas, desde história, passando pela área da linguagem até cursos de negócios e administração.

Os cursos variam entre três e quatro anos e na longa lista você encontrará opções como:

  • Contabilidade;
  • História antiga e história geral;
  • Arquitetura;
  • Criminologia e análise de dados;
  • Artes cênicas e literatura inglesa;
  • Economia;
  • Filosofia;
  • Pedagogia;
  • Cinema;
  • Relações internacionais;
  • Marketing;
  • Direito;
  • Entre muitos outros.

Como é estudar na Universidade de Manchester?

A Universidade de Manchester é uma referência na qualidade da educação, além de ser uma instituição dinâmica e conectada com os tempos atuais. É muito acolhedora e acessível para estudantes internacionais, uma vez que valoriza a diversidade e a multiculturalidade.

Ela não tem a mesma fama que outras grandes universidades do Reino Unido, como a Universidade de Oxford ou a Universidade de Cambridge. Contudo, possui uma excelente reputação, um corpo docente estelar e coleciona várias conquistas em termos de prêmios e projetos bem sucedidos.

Sendo assim, a Universidade de Manchester oferece uma ótima oportunidade para estudantes que desejam fazer um curso no Reino Unido. Além disso, proporciona uma experiência mais prazerosa e leve, ao mesmo tempo em que os alunos têm acesso a um excelente sistema de educação.

Quanto custa estudar na Universidade de Manchester?

O custo da Universidade de Manchester para alunos de fora do Reino Unido e da União Europeia é mais elevado, praticamente o dobro. Pode variar de 12 mil a 45 mil libras anuais. Para saber o valor exato, é preciso entrar na página do curso. O curso de direito, por exemplo, custa 23,5 mil libras por ano para alunos internacionais em 2023.

Os valores do curso também variam conforme a carga horária, ou seja, se eles são meio período ou integral. Vale também considerar que a maioria dos estudantes brasileiros terão que fazer um ano de curso adicional dedicado à complementação pedagógica Foundation Programme.

A mensalidade anual cobre os gastos com estudos e outros custos como matrícula, exames, supervisão, etc. No entanto, além desse investimento, o estudante precisa considerar alimentação, moradia e outros elementos para calcular o custo total de estudar na Universidade de Manchester.

O site Upgradabroad.com compartilha alguns insights calculados em maio de 2023 para que estudantes possam ter uma ideia de quanto vão gastar fazendo um curso na Universidade de Manchester. A acomodação na cidade de Manchester por um ano letivo pode chegar a 6 mil libras. Além disso, existem os custos com transporte, alimentação, livros e outras necessidades básicas.

Por isso, é importante planejar gastos e avaliar estratégias de como financiar seus estudos no exterior, para que sua estadia seja tranquila. Uma alternativa é se informar sobre programas de bolsa de estudos internacionais, como o Erasmus Mundus. Esse tipo de programa oferece apoio aos estudantes para pagar a mensalidade e, muitas vezes, também concede ajuda de custo para gastos com moradia e alimentação.

Como pagar seu curso na Universidade de Manchester?

O candidato pode pagar o curso na Universidade de Manchester por cartão de crédito ou débitos diretos. No último caso, o pagamento é feito em alíquotas e, para isso, é preciso estabelecer um acordo com a universidade. Também é possível pagar diretamente no site para cursos curtos, conferências e outros produtos. A instituição também aceita o pagamento na moeda do aluno através do banco CIBC e a companhia de pagamentos Convera. 

Uma forma de efetuar esse pagamento de forma rápida e sem burocracias é fazendo uma transferência direta para a Universidade de Manchester pela Remessa Online.

Como pagar seu curso na Universidade de Manchester com a Remessa Online?

Para pagar seu curso na Universidade de Manchester pela Remessa Online. Remessa Online basta acessar sua conta da plataforma e clicar em “Enviar dinheiro”. Selecione “Para outra pessoa ou empresa” e aperte “Pagamento de um curso ou faculdade”. Insira o valor a ser transferido e os dados da conta da Universidade de Manchester, o código SWIFT e o número do IBAN da instituição.

Caso sua transferência seja inferior a US$ 10 mil, o pagamento é aprovado automaticamente. Se a transação for acima desse valor, a aprovação acontece em até 2 horas. Uma vez que o pagamento for efetuado, o valor fica disponível na conta do receptor em até 1 dia útil, no máximo 2. 

A Remessa Online é uma plataforma 100% online, segura e sem burocracias, que permite enviar e receber dinheiro de qualquer parte do mundo de forma ágil, prática e com a melhor taxa do mercado.

Poder estudar na histórica e prestigiada Universidade de Manchester, uma das melhores do mundo, é realmente um grande passo a se dar na sua carreira e desenvolvimento pessoal. A instituição é reconhecida pela acolhida e preparação de qualidade que oferece aos alunos estrangeiros, portanto você certamente estará em boas mãos.

Com o apoio da Remessa Online, você poderá receber e enviar fundos para ter tranquilidade e não ficar no aperto enquanto estuda na Inglaterra. Conheça os serviços da Remessa e tenha sucesso na sua jornada!

Resumindo

Como entrar na Universidade de Manchester?

Para entrar na Universidade de Manchester, estudantes internacionais interessados em fazer um curso de graduação, por exemplo, devem aplicar pelo site da UCAS, o serviço de admissões das universidades do Reino Unido. O processo depende do curso escolhido e, em junho de 2023, a data limite para as próximas inscrições é 25 de janeiro de 2024 para o período letivo que começa em meados de 2024.

Como é estudar na Universidade de Manchester?

A Universidade de Manchester é uma referência na qualidade da educação, além de ser uma instituição dinâmica e conectada com os tempos atuais. É muito acolhedora e acessível para estudantes internacionais, uma vez que valoriza a diversidade e a multiculturalidade.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar