UX Writing: o que é, como começar na área e mais!

O UX Writing é uma profissão nova e requisitada no mercado, que envolve uma escrita estratégica. Leia qual a função de um profissional dessa área e quem pode se tornar um!

A área de UX Writing vem figurando nas tendências do mercado de trabalho ano após ano. Com o avanço da tecnologia e do acesso à informação, mais pessoas estão usufruindo de produtos digitais, sejam eles sites, plataformas online, aplicativos ou até mesmo nos games, e diante disso, nasce o UX Writing.

O termo é inglês e basicamente significa “escrita para experiência do usuário”, no português. Pense que você está fazendo uma assinatura de serviço de streaming. Em uma das etapas finais, você se sentiria mais orientado em um botão com a escrita “continuar”, ou “finalizar assinatura”?

O segundo é bem mais claro e direto para o usuário, não é mesmo? Esse é o propósito do UX Writing, proporcionar uma navegação amigável, sem obstáculos. Se você está procurando se aprofundar nessa profissão, vale a pena acompanhar o conteúdo que preparamos para você entender tudo sobre o assunto. Confira!

O que é o UX Writing?

O UX Writing é um modelo de escrita estratégica dentro da área do UX Design aplicada em interfaces e produtos digitais, tais como aplicativos, sites e jogos. A proposta dessa especialidade é proporcionar uma navegação amigável, simples e intuitiva ao usuário, por meio das palavras em notificações, botões, menus e chatbots.

Essa escrita estratégica envolve um estudo dos pontos estratégicos da empresa na web para a criação de textos focados em orientar, solucionar a dor e garantir a melhor experiência do cliente/usuário a cada vez que ele navegar por um site ou aplicativo. Sendo assim, os elementos textuais devem ser claros, diretos e objetivos para sempre guiar o usuário conforme suas intenções nos aplicativos e sites.

Pontos estratégicos do UX Writing

  • Aproximação com melhores resultados;
  • melhores termos a serem utilizados e os que devem ser evitados;
  • público-alvo do negócio;
  • vocabulário ideal;
  • tom de voz da marca

Exemplos práticos do que é o UX Writing

A página de login do LinkedIn economiza espaço e facilita a compreensão

Quando você acessa o site do LinkedIn, você encontra apenas uma interface de login posicionada bem no centro da tela do seu dispositivo. Em seguida, é pedido e-mail ou telefone no primeiro campo e, no segundo campo, a senha. Embaixo temos um botão na cor azul de “esqueceu a senha”, seguido de um botão azul de maior destaque “entrar”. Mais embaixo temos uma opção de entrar no LinkedIn utilizando a conta do Google, e cadastrar na rede em “cadastre-se”.

É pouca coisa, mas é o suficiente. O espaço em branco de uma página pode ser usado estrategicamente. Além de evitar confusão durante a visualização e descanso no momento de leitura, a mensagem daquela tela será compreendida mais rapidamente e com mais facilidade.

Por outro lado, você também vai conseguir avaliar a necessidade de acréscimos pontuais, ou até mesmo remoção, deixando a jornada ainda mais simples para a conversão.

A falta de conversões de clientes pode indicar problemas na experiência

Um obstáculo ou até mesmo um botão que não esteja muito claro pode ser o motivo da falta de vendas ou conversões em um produto digital. Quando um UX Writing é executado de maneira eficiente, o negócio ganha vantagem competitiva. Caso contrário, uma experiência negativa leva ao abandono de usuários.

Qual o salário de um UX Writer?

O profissional de UX Writer tem uma média salarial de R$ 5 mil, no Brasil, segundo o site de vagas de emprego, Glassdoor. Porém, é necessário pesquisar por região para ver qual é o valor pago na sua localidade, conforme o nível do cargo e da experiência do UX Writer em questão.

A profissão de UX Writing é recente no mercado de trabalho. Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn sobre as 25 profissões em alta no ano 2023, o UX Writing figura nas posições. Conforme o levantamento, a cidade com mais contratações para a área é São Paulo e mais da metade das vagas são para home office.

É muito fácil perder a atenção de um cliente em potencial, atualmente, na internet. Devido a isso, UX Writers têm sido bem requisitados no mercado para as empresas manterem e aprimorarem suas presenças digitais.

Qual a diferença entre Copywriting e UX Writing?

A diferença entre Copywriting e UX Writing é que o Copywriting utiliza o recurso textual para promover e vender produtos em slogans, anúncios online e landing pages chamativas para fixar na mente do usuário. Já o UX Writing usa o texto para guiar o usuário para que ele consiga navegar com facilidade em um site ou aplicativo, com os botões de passo a passo para compra de um ingresso, por exemplo.

Podemos também diferenciar, afirmando que copy é uma redação publicitária, enquanto UX é justamente a experiência do usuário.

Conexão entre Copywriting e UX Writing

O Copywriting é utilizado para atrair um lead e o modelo de escrita de UX Writing guia o usuário para que ele consiga utilizar o serviço.

UX Writers são demandados a trabalhar em como o negócio vai ser comunicar, conectar e orientar o público, enquanto copywriters tem um visão focada na venda, em fazer uma escrita de impacto para convencer uma pessoa a comprar um produto.

Qual a função de um UX Writer?

A função de um profissional de UX Writer é escrever conteúdos com o foco na melhor experiência dos usuários em um site, aplicativo e outros produtos digitais, respeitando o tom de voz e vocabulário ideal da marca. Tanto que UX é a sigla para “User Experience”, que quer dizer “Experiência do Usuário”.

O bom profissional de UX Writing não deve ficar preso apenas à parte analítica. Ele também precisa ser criativo e ter uma visão integral no que está fazendo. Um produto já pronto pode ser melhorado, otimizando funcionalidades e criando novas opções. Isso entra um pouco na parte de design, que é recomendado que o UX Writer tenha noções.

Pois design não se trata apenas de estética, mas também na aplicabilidade de algo e como aquilo funciona em uma interface.

Importante ressaltar que esse modelo de escrita não é sobre você, o que acha melhor, ou qual palavra fica melhor. É sobre o outro, o usuário. Por isso é chamado de “experiência do usuário”, e é primordial receber feedbacks sobre como eles estão se sentindo.

Exemplo prático de qual é a função de um UX Writer 

Vejamos a seguinte situação: você tem dois exemplos de textos para botões de compra de um e-commerce. Qual deles geraria mais vendas para o negócio?

Você deve entender as dores de quem utiliza o produto, características e por quais dispositivos essas pessoas mais utilizam. Diante disso, cada reunião para debater o nível de satisfação do usuário, quanto ao produto e imersões, são fundamentais para incrementar a visão do UX Writer.

Para o trabalho fluir, é necessário manter constantemente o diálogo estratégico com os outros profissionais que trabalham na marca, tais como o UX Designer, o Content Writer e o Copywriter. Esse exercício é chamado de relações interpessoais.

Tipos de UX Writing centralizados no profissional

UX Writing de Interação

O UX Writer de Interação tem a missão de conduzir a experiência do usuário dentro de um ambiente digital. Por conta dessa função, o usuário consegue ser incentivado a realizar qualquer ação com fluidez e sem ficar com dúvidas na jornada.

Exemplos de UX Writing de interação são os botões de ação, as barras de pesquisa, calls to action (CTA), menus e legendas.

UX Writing de Informação

O UX Writer de Informação cria elementos textuais de valor ao usuário, de forma otimizada, a fim de entregar uma experiência fluida. Como exemplos de UX Writing de Informação, podemos citar os títulos e subtítulos atrativos.

Boas práticas para desenvolver ao longo de um projeto de UX Writing

  • Evite palavras e frases de difícil entendimento;
  • evite blocos de texto longos;
  • evite o uso de datas;
  • explique termos técnicos;
  • dê prioridade às informações mais importantes;
  • destaque números e elementos importantes;
  • identifique elementos interativos (como o CTA);
  • utilize verbos no tempo verbal presente;
  • nunca use gírias, jargões ou expressões idiomáticas;
  • preze por um tom de voz ativo;
  • utilize bullets points e listas numeradas;
  • respeite a linguagem da marca
  • crie ou respeite o guia de escrita da empresa;
  • preze pela regularidade de elementos visuais;
  • utilize componentes gráficos para transmitir dados;
  • faça testes A/B e comparações.

Por ser uma profissão nova no mercado de trabalho, os atuais e próximos profissionais do campo serão eternos aprendizes. Até porque há muito o que se descobrir na área, e muitas coisas ainda devem mudar ou se transformar nos próximos anos.

Como migrar para a carreira de UX Writing?

Para migrar para a carreira de UX Writing, estude, observe exemplos e desenvolva habilidades de redação e pesquisa. Quando se sentir confiante, considere oferecer seus serviços como UX Writer de forma voluntária para praticar suas habilidades e ter materiais de portfólio. Você pode fazer isso para ONGs, por exemplo.

Embora grande parte dos UX Writers serem graduados em cursos de Comunicação Social, também há pessoas do direito, profissionais de TI, entre outras áreas.

Mas afinal, quem é um UX Writer? 

UX Writer é uma pessoa responsável por escrever o conteúdo de aplicativos, sites e interfaces que ofereça a melhor experiência ao usuário.

Isso quer dizer que, se você é um bom redator (pré-requisito), já é um grande passo para começar a se aventurar neste novo mundo de UX Writing. Afinal, é necessário um amplo conhecimento das palavras e seus significados, de gramática, e como juntá-las para criar elementos textuais explícitos ao usuário.

Entretanto, outras habilidades podem ser diferenciais, como a familiarização com softwares de prototipação e design, e análise de dados. Alguns exemplos desses softwares são o Adobe XD, Figma e o Sketch. Se você domina design, são diferenciais para concorrência de uma vaga de trabalho.

Dicas para conseguir oportunidades como UX Writer

Para conseguir oportunidades como UX Writer, faça cursos e certificações online ou presencialmente e coloque no seu currículo. Acompanhe profissionais da área no LinkedIn e atente-se às dicas e experiências divulgadas por eles. Coloque em prática suas habilidades e divulgue nas suas redes sociais. Você também pode se candidatar a trabalhos freelancers para aumentar seu portfólio.

Como montar um portfólio de UX Writer?

1. Comece contando um pouco sobre você

Para as outras pessoas começarem analisar seu portfólio, conte um pouco sobre o que fez você estudar o UX Writing. Pode parecer irrelevante, mas revela muito sobre a sua identidade profissional.

Pense nas seguintes perguntas:

  • O que fez você começar a se importar com a experiência do usuário? 
  • O que motivou você a migrar para essa profissão? 
  • O que você fazia antes?

2. Insira análises de casos reais de UX Writing feitas por você

Para analisar casos reais de UX Writing, separe um exemplo de plataforma ou site e faça sua análise do conteúdo apontando melhorias. A partir daí, reformule fluxos ou jornadas do usuário como se fosse um trabalho real que você está encarregado. Deixe claro como foi feita essa análise, se de forma voluntária ou não.

3. Coloque trabalhos voluntários de UX Writing que você fez

Para realizar projetos voluntários de UX Writing, escolha, por exemplo, aquela ONG que você costuma contribuir mensalmente. Faça um estudo profundo do conteúdo online deles e se ofereça para fazer melhorias por espontaneidade.

Se tudo der certo, ambas partes saem ganhando. A ONG terá uma interface mais simples e clara, o que pode ajudar a alcançar mais colaboradores, e você terá um case para o seu portfólio. Sem contar que, com essas atividades, você preencherá o requisito de experiência anterior.

4. Formule títulos de jornada para o seu portfólio e ofereça uma experiência única ao usuário

Para formular títulos de jornada para o seu portfólio de UX Writing, reduza às passagens que melhor detalham o processo. Por exemplo: quais eram os usuários, os objetivos e os desafios enfrentados para guiar o público da melhor maneira possível? Relate sua experiência de trabalho nesses títulos.

5. Pense em um layout estratégico que destaque seus cases e tenha elementos importantes

Para definir um layout estratégico para o seu portfólio de UX Writing, pense em detalhes que você valoriza visualmente enquanto dá destaque aos seus cases. Tente se inspirar em alguns profissionais de UX Design, ou se conhecer algum, peça dicas. Separe as referências e consulte-as durante a personalização do seu portfólio.

6. Descreva seu processo criativo no UX Writing

Para escrever sobre o seu processo criativo, conte a respeito das etapas de desenvolvimento e como ele é e foi conduzido nos cases apresentados no seu portfólio. Isso vai garantir que você tem domínio sobre as metodologias que envolvem o UX Writing.

7. Insira depoimentos de clientes ou pares sobre o seu trabalho de UX Writer

Se tiver, coloque testemunhos de clientes, colegas e ex-chefes na qual você prestou serviço. Eles devem contar como foi trabalhar em um determinado projeto. Não é fundamental, mas é um incremento que vai enriquecer o seu portfólio.

Lembre-se que no mercado de UX, enviar somente um currículo não é o bastante para você se destacar entre outros profissionais. É muito importante você investir bem neste portfólio e mostrar o que você sabe.

8. Coloque os links das suas redes sociais para oferecer uma experiência mais completa

No momento de inserir informações de contato no seu portfólio de UX Writing, vá além do básico e inclua os links para suas redes sociais onde você coloca seus trabalhos ou fala sobre a área. Assim, você oferecerá uma experiência mais ampla a quem for avaliar seu portfólio.

UX Writing é uma profissão relevante no mercado de trabalho 

Com o mercado digital cada vez mais concorrido, a área de UX Writing é fundamental para oferecer aos usuários uma experiência única e garantir bons resultados. A profissão ainda é relativamente nova e, por esse motivo, é um bom momento para quem deseja fazer transição de carreira. 

Pensa em começar ou migrar para o mundo de UX Writing? Aproveite também para ler sobre o UX Design e conhecer o Instagram, Facebook e Twitter da Remessa Online!

Resumindo

O que é o UX Writing?

O UX Writing é um modelo de escrita estratégica dentro da área do UX Design aplicada em interfaces e produtos digitais, tais como aplicativos, sites e jogos. A proposta dessa especialidade é proporcionar uma navegação amigável, simples e intuitiva ao usuário, por meio das palavras em notificações, botões, menus e chatbots.

Quanto ganha um profissional de UX Writing?

O profissional de UX Writer tem uma média salário de R$ 5 mil, no Brasil, segundo o site de vagas de emprego, Glassdoor. Porém, é necessário pesquisar por região para ver qual é o valor pago na sua localidade, conforme o nível do cargo e da experiência do UX Writer em questão.

Qual a função de um UX Writer?

A função de um profissional de UX Writer é escrever conteúdos com o foco na melhor experiência dos usuários em um site, aplicativo e outros produtos digitais, respeitando o tom de voz e vocabulário ideal da marca. Além disso, ele deve estudar o usuário, para conhecê-lo cada vez mais e ficar atualizado perante aos objetivos do negócio.

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