Wish: um manual para comprar e vender produtos

O Wish apresenta-se como um marketplace de compras e vendas globais na internet e é, geralmente, por seu famoso aplicativo. Confira o conteúdo para saber mais!

Comprar de vendedores do mundo todo é uma vantagem que a internet proporciona há algumas décadas, mas que tem ficado mais acessível nos últimos anos. Pelo Wish, você pode encontrar as mais diferentes categorias de produtos por preços super competitivos.

Não à toa, o site tem se tornado uma das grandes referências em compras pela web.

De maneira geral, o Wish fez com que muitas pessoas perdessem o medo de comprar no exterior. Isso se dá à experiência facilitada e à segurança que a empresa oferece nas transações. Além disso, há muitos outros pontos positivos que o Wish oferece quando o assunto é encontrar produtos incríveis por preços muito chamativos.

O sucesso da plataforma não nos deixou outra escolha: vamos contar o que você precisa saber sobre o que é o Wish e como funciona a experiência de compra e venda no site. Acompanhe!

O que é o Wish?

O Wish é um marketplace de compras e vendas globais na internet, sendo comumente usado por seu famoso aplicativo, mas que também funciona em navegadores da web. Por ele, você pode comprar de pessoas do mundo todo, sem nenhum tipo de restrição. Da mesma forma, você também pode vender, desde que o serviço passou a aceitar a abertura de lojas brasileiras na plataforma.

No seu surgimento, o Wish foi uma verdadeira febre mundial, sendo o aplicativo de e-commerce mais baixado no ano de 2018. Hoje, apesar de dividir mercado com outros serviços similares, ainda conquista números que impressionam, como os 72 milhões de downloads em 2021. O baixo preço e a oferta ampla de produtos são os dois fatores principais do sucesso.

Com uma experiência de compra muito fácil, o Wish foi capaz de conquistar um número relevante de consumidores. A fórmula do sucesso é um app com navegação simples e também com uma oferta relevante de produtos que já aparece na tela inicial. Com itens que vão desde os inusitados até os mais úteis, sempre com um preço baixo, a estratégia do app é persuadir o consumidor.

Ainda que você não precise do que é oferecido nessa tela inicial ou dentro das categorias de produtos, os preços baixos despertam o desejo de compra. Além disso, você consegue encontrar uma variedade realmente extensa de produtos de categorias, como:

  • moda;
  • beleza;
  • decoração;
  • cosméticos;
  • ferramentas;
  • utensílios de cozinha.

Números

Entender o crescimento do Wish se torna mais fácil quando analisamos alguns dados de crescimento e faturamento da plataforma ao longo dos últimos anos. São estatísticas que realmente impressionam e mostram como o serviço é um verdadeiro case de sucesso no qual muitas empresas deveriam se inspirar.

Entre os principais números do Wish, vale a pena destacar:

  • o Wish conquistou US$ 2.5 bilhões em faturamento no ano de 2020, 31% a mais do que em 2019;
  • a empresa tem mais de 100 milhões de usuários mensais ativos e aproximadamente 500 milhões de usuários registrados;
  • mais de 500 mil mercadorias são vendidas na plataforma;
  • 1/3 de todos os pedidos do Wish vêm dos EUA;
  • a plataforma vende, em média, 3 milhões de itens diariamente.

Itens sem marca

Uma das principais estratégias do Wish é trabalhar com vendedores que comercializam produtos sem marcas. Por mais que nomes famosos possam chamar atenção, a estratégia na plataforma é outra. Essa escolha é estratégica, uma vez que permite trabalhar sempre com preços baixos e evita qualquer tipo de sanção legal por parte de grandes marcas.

A ausência de marcas, no entanto, não é um fator que impede as pessoas de comprarem, justamente porque o grande chamariz são os preços baixos. Portanto, o consumidor entende que essa relação custo-benefício se torna justa. Ainda que alguns dos produtos não tenham qualidade excepcional, o que compensa é o preço realmente baixo.

Wishlist e navegação são pilares

O nome do serviço não esconde: o que a empresa espera é que você crie suas próprias wishlists, ou seja, listas de desejo, e consuma cada vez mais. Por isso, a funcionalidade de favoritar alguns produtos é parte da experiência de uso do Wish. Aqui, mais uma vez, o preço baixo também influencia para esse desejo de comprar mais e mais.

Com uma experiência de navegação bastante fácil e convidativa, usuários podem passar bastante tempo pesquisando produtos ou simplesmente checando as sugestões do app. Nessa atividade, é sempre possível encontrar itens inovadores e até mesmo nunca vistos. Assim, o Wish consegue prender a atenção do consumidor e gerar vendas que essas pessoas nem mesmo imaginariam antes de abrir o app.

Imagens dão o tom do app

Outra estratégia interessante do Wish é mostrar seu feed de produtos como se fosse um app de imagens. Isso faz com que a navegação seja fluida e interessante, sem nenhum tipo de fricção. A experiência é bastante similar ao uso do Pinterest, por exemplo. Você só vê mais informações de compra depois que clica em cada uma das fotos.

Portanto, o tempo de uso do app pode ser bastante alto, algo que também induz a compras que nem sempre eram pretendidas pelo consumidor. É uma estratégia realmente interessante e que está por trás do grande volume de uso por parte dos consumidores. Afinal, o layout e o funcionamento do Wish não foram pensados à toa!

O que você precisa saber sobre comprar no Wish?

O Wish pode gerar algumas dúvidas para quem nunca utilizou o serviço ou acredita que por ser global, seus termos são mais complicados do que os e-commerces brasileiros. Na verdade, a experiência de compra tem melhorado bastante, se tornando muito mais fácil do que as pessoas podem imaginar.

Para tirar as principais dúvidas que você possa ter, pontuamos algumas das principais questões sobre a plataforma. Veja na sequência.

Prazo de entrega

Os prazos de entrega geralmente preocupam os consumidores, afinal, todo mundo quer receber aquela compra que fez o mais rápido possível. A verdade é que nem sempre pode ser assim, principalmente em compras internacionais. O que o Wish consegue prometer é que os vendedores da plataforma fazem o envio em até dois dias úteis.

Depois disso, é difícil a plataforma conseguir influenciar no tempo de chegada. Entretanto, cada vendedor dá sua estimativa média, até porque, esse tempo depende de onde a mercadoria está partindo. Se o item vem da Ásia, por exemplo, o prazo de entrega é maior. Na maioria das vezes, o frete é o mais barato, o que também influencia no tempo.

Por mais que a entrega demore, o consumidor sempre recebe seu item perto do prazo médio definido pelo vendedor. Tempos mais longos são compensados por um custo menor de frete e preço do produto.

Como o frete é calculado

O Wish não trabalha com um valor fixo de frete e os motivos são justificáveis. Seria financeiramente inviável para a plataforma determinar apenas um valor, uma vez que os produtos vêm do mundo inteiro. Ou seja, os preços podem variar bastante, o que tornaria o negócio nada interessante para os vendedores que anunciam no Wish.

Portanto, é importante entender que, antes de tudo, o Wish é um marketplace, ou seja, os vendedores anunciam seus produtos na plataforma do Wish. Logo, são essas pessoas as responsáveis pelo envio e pelo frete. Ainda assim, o consumidor é informado sobre o preço do envio logo após colocar seu CEP, em um processo o mais transparente possível.

O cálculo depende de fatores básicos e comuns em um frete, como:

  • local de origem do produto;
  • destino de entrega;
  • tamanho do pacote;
  • peso do pacote;
  • método de envio (os mais rápidos são mais caros, enquanto os mais demorados são mais baratos).

Métodos de pagamento

Os métodos de pagamento do Wish em nada ficam devendo para outros sites e apps de e-commerce. Isso é importante para que a plataforma seja acessível e possa realizar suas vendas globalmente. 

Quanto aos métodos, você pode pagar das seguintes formas:

  • boleto bancário;
  • cartões de crédito (principais bandeiras);
  • Google Wallet;
  • Apple Pay;
  • PayPal.

As únicas diferenças entre os métodos mais comuns em e-commerces brasileiros é a ausência do pagamento por transferência bancária, ou pix, e o parcelamento das compras

O Brasil é um dos poucos países em que se pode pagar uma compra em várias vezes utilizando o cartão de crédito. Como o Wish é uma empresa global, essa possibilidade é pouco comum, e por isso não existe no serviço.

Como obter descontos

Um dos grandes atrativos do Wish é a quantidade de descontos que a empresa oferece em momentos esporádicos. Por mais que não haja nenhuma ação sazonal, sempre há um cupom para quem está navegando pela plataforma. Uma dessas possibilidades é o cupom de login, que traz algum desconto logo que a pessoa usuária abre o app.

Ocasionalmente, você também encontrará algumas ofertas de descontos no app, quando estiver navegando por ele. Não há uma regularidade definida, mas é bastante comum que esses cupons apareçam sem nenhum aviso prévio. Portanto, usuários que já conhecem essa prática costumam entrar no app do Wish diariamente.

A empresa também tem uma funcionalidade interessante na barra de menu do app, que é uma espécie de roleta. Nessa função, você gira uma roleta dentro do Wish e, diariamente, pode ter acesso a um percentual de descontos. Basta acessar o app e procurar o ícone dourado da roleta no menu superior.

Como devolver produtos

Devolver um produto que não agradou é uma possibilidade no Wish, e o processo acontece sem maiores dificuldades. O consumidor tem até 30 dias para solicitar essa devolução junto ao atendimento da plataforma. Quando a empresa autorizar, o usuário pode ir até uma agência dos Correios e fazer essa devolução.

Por mais que o processo seja simples, diferentemente de outros e-commerces, o Wish não cobre os custos de devolução. Ou seja, o consumidor pode ter que pagar o frete de retorno do seu próprio bolso. Dito isso, o Wish devolve o dinheiro para o consumidor integralmente no valor do produto, sem cobrir também o valor do frete.

O reembolso é feito de acordo com o método de pagamento, podendo ser um estorno no cartão de crédito ou a disponibilização dos fundos utilizados para compras nas carteiras digitais, como Apple Wallet ou Google Wallet. Outro ponto a ser destacado é que o Wish não faz troca de mercadorias, somente aceita a devolução.

Como cancelar uma compra

A possibilidade de cancelar uma compra depois de já realizada é realmente um diferencial incrível do Wish. Na plataforma, você pode solicitar o cancelamento em até oito horas após a realização. Você consegue fazer isso ao acessar o histórico de pedidos na sua conta do Wish, garantindo o reembolso integral do valor que você pagou pelo produto.

Geralmente, as empresas de e-commerce permitem apenas que você devolva o produto e então receba o reembolso por eles. Isso, no entanto, pode levar alguns dias, no mínimo, o período em que essa compra chegará até sua casa. Já no Wish, o tempo de oito horas para o arrependimento é razoavelmente interessante!

Cobrança da alfândega e outras taxas

Essa é uma questão que gera muitas dúvidas, principalmente porque as compras internacionais costumam ser taxadas. O grande ponto aqui é que o Wish não faz essas cobranças, mas também não pode ter controle sobre a taxação. Afinal, são questões legais que estão acima da capacidade de qualquer empresa.

Geralmente, compras de menor valor não costumam ser taxadas, mas ainda assim é impossível precisar se determinada mercadoria passará ou não por cobranças na alfândega. O melhor a se fazer é preparar o bolso para não ser pego de surpresa. Ainda assim, se a compra for de baixo valor, as taxas também não atingirão um patamar tão alto.

Como vender no Wish?

Conhecer o Wish é o primeiro passo também para quem deseja vender na plataforma. Afinal, o serviço nada mais é do que um marketplace, ou seja, um grande shopping virtual que serve como vitrine para uma série de vendedores do mundo todo. Se você deseja se tornar uma dessas pessoas, o processo é relativamente simples. Veja!

Crie sua loja

Em primeiro lugar, você deve criar sua loja. O processo no Wish é bastante simples e tudo que precisa fazer é acessar o Wish para Comerciantes, preencher um questionário e esperar o retorno da empresa. O Wish vai avaliar suas intenções enquanto vendedor e aprovará ou não sua candidatura, mas o processo não costuma ser complexo.

Configure pagamentos

Em seguida, com sua loja devidamente criada, é hora de configurar os pagamentos da sua loja no Wish. Nesta etapa, você vai poder escolher todas as modalidades que quiser oferecer, além de cadastrar seus dados financeiros para recolhimento de recebíveis. Esta parte é fundamental para que você receba adequadamente pelas vendas que fizer no Wish.

Carregue seus produtos

Na hora de carregar seus produtos, o que você precisará fazer é subir seus produtos para sua loja virtual, os cadastrando com nome, fotos e informações importantes. Lembre-se de fazer uma descrição interessante e que traga tudo que as pessoas precisam saber sobre o item. Use também imagens de boa qualidade para atrair maior atenção.

Configure o frete

O frete é parte essencial dos serviços prestados por um vendedor, então você não pode se esquecer de colocar todos os tipos de frete que você utilizará. A configuração de uma calculadora automática é importante para que pessoas do mundo inteiro possam ter acesso aos seus produtos. Assim, a cobrança será adequada para cada consumidor.

Se associe ao Wish Express

O Wish Express é uma categoria de envios que garante que o produto chegue o mais rápido possível para o consumidor. Naturalmente, como o Wish é uma plataforma em que vendedores anunciam produtos próprios, essa agilidade depende das lojas da plataforma.

Quem consegue enviar suas vendas em até 10 dias passa a garantir uma série de benefícios garantidos pelo Wish Express. Entre os principais está a potencialização do alcance dos anúncios, que ganham dez vezes mais visibilidade.

Como funciona o marketplace do Wish?

O Wish é um marketplace, mas sem categoria definida. Isso significa que você consegue encontrar produtos dos mais variados tipos na plataforma, o que é um dos fatores que torna o serviço tão popular. Então, não importa seu público, certamente ele poderá estar no Wish em busca de algum item que precisa.

O marketplace funciona de maneira simples: você cria sua loja, cadastra seus produtos, mantém a manutenção da sua página e vende para pessoas do mundo inteiro. Enquanto o Wish garante exposição para suas mercadorias, suas únicas preocupações devem ser em relação à parte logística, ou seja, enviar os produtos.

Os pagamentos pelas mercadorias são feitos pelos consumidores diretamente para o Wish, que dentro de um prazo, vai repassar esses valores para a conta do usuário. Esses valores podem ser transferidos diretamente para uma conta do PayPal cadastrada na plataforma. Funciona tudo de maneira muito dinâmica e, principalmente, segura.

Quanto ao recebimento, é importante destacar que o Wish fica com uma comissão de 15% em cada produto, independentemente do valor e da categoria. Além disso, você pode solicitar seus valores nos dia 1º e 15 de cada mês, com prazo de liberação de três a seis dias úteis.

Quais são as vantagens de vender na plataforma?

O Wish chegou ao patamar que está atualmente também por conta da sua capacidade de ser uma plataforma que oferece uma boa relação com os vendedores. Se é bom para ambos os lados, é natural que a empresa consiga crescer. Portanto, conheça um pouco mais das vantagens principais do Wish.

Margens de lucro interessantes

Por mais que os 15% de taxa do Wish pareçam um percentual alto, a verdade é que é uma fatia bastante competitiva em relação ao mercado. Em outros marketplaces, o valor cobrado é bem mais alto, tornando a relação comercial pouco interessante. Ou seja, os vendedores podem acabar perdendo muito dinheiro para a plataforma.

Além dessa taxa, não há outros valores com os quais os vendedores precisam se preocupar. Por exemplo, em muitas plataformas há as taxas de inscrição para começar a vender. O Wish isenta o vendedor disso, o que é interessante sobretudo para quem está começando um novo negócio e tem recursos limitados.

Produtos ilimitados

Muitas plataformas limitam a quantidade de produtos que os vendedores anunciam. Em alguns casos, para aumentar a disponibilidade de ofertas, é preciso assinar planos mais altos ou pagar para ter direito a mais espaço para anúncios de produtos. No Wish, isso simplesmente não existe. Você pode anunciar quantas mercadorias quiser.

Essa possibilidade é importante para quem deseja escalar a oferta de produtos a qualquer momento. Você pode aumentar seus lucros e isso não vai representar maiores taxas ou a contratação de espaço no marketplace. A relação comercial se mantém sempre bastante transparente e justa para os dois lados envolvidos.

Categorias variadas

É muito provável que você não encontre nenhuma restrição na hora de vender um produto no Wish, é claro, desde que não estejamos falando de nada ilegal. A plataforma tem uma preocupação básica com essas questões, mas é só. De resto, você pode vender o que quiser, desde ferramentas até maquiagem. Afinal, é uma plataforma democrática!

O mais interessante é que o público usuário do app pode encontrar seu produto a qualquer momento enquanto estiver navegando pelas telas. Se preferirem fazer uma busca mais segmentada, também encontrarão seu produto. Você pode cadastrar todas as suas mercadorias associadas a categorias, assim, fica mais fácil encontrá-las.

Segmentação otimizada

O Wish faz um trabalho ativo de personalização para cada usuário da plataforma por meio de uma análise de perfil contínua. Ou seja, quanto mais você utiliza o app, mais a empresa rastreia suas atividades e consegue compreender seus interesses principais. Isso é feito por meio de algoritmos muito comuns em tecnologia de apps e serviços.

Com o passar do tempo, você verá cada vez mais produtos alinhados com suas preferências e com suas últimas pesquisas feitas no Wish. A ideia é entregar o que você demonstra querer, tornando a experiência mais personalizada de maneira contínua.

O Wish é uma ótima opção, seja para quem está na posição de consumidor, seja para quem deseja vender dentro de um marketplace seguro e com boa exposição. Agora que você conheceu mais sobre o serviço, já pode aproveitá-lo melhor!

O que você achou do Wish? Curtiu? Conta para nós nos comentários!

Resumindo

É seguro comprar na Wish?

A Wish é uma empresa confiável e bem-estruturada. Por isso, quem deseja comprar no site pode fazê-lo sem medo e com tranquilidade.

Tem Wish no Brasil?

O Wish é uma plataforma gratuita de compras online que oferece um vasto catálogo e diversas promoções para seus usuários. Além de permitir envios para o Brasil, o marketplace também aceita pagamento por cartão de crédito e débito, boleto bancário e PayPal.

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