Conheça os 10 melhores equipamentos para fazer live no YouTube e na Twitch

Os melhores equipamentos para live ajudam criadores de conteúdo a entregarem a melhor experiência ao seu público. Alguns desses itens são indispensáveis.

Criadores de conteúdo nunca estiveram tão em alta como nos últimos anos. Para muitas pessoas que já estão na web, essa pode ser uma grande oportunidade de carreira, mas para isso, é importante ter infraestrutura.

Adquirir os melhores equipamentos para live é fundamental para transmitir seus conteúdos ao vivo no YouTube e na Twitch.

É claro que você pode começar com o que tem, ou obter esses equipamentos aos poucos, mas lembre-se de que quanto mais profissional a live, melhor. Portanto, há uma série de itens que você precisará para levar uma experiência incrível para a audiência.

Neste conteúdo, vamos mostrar um pouco mais sobre como as lives funcionam, além de listar os 10 equipamentos mais importantes para fazer suas transmissões. Confira!

O que é uma live?

Lives são transmissões ao vivo que podem ser feitas por meio de plataformas de conteúdo como o YouTube, especializada em vídeos, e a Twitch, com foco maior em streaming. Você pode se conectar com pessoas do mundo todo de onde quer que esteja e, para isso, basta ter uma conexão à internet.

As lives podem ter temáticas variadas, o que depende da linha de conteúdo do criador em questão. Recentemente, vimos o fenômeno das lives tomar conta do Brasil no período de restrições sociais mais abrangentes durante a pandemia. As lives de artistas da música fizeram muito sucesso, mas abriram um importante mercado para outros criadores de conteúdo.

Uma live pode ter um tema de react, pode ser um debate sobre algum assunto, uma transmissão de uma sessão de games, ou simplesmente uma interação ao vivo entre um criador de conteúdo e sua audiência. Para qualquer ocasião há um público, e tudo que essas pessoas esperam é uma experiência de qualidade.

Quais são os 10 melhores equipamentos para live?

Seja no YouTube, seja na Twitch, lives que são conduzidas de maneira mais profissional e com todos os cuidados necessários são as que recebem mais acessos. Até mesmo para quem busca monetizar, ou seja, ganhar dinheiro com as lives, é importante se preocupar com a qualidade da transmissão que está sendo feita.

Investir é necessário, mas sempre vem uma dúvida muito comum: afinal, quais equipamentos para live são realmente necessários? Alguns são indispensáveis, outros nem tanto, mas há uma seleção que pode ser considerada perfeita para uma boa live!

Criamos uma lista com os 10 equipamentos que podem elevar sua transmissão ao próximo nível. Acompanhe!

1. Câmera profissional

Imagem é tudo na criação de conteúdo e quando estamos falando de lives, não há dúvidas de que uma boa câmera é o ponto de partida. As pessoas querem ver você com qualidade, mesmo que esteja dividindo uma tela com a transmissão de outro vídeo ou de um game, por exemplo. O importante é oferecer uma experiência realmente completa.

Na hora de investir em uma câmera, você pode optar por dois modelos: as câmeras fotográficas profissionais ou uma webcam para criadores de conteúdo, modelo cada vez mais utilizado. O importante é que as configurações da câmera sejam boas, de preferência com capacidade de captar imagens em full HD.

2. Microfone

Se a imagem é importante, o som talvez seja ainda mais. Isso acontece porque a imagem pode passar por instabilidades, dependendo da conexão, mas ainda assim, a live vai entregar conteúdo. Agora, se a qualidade da captação de som é ruim, o seu público pode não entender muito bem a mensagem que a sua live tenta transmitir.

Um bom microfone profissional vai tornar seu conteúdo muito mais qualificado, principalmente para espectadores que usem headsets e fones de alta qualidade. Atualmente, você pode encontrar vários tipos de microfones, para diferentes finalidades e bolsos — lembre-se de buscar reviews sobre cada modelo antes de fazer sua escolha.

3. Switcher

Com transmissões cada vez mais profissionais, a presença de mais de uma câmera no set se tornou comum. Isso permite um dinamismo incrível capaz de prender a atenção do espectador. No entanto, para que esse jogo de câmeras seja possível, um switcher é necessário (além de alguém operando o equipamento durante a live!).

Com essa pequena mesa cheia de botões e comandos, você pode fazer cortes e trocar a imagem que está sendo transmitida, transitando da captação de uma câmera para outra. O switcher também permite utilizar alguns efeitos, tanto de imagem quanto de som, enriquecendo muito o conteúdo da live. Vale a pena considerar esse equipamento!

4. Headset

Os headsets são também uma ótima opção, podendo ser substituídos ou utilizados em conjunto com um microfone. Esse equipamento é bastante comum para pessoas que precisam de um retorno de áudio mais poderoso, ou que precisam escutar algum áudio durante a transmissão.

O uso do headset é o caso mais comum de streamers de games, que jogam enquanto transmitem, ou de criadores que fazem reacts de vídeos, tendo Casimiro, febre no Brasil, como melhor exemplo. Portanto, busque um headset com alta capacidade de som, mas que também não deixe a desejar em relação ao microfone.

5. Iluminação

O cenário também tem grande influência na qualidade das transmissões, por isso os equipamentos para live também precisam conter um set de iluminação adequado. Além de ser um recurso que facilita a visualização do criador de conteúdo, é também essencial para que a captação de imagem seja mais qualificada, com maior nitidez.

Em uma rápida busca pelo termo “iluminação para live” no Google você encontra algumas opções de equipamentos que realmente funcionam bem. Entre as melhores estão a ring light (ótimo custo-benefício!), o iluminador streamer e a softbox. Muitos desses itens são vendidos em kits de iluminação completos, o que também é uma excelente opção.

6. Internet veloz

Uma boa conexão de internet é fundamental, ainda que não estejamos falando propriamente de um equipamento para fazer live. Seja no YouTube, seja na Twitch, a estabilidade da transmissão depende diretamente da qualidade da conexão. Isso está ligado não só ao serviço de internet, mas também à velocidade contratada no plano.

Portanto, saiba que para fazer lives é importante ter uma internet rápida e, acima de tudo, estável. Para que isso seja possível, o modem e roteadores precisam estar no mesmo lugar em que está o computador conectado à internet, assim como um possível videogame. Evitar interferências no sinal também ajuda a manter a conexão boa.

7. Computadores

É claro, um computador está entre os mais importantes equipamentos para fazer live. Por mais que você possa conduzir sua transmissão por aparelhos mobile, como um smartphone ou tablet, os computadores têm recursos mais completos para isso. Sua live ficará mais profissional e terá muito mais possibilidades de recurso de edição ao vivo.

Saiba que você precisará de um computador potente e preparado para as lives. Isso vai gerar um custo a mais, mas nada que impeça você de começar com o que tem. No entanto, para chegar aos mais altos níveis de transmissão, seu computador deve estar no nível da exigência que sua audiência tem.

8. Videogame

Você pode também ser um streamer de games e, para isso, precisar de um videogame, caso essa seja sua plataforma de jogos. Neste caso, você pode fazer a transmissão diretamente do seu console, precisando apenas de alguns equipamentos adicionais como a câmera e o microfone.

Os próprios consoles têm aplicativos internos voltados para a transmissão ao vivo, já que isso é bastante comum e tem grande apelo do público que joga. Portanto, antes de começar as suas lives de games, certifique-se que seu console oferece tudo que precisa para transmitir. Também cheque a compatibilidade desse videogame com os outros equipamentos para live que você pretende usar.

9. Tripé

O tripé para câmeras é um equipamento simples, mas que se torna essencial em transmissões. Basicamente, seu papel é servir de suporte para câmeras, permitindo a captação de imagens por um ângulo desejado, além da estabilidade do aparelho. Assim, você pode posicionar quantas câmeras quiser, em qualquer local e da distância que preferir.

Se você usa uma câmera tradicional, ou seja, daquelas profissionais que fotografam e também gravam vídeos, o tripé vai ser um equipamento essencial. Em alguns casos, streamers usam esse tipo de câmera como outra opção de ângulo, em conjunto com a webcam que fica de frente para seu rosto. Portanto, o tripé pode ser muito útil nesses casos.

10. Teleprompter

Por fim, o teleprompter também é um dos equipamentos para live que podem servir bem para você. Esse item é ideal para transmitir textos em uma pequena tela que fica posicionada em um ângulo à frente da pessoa criadora de conteúdo. Sua proposta é ser uma espécie de “cola” ou até mesmo um guia para o que precisa ser falado na transmissão.

Por mais que o teleprompter seja comumente usado na indústria da TV, nos últimos tempos se tornou também bastante útil na criação de conteúdo para web. Isso acontece porque muitos vídeos e lives são conduzidas com um roteiro bem definido. Nesses casos, o teleprompter pode ajudar muito, até mesmo sendo somente uma base para guiar os tópicos a serem tratados na transmissão.

Como escolher os melhores equipamentos para live?

Nesse momento de investir nos seus equipamentos, será necessário ter certeza sobre o que você está comprando. Afinal, esses itens não são exatamente baratos e a conta fica ainda maior quando você precisa adquirir vários de uma vez só.

Na hora de escolher os equipamentos, você precisa pensar não só em qualidade, mas também na capacidade desses itens em funcionarem juntos. A facilidade de operação é outro fator que faz diferença, além do custo de cada um, é claro.

Veja a seguir algumas dicas que vão guiar você na hora de comprar seus equipamentos para live!

Respeite seu orçamento

Se você tem determinado orçamento disponível, é melhor se manter fiel a ele e não ir além do que você pode. Afinal, você precisa investir de maneira inteligente e estratégica. Suas lives não vão ser ruins ao ponto de não terem audiência se você montar sua estrutura ideal aos poucos. Todo grande criador de conteúdo começa dessa forma.

Por isso, priorize o que você mais precisa no momento. Iluminação, câmera e microfone são os itens mais importantes, isso se você já tiver um computador, é claro. Com essa base você já pode fazer suas primeiras lives e começar a conquistar sua audiência.

Busque reviews

Não há nada melhor na hora de comprar um equipamento do que ter informações de pessoas que já utilizaram esses itens. Os reviews e avaliações são as melhores maneiras de entender o que cada equipamento pode realmente oferecer e, a partir disso, escolher seu set de transmissões de acordo com o que você deseja.

No YouTube você encontra ótimos vídeos de review que passam todas as informações técnicas e de uso que você precisa saber antes de comprar. Outra boa opção é ver as avaliações de produtos nas próprias páginas de vendas em e-commerces.

Cheque compatibilidades

Os equipamentos para live precisam funcionar em conjunto. Muitos estarão conectados e alinhados uns aos outros, o que demanda a compatibilidade. Pode ser que determinado microfone não funcione no seu computador, ou um headset escolhido não tenha conexão com seu console. Isso pode gerar problemas e muita frustração para você.

Então, antes de comprar, cheque toda a descrição técnica do produto e as informações relacionadas à conexão e compatibilidade. Esse tipo de dado está sempre devidamente descrito, seja na embalagem do produto, seja no texto com informações técnicas no e-commerce. Assim, você garante o funcionamento perfeito do seu produto.

Uma boa transmissão depende também da sua criatividade e conteúdo que entrega ao público, mas é inegável como os equipamentos para live no YouTube e Twitch fazem toda diferença. Investir em qualidade é garantir uma audiência engajada e sucesso no trabalho que você faz.

Conhece outras pessoas que gostariam de saber mais sobre esse assunto? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Resumindo

O que são lives?

Lives são transmissões ao vivo que podem ser feitas por meio de plataformas de conteúdo, como o YouTube, especializada em vídeos, e a Twitch, com foco maior em streaming.

Quais são os 10 equipamentos indispensáveis para live?

– Câmera profissional;
-Microfone;
– Switcher;
– Headset;
– Internet veloz;
– Computadores;
– Videogame;
– Tripé;
– Teleprompter.

Como escolher os melhores equipamentos para live?

– Respeite seu orçamento;
– Busque reviews;
– Cheque compatibilidades.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar